quinta-feira, 5 de abril de 2012

Novos Mutantes: O plano de Illyana Rasputin

A situação atual dos Novos Mutantes não está nada boa: após irem ao Limbo para resgatar a jovem mutante Fada, a equipe acabou capturada pelos "bebês" criados pelo General Ulysses e seu "Projeto Purgatório". Agora, começam a ser revelados os planos de Ulysses, e também os de... Magia? Sim, como descobrimos agora, Illyana Rasputin tem seus próprios objetivos. E já vem cuidando da realização deles há um bom tempo...



Capturados, os Novos Mutantes passam pelos mais variados tipos de torturas. Enquanto isso, o General Ulysses revela por que capturou Magia e Fada: ele pretende completar o Amuleto das Joias Sangrentas, que precisa de cinco destas joias; para isso, ele precisa da espada espiritual de Illyana para cortar Megan, liberando uma das joias presentes na adaga espiritual da adolescente. O objetivo: ter em mãos a arma que acabará com os demônios que aterrorizaram a ele e aos seus homens por tantos anos.

O plano é bem sucedido mas, ao preparar a retirada da base do Projeto Purgatório, Karma consegue estabelecer um vínculo mental com Face, um dos "bebês", que não compartilha da crueldade de seus irmãos de criação. Face destrói alguns de seus irmãos, mas antes que Karma possa se recuperar para salvar seus amigos, Illyana reune Shan e Fada e foge apenas com elas, revelando no processo que mentiu quando disse que voltou à Terra pelos Novos Mutantes: na verdade, voltou apenas por sua colega vietnamita, uma peça importante em seu plano.



Juntas, as três voltam para Utopia, onde Illyana recruta Warlock e os X-Men para a batalha derradeira no Limbo. Mas sem que Ciclope e os demais saibam, Karma não deve acompanhá-los: Magia a perfura com sua espada espiritual até que o corpo da vietnamita absorva a arma por completo. Isso permite que Shan, entrando na mente do instável Legião, use a espada para romper o lacre que prendia a verdadeira (e perigosa) personalidade de David Haller.



Enquanto isso, as tropas de Ulysses são cercadas por uma quantidade gigantesca de demônios do Limbo. Mesmo com a superioridade numérica, o Triunvirato Demoníaco, que lidera os demônios, tenta negociar a entrega do amuleto. Sem sucesso: logo uma verdadeira guerra se inicia, e os Novos Mutantes aproveitam a distração para escaparem - não sem que antes Dani Moonstar e Cifra se vinguem dos "bebês"...

Mas é tarde demais para que o grupo de Míssil fuja, ou para que os X-Men sejam capazes de resgatá-los: com o amuleto completo, Ulysses abre o portal para a realidade dos Deuses Arcanos. Mas as criaturas não são muito gratas pela liberdade, destruindo Ulysses. Com as tropas do general destruídas pelos Deuses Arcanos (e alguns por Míssil, quando tentavam fugir), sobra para os X-Men enfrentarem o perigo devastador, que ameaça tanto o Limbo como a própria Terra.



Durante a batalha, Magma e Mancha Solar veem Illyana - não a do presente, mas aquela que veio reuni-los algum tempo atrás - lutando contra as hordas demoníacas. E recusando-se a aceitar que o futuro narrado por aquela Illyana - em que Magma morria em seus braços - acontecesse, Roberto se coloca na linha de frente da luta, quase morrendo.

Mas antes que algum mutante pudesse tombar em batalha, entra em cena a arma secreta de Magia: Legião. E então fica claro o plano de Illyana: ela nunca esteve realmente preocupada com a Fada ou com as tropas de Ulysses; seu objetivo era exterminar os Deuses Arcanos que tanto mal lhe fizeram no passado. Legião desfaz toda a realidade... para logo em seguida recriá-la, agora sem a existência dos Deuses Arcanos.



A batalha está encerrada. As feridas, não. Roberto ficou bastante ferido, mas talvez isso tenha servido para ele conseguir a aproximação que tanto queria de Amara. Míssil ainda parece abalado por ter assassinado o Dr. Noc e os "bebês" do Projeto Purgatório. E com a recuperação das joias sangrentas, Magia e Fada agora têm suas respectivas almas de volta, mas Karma avisa: ela sabe que Illyana trouxe Legião de volta e colocou os Novos Mutantes, os X-Men e toda a realidade em perigo para conseguir sua vingança, e ela terá que contar a verdade para Ciclope. A russa está prestes a enfrentar uma punição severa, mas pelo menos por ora, não se importa. Pela primeira vez em muito tempo, Illyana Rasputin deixou de ser um demônio para voltar a ser... humana.



Assim termina a passagem do roteirista Zeb Wells pela série dos Novos Mutantes, em história com arte de Leonard Kirk e Andrew Currie, em histórias publicadas em X-Men Extra 121, 122 e 123. Apesar da passagem curta, Wells conseguiu atualizar os Novos Mutantes para sua nova realidade, como adultos e X-Men definitivos, com todos seus dilemas, relacionamentos e mistérios. Resta agora torcer para que o próximo roteirista mantenha a qualidade da série.

Fernando Saker

comments powered by Disqus