domingo, 8 de abril de 2012

X-Sanction e AvX 0 em Perspectiva

Atenção! Informações Inéditas no brasil e EUA!


Um dos maiores mistérios da Marvel na última década envolve Esperança Summers, a Messias Mutante. Desde seu conturbado nascimento, crescimento em um futuro apocalíptico até sua adolescência em um mundo cheio de pessoas querendo matá-la, tudo sempre esteve cheio de perguntas. Mas a pergunta que sempre ficou foi "Quem ou o que é Esperança?". Pois bem, encerrou-se mês passado nos EUA uma mini chamada "X-Sanction", que somada ao prelúdio de AvX, começam a responder essas e outras duvidas em torno da Messias.


Cable não morreu em Segundo Advento. Isso é a primeira coisa que você precisa saber. Se você voltar na saga e olhar atentamente a cena em que ele "supostamente" morre, verá que de fato o seu braço foi separado do corpo, mas ele não foi realmente destruído. Em X-Sanction 1 podemos ver que o soldado ficou preso em "algum lugar no tempo" e acabou topando com Blaquesmith, um membro do clã Askani'Son, que consertou seu braço. Como não poderia deixar de ser, aquele "lugar no tempo" era um futuro apocalíptico do presente 616. O amigo de Cable lhe contou que este futuro ocorreu devido à ausência de Esperança em um evento que viria a acontecer, que ela não estava onde deveria para salvar o mundo. E os responsáveis por sumir com a garota? Os Vingadores. Mas Blaquesmith também já avisa Nathan que o vírus mais do que nunca está tomando seu corpo e que ele tem no máximo 24 horas de vida.


Com uma missão definida, Cable parte para o presente determinado a incapacitar os Vingadores. Ele traz do futuro um armamento anti-mutante completo que encontrou em posse dos Vingadores no futuro e o usa contra o Falcão, Capitão América e Homem de Ferro. Quando já havia derrotado estes três Vingadores, foi surpreendido pelo Rulk, que lhe acerta pelas costas. E entrando em choque, obrigando-se a cumprir a promessa que fez a Esperança, de nunca abandoná-la, Cable se entrega ao vírus tecnorgânico e então os dois soldados travam uma grande batalha, que só é encerrada após Blaquesmith ajudar Cable, avisar que ele acabaria matando-os, mas Rulk só é detido verdadeiramente quando o vírus de Cable começa a contaminar Ross. E quando Cable finalmente iria encerrar a luta, Esperança e Ciclope aparecem, mudando totalmente os planos de Cable.


Ciclope avisa que seu filho está fora de controle e Esperança pede para ele parar, enquanto Scott liberta os Vingadores, mas então Cable levanta a arma para seu pai e o ameaça, impedindo que ele liberte os Vingadores. Enquanto Esperança tentava controlar Ciclope e Cable, que ameaçavam travar um combate, Wolverine e Homem-Aranha chegam para a festa, e Logan já de cara avisa que libertará os Vingadores, mesmo que isso signifique a morte de Nathan. Enquanto a luta entre Cable, Logan e Aranha rolava, Esperança e Ciclope finalmente libertam os Vingadores. E com todos aptos para lutar, Cable é derrotado e, tomado pelo vírus, acaba em um estado de coma. Com a poeira baixa, Rogers avisa que não tem nada contra os X-Men ou Esperança e permite que Scott leve seu filho, com a condição de que as armas anti-mutantes ficassem com os Vingadores. O curioso é ver que Cable possivelmente é o causador daquilo que ele veio evitar, afinal, foi ele quem deu as armas anti-mutantes para os Vingadores.

Já em Utopia, enquanto estava com o corpo de seu pai, Esperança manifesta a Fênix mais uma vez e cura Cable do vírus. Em uma conversa no plano astral, Cable fala para Ciclope que Esperança é a Fênix. Ciclope diz que confiou em Nathan quando ele falou que ela era a Messias, mas que os X-Men já perderam tanto devido à Fênix, mas Cable mostra o futuro apocalíptico para Scott e lhe pede para ele proteger ela a todo custo na batalha que está se aproximando com os Vingadores. E Cable volta ao coma.


E assim termina X-Sanction. A mini trouxe de volta o Cable, de uma forma bem fraca, mas serviu como um belo início para Avengers VS X-Men. Mas também trouxe algumas duvidas interessantes. Se a própria Esperança é a Fênix, o que é que está vindo para a Terra? Será que Cable está errado quanto a Esperança, assim como estava errado quanto as armas anti-mutantes? Enfim, agora é aguardar para ver como isso será explicado.

Mas teve outra revista que serviu de prólogo para a saga: Avengers VS X-Men 0. A revista abordou dois pontos distintos, mostrando como se encontram atualmente a Feiticeira Escarlate e a Esperança.

Esperança foi mostrada como uma heroína, que sai na calada da noite escondida de Utopia para lutar contra vilões na cidade. A história mostrou também o fardo que ela carrega, por ser a Messias. Já a história da Wanda apresenta ela lutando com o MODOK Supremo e tendo a ajuda inesperada (para ela mesma) de Miss Marvel e Mulher-Aranha. Wanda é convidada a ir até a Mansão dos Vigadores, meio contra a sua vontade ela vai e não é bem recebida. Além de olhares tortos como os de Wolverine, ela ainda leva esporro de seu marido (ou ex-marido), o Visão, e é levada embora aos prantos.


Bom, e é em torno deste contexto que Avengers VS X-Men vai se desenrolar. Com a Fênix vindo para a Terra. Com os Vingadores com armas anti-mutantes. Com a Esperança tendo de lidar com o seu fardo e Wanda tendo de conviver com a rejeição de alguns Vingadores. E Avengers VS X-Men 1 já saiu, as cartas já foram postas na mesa; fique de olho no site para mais informações, hein?

Kinhu Heck

comments powered by Disqus