quarta-feira, 25 de abril de 2012

Maratona 616: Top 10 Aliados do Gavião Arqueiro

Marvel616

Como bem disse John Donne, "nenhum homem é uma ilha". Ou seja, todos precisamos da convivência com outras pessoas, e os super-heróis não são exceção: entre si, eles não estabelecem apenas parcerias, mas amizades; não enfrentam apenas ameaças ao mundo, mas também seus demônios internos; não se tornam apenas ídolos públicos convivendo com seus colegas, mas também pessoas melhores. E Clint Barton, o Gavião Arqueiro, teve e tem grandes aliados ao longo de sua carreira. Vamos relembrar algumas dessas parcerias?


10. Mercúrio

Mercúrio e Gavião Arqueiro têm muitos aspectos em comum: os dois começaram carreira do lado errado da lei, os dois entraram para os Vingadores ao mesmo tempo... e os dois têm gênios bastante difíceis de se lidar. Não ajuda muito que, no começo de sua convivência como colegas de equipe, Clint estivesse paquerando a Feiticeira Escarlate, irmã gêmea de Pietro. Mas os dois foram gradualmente formando uma amizade e confiança mútuas, que permanecem até os dias de hoje.


09. Henry "Hank" Pym


Outro caso de amizade formada com o tempo, e apesar dos conflitos de personalidade. Quando Clint decidiu abandonar o arco e flecha e lutar com poderes de verdade, foi Hank quem cedeu a ele o codinome "Golias" e suas partículas Pym, permitindo que o colega se tornasse gigante quando necessário. Muito tempo depois, foi a vez do Gavião devolver o favor, acolhendo Hank como parte de seu grupo, os Vingadores da Costa Oeste.

08. Luke Cage


Parceria mais recente, ela começou em outra realidade, a Dinastia M. Nela, Clint integrava os "Vingadores", grupo de resistência fundado por Cage para resistir à opressão que os "sapiens" sofriam dos mutantes nesta realidade - embora, como de costume, nem sempre o Gavião estivesse disposto a obedecer às ordens do líder... Algum tempo depois, com a Dinastia M já desfeita, o recém-ressuscitado Clint Barton juntou-se aos Vingadores anti-registro de Luke Cage, sob a alcunha de Ronin. Embora não seja a pessoa com a cabeça mais fria do planeta, Cage chegou em mais de uma ocasião a aconselhar seu amigo a pensar duas vezes antes de agir. Nem sempre o conselho foi seguido, mas pelo menos ele tentou, não é?

07. Espadachim

Caso clássico de "frenemy" - aquelas pessoas que ora são suas aliadas, ora são suas rivais. O Espadachim foi um dos mentores de Clint Barton, acolhendo-o no circo em que trabalhava e o treinando no combate com lâminas. Porém, quando Clint flagrou seu mentor roubando dinheiro do circo para pagar uma dívida de jogo, Jacques Duquesne por pouco não tirou a vida de seu protegido. Tempos depois, tentou entrar para os Vingadores (por intenções menos que nobres) mas foi vetado por Clint, agora conhecido como Gavião Arqueiro. O Espadachim passou boa parte de sua carreira do lado errado da lei, e não poucas vezes entrou em combate com seu velho amigo. Mas depois de muito tempo, o vilão se regenerou, entrou para os Vingadores - desta vez de forma honesta e sem segundas intenções -, e sacrificou a própria vida salvando a amada e colega de equipe Mantis de uma rajada energética de Kang.


06. Defensor Mascarado

Matthew Hawk, o Vingador vindo do passado, se deu bem com o Gavião Arqueiro logo de cara. Mesmo não ficando com os Vingadores por muito tempo, o Defensor Mascarado foi um grande parceiro de Clint durante sua permanência e após ela também, quando os dois passaram um tempo vagando pelos Estados Unidos, antes que Matthew voltasse a seu tempo. Mas a amizade entre os dois não acabou aí; muito tempo depois, foi o Defensor - que havia retornado ao presente sob a tutela da Mulher-Hulk - quem acolheu o Gavião após sua ressurreição ao final da Dinastia M, levando o amigo para combater o crime às escondidas e escondendo sua volta da sociedade super-heroica, então conturbada e dividida pela Guerra Civil.


05. Wolverine

Clint e Logan são colegas de equipe nos Vingadores desde a época da Iniciativa. Mas não é por isso que Wolverine está nesta lista, e sim pela parceria que ainda vai acontecer... ou não. Explico melhor: trata-se da parceria vista na história "O Velho Logan", ambientada cerca de cinquenta anos no futuro. Nesta realidade, o Gavião Arqueiro está cego, e por isso contrata Logan para acompanhá-lo em viagem pelo país, para que ele possa formar um exército para lutar contra a opressão dos vilões, que se tornaram governantes do mundo. Ao longo desta jornada, os dois ainda salvam a filha de Clint, e o companheirismo entre os dois dura até o fim, quando o Gavião acaba assassinado por agentes de uma SHIELD corrupta a serviço do Caveira Vermelha.


04. Jarvis


"Como assim? O mordomo de Tony Stark não pode ser um aliado, certo?" Bem, de certa forma, pode; afinal, além de ser sempre prestativo em seu trabalho, foi graças a Jarvis que o Gavião Arqueiro foi aceito entre os Vingadores e pôde abandonar a vida de criminoso. Em Avengers 16, publicada em 1965, a equipe encontrou em sua mansão Jarvis amarrado e Clint com arco e flecha em mãos, mas, em vez de alvejar o mordomo, ele explicou suas intenções e usou suas flechas para cortar as cordas que amarravam Jarvis, provando assim seu potencial. "E como isso faz de Jarvis um aliado?", vocês devem se perguntar. Bem, conforme revelado recentemente na minissérie Hawkeye: Blindshot (que provavelmente não será lançada no Brasil), toda essa cena foi armada pelo próprio Jarvis, como gratidão pelo Gavião Arqueiro ter salvado ele e sua mãe de um grupo de assaltantes. Querem demonstração maior de aliado que isso?

03. Harpia

Quem acha que amor e trabalho não se misturam provavelmente não conhece Barbara Morse. Após um primeiro encontro menos que amistoso com o Gavião Arqueiro, os dois acabam se entendendo, trabalhando juntos, casando e descobrindo que funcionam muito bem como dupla no combate ao crime. Harpia esteve ao lado de seu marido durante a formação dos Vingadores da Costa Oeste, e apesar das várias brigas do casal, os dois formavam uma equipe de peso, até a morte de Bobbi. Ou pelo menos assim pensávamos, até a revelação, anos depois, de que a Harpia falecida era uma impostora skrull enquanto a verdadeira Harpia estava detida pelos invasores alienígenas. Com a verdadeira Bobbi Morse de volta, Clint recuperou uma amada e uma aliada ao mesmo tempo.


02. Viúva Negra

Harpia pode ser o grande amor da vida do Gavião Arqueiro, mas outra mulher teve um grande papel em sua vida: Natasha Romanoff, a Viúva Negra. O curioso em relação à espiã é que ela foi aliada de Clint dos dois lados da lei: ela era sua parceira e amante quando o Gavião era um criminoso e, algum tempo depois da entrada dele nos Vingadores, a Viúva também foi aceita na equipe (mas não sem antes enfrentar os Maiores Heróis da Terra algumas vezes). Desde então, os dois já trabalharam juntos em várias ocasiões, tanto como Vingadores quanto como heróis solo em parceria. Relação mais saudável do que suas contrapartes do "Ultiverso" tiveram: inicialmente colegas próximos, a amizade deteriorou quando a versão Ultimate de Natasha Romanoff se revelou uma traidora e levou à morte de toda a família do Clint daquele universo. Ele respondeu assassinando sua ex-colega, com requintes de crueldade.



01. Capitão América

Quando o Gavião Arqueiro entrou para os Vingadores, era constante vê-lo provocando o Capitão América e questionando sua autoridade como líder da equipe. Essa situação persistiu por muito e muito tempo. Mas quem diria que, por trás de todo o desrespeito e a chacota, nasceu e cresceu um respeito e admiração legítimos por Steve Rogers? Com o tempo, o Capitão foi conseguindo disciplinar seu colega, além de treiná-lo em artes marciais e táticas de combate. O respeito mútuo é tanto que, quando Tony Stark tentou colocar Clint Barton como o novo Capitão América após a morte de Steve, ele recusou o posto; algum tempo depois, Clint arriscou a própria vida ao lado de Bucky Barnes, Falcão e Viúva Negra para retirar Steve de seu deslocamento temporal e salvá-lo do ataque do Caveira Vermelha e Pecado. Não significa que implicâncias entre os dois não venham a surgir novamente no futuro - considerando os gênios dos dois, é bem provável que as implicâncias aconteçam o quanto antes -, mas elas não são capazes de ofuscar a admiração, o respeito e a camaradagem que um tem pelo outro.



Terminamos assim mais um top 10 sobre o Gavião Arqueiro, mais um Vingador que poderá ser visto nos cinemas a partir desta semana. Um Vingador que, mesmo com sua personalidade difícil, fez muitos aliados e amigos ao longo de sua carreira super-heroica. Pena que só pudemos listar 10 delas aqui, que talvez não sejam as 10 mais representativas na visão dos leitores. Espero que tenham gostado, e caso discordem de algo nesta lista, a seção de comentários aqui é toda de vocês! No mais, continuem acompanhando o site, porque a Maratona 616 continua a pleno vapor esta semana!.

Fernando Saker

comments powered by Disqus