quinta-feira, 26 de abril de 2012

Maratona 616 - Top10 Agentes da SHIELD

SHIELD
Obviamente, quando se fala no nome SHIELD, logo o nome de Nick Fury vem à tona. Ele, sem dúvidas, é o agente da SHIELD definitivo. Contudo, outros nomes nos quadrinhos o seguem com igual importância na agência de espionagem. Resolvemos aproveitar o burburinho do filme e listar aqui 10 nomes importantes. Confira:

10- Alexander Goodwin Pierce

Goodwin foi por muito tempo apenas um agente da sessão de contabilidade da SHIELD até que foi despachado para servir como agente infiltrado da organização HIDRA. Durante a Revolta dos MVAs da SHIELD , ele foi recrutado pessoalmente por Fury para derrotar a Madame Hidra e retomar a organização de volta. Depois, em boa parte de suas aparições, servia como guarda-costas de Fury. Recentemente, teve uma rápida aparição como um dos líderes de campo das forças paramilitares de Fury, em Guerreiros Secretos.

SHIELD

9- Al McKenzie
Alphonso "Mac" McKenzie era um agente da SHIELD e principal contato com a CIA. Envolveu-se romanticamente com Contessa Valentina Allegra di Fontaine, o que criou certa estranheza entre ele e Nick. Acabou deixando a organização por um tempo e firmou-se na CIA. Voltou a SHIELD mais tarde, mas seu tempo na organização não foi muito além. Saiu de lá, escreveu um polêmico livro contando sob sua visão coisas que achavam erradas na organização e tornou-se uma espécie de informante jornalístico para Ben Urich e Jessica Jones. Foi ele quem abriu o jogo publicamente para os dois sobre os atos escusos de Nick Fury durante a Guerra Secreta e que levou o afastamento do diretor.

McKenzie

8-Jasper Sitwell
Jasper Sitwell ou agente 12 era um dos jovens proeminentes cadentes da SHIELD que logo chamaram a atenção de Fury, sendo muitas vezes treinado por ele e até mesmo servindo como diretor interino da SHIELD quando Nicholas estava em missão. Foi elencado como o contato direto da SHIELD com Tony Stark, tendo proeminente ação nas histórias do Homem de Ferro nesta época. Chegou a confrontar o Espião Mestre e esteve em uma importante missão para salvar as amarduras de Tony quando este perdeu a sua empresa para Obadiah Stane. Jasper também foi dado como morto durante a revolta dos MVAs tempos atrás, mas apareceu vivo mais uma vez tempos depois em animação suspensa. Mais recentemente, foi colocado na posição de interrogador de alto nível da SHIELD, assim como ajudou Bridge em várias missões em busca do Justiceiro. Jasper é tido como um dos agentes de mais alto escalão atualmente, nível 8. Curiosamente, Sitwell é um dos poucos agentes da SHIELD que tem sua própria versão nos cinemas pela Marvel Studios.

Sitwell

7-G. W. Bridge
George Washington Bridge apareceu pela primeira vez nas histórias da X-Force como um agente da SHIELD que tempos atrás teria sido um aliado de Cable e Domino num grupo de mercenários chamado Matilha. Sua missão consistia em capturar Cable e para tal chegou até mesmo a se juntar com uma equipe paramilitar canadense (cheia de desafetos de Nathan) para conseguir tal feito. Após algumas desavenças, passou a um novo posto na SHIELD, o responsável por relações mutantes, chegando a ajudar o amigo Cable e os X-Men durante a Operação Tolerância Zero. Por pouco tempo, também foi diretor executivo da SHIELD. Tempos depois, quando Cable tomou para si um discurso messiânico de Salvador, Bridge o viu como uma ameaça e formou uma nova Matilha para caça-lo. Após um tempo fora da SHIELD, G.W. foi reconvocado pelo agente Jasper Sitwell para caçar o Justiceiro. Foi morto em ação ao ser capturado pelo Microchip e um grupo de vilões mortos pelo Justiceiro que foram ressuscitados pelo Capuz.

GW Bridge

6- Contessa Valentina Allegra di Fontaine
A italiana Contessa Valentina Allegra de la Fontaine entrou no programa de treinamento da SHIELD após a morte de seus pais para assim procurar vingança. Suas habilidades admiraram o comandante Fury desde cedo e inevitavelmente os dois se tornaram amantes. Contessa foi líder de campo em muitas missões e responsável por uma força de elite feminina criada pela SHIELD. Durante a Invasão Secreta, foi substituída por um Skrull, com a troca logo sendo descoberta por Nick Fury. Após o fim da invasão Alien, é vista mais uma vez nas páginas de Guerreiros Secretos, mas não mais como a moça tão fiel que respondia a Fury. Contessa aparece inicialmente como parte da organização Leviatã, que Nick Fury e suas equipes tentam derrubar. Não se sabe no certo se a moça é uma agente infiltrada ou a que lado ela realmente responde.

Marvel

5-Gabriel "Gabe" Jones
Assim como Dugan e Fury, Gabe Jones serviu nos Comandos Selvagens originais e permanece ativo e com envelhecimento sendo retardado até hoje graças ao fórmula do Infinito. Esteve em campo em diversas missões desde então, seja atacando uma nova célula Nazista que procurava recriar o soro do supersoldado ou confrontando o grupo Império Secreto. Com o Reinado Sombrio, seguiu fielmente os amigos nas missões paramilitares e acabou sendo morto por Gorgon em uma delas.

Gabe Jones

4-Clay Quartermain
Clay Quartermain é conhecido como Agente 9 e surgiu pela primeira vez em Strange Tales #163, como um agente de campo loiro e posudo que fazia parte da equipe da organização que se opunha ao déspota Garra Amarela, na China. Contudo, sua fama seria catapultada apenas ao fazer parte da equipe de Caça-Hulks da SHIELD. Depois de vários ataques mal sucedidos ao Golias Verde, Clay reconheceu o valor do Hulk e chegou a deixa a equipe para ajudar o monstro, com um auxílio da equipe mutante X-Factor. Depois, tornou-se amigo de Rick Jones e juntos passaram a servir de apoio ao Verdão em suas histórias. Quartermain chegou a ser dado como morto durante a revolta dos MVAs de SHIELD, mas logo retornou sendo resgatado por colegas. A pedido de Fury, assumiu como comandante de campo de uma nova equipe do Comando Selvagem, toda composta por monstros sobrenaturais. Mais adiante, após ser designado como chefe das operações paranormais da SHIELD, serve mais uma vez numa unidade Caça-Hulk ao lado de Jennifer Walters (a Mulher-Hulk) e outros agentes. Por fim, Clay foi assassinado durante uma investigação da SHIELD para saber quem estava por trás do Hulk Vermelho. Mais tarde, foi revelado que o insano Doc Samson foi quem o matou.

Photobucket

3-Sharon Carter
Sharon Carter, também conhecida como a agente 13, é sobrinha de Peggy, namorada do Capitão América durante a Segunda Guerra Mundial (originalmente era irmã mais nova, mas foi tudo retconizado). Nos dias atuais, a moça tornou-se parceira e a principal amante de Steve Rogers na maioria da sua trajetória. Foi dada como morta durante um tempo, mas descobriu-se mais tarde que ela apenas foi deixada em território inimigo, tendo que se tornar uma mercenária para sobreviver. Retornou em completa atividade numa fase brilhante do Capitão América escrita por Mark Waid e desenhada por Ron Garney, permanecendo desde então com importante papel nas aventuras de Steve Rogers. Chegou por um momento a ser diretora executiva da SHIELD durante um dos sumiços de Nick Fury e retornou como agente da organização recentemente, na nova fase escrita por Ed Brubaker. Ela foi peça fundamental na trama envolvendo a morte de Capitão América, chegou a engravidar e abortar um filho de Steve e, atualmente, após resgatada, tornou-se a co-líder do grupo Vingadores Secretos, a pedido do Comandante Rogers.

Carter

2-Timothy "Dum Dum" Dugan
Timothy Aloysius Cadwallader "Dum Dum" Dugan está do lado de Nick Fury desde os tempos do Comando Selvagem e assim como ele, tomou a fórmula do Infinito, mantendo-se jovem até os dias de hoje e ativo em combate. Quando Nick assumiu a SHIELD, Dugan o acompanhou, sempre tendo cargos da mais alta confiança, desde responsável pela segurança interna do Aeroportaviões a comandante em campo da equipe “Godzilla”, responsável por caçar o monstro radioativo. Durante a suposta morte de Nick Fury, Dum Dum se tornou o segundo comandante da SHIELD. Depois, foi temporariamente aposentado do cargo, até que Nick voltou com a organização com um novo significado na sigla. Esteve ao seu lado, mas quando Fury caiu, Hill o sublegou a posição de responsável por assuntos mutantes. Durante a Invasão Secreta, foi capturado e no Reinado Sombrio atuou mais uma vez fielmente ao lado de Nick Fury, numa de suas equipes paramilitares.

Dugan


1-Maria Hill
Maria Hill surge na cronologia da Marvel pela primeira vez no final da minissérie Guerra Secreta, assumindo o posto de dirigente da SHIELD após ser revelado que Nick Fury agiu insubordinadamente atacando o território estrangeiro da Latvéria. Contudo, devido ao atraso de publicação desta minissérie, Maria Hill, de fato, apareceu bem antes nas HQs já em seu posto, sem muito entendimento dos leitores, em Novos Vingadores #04. Desde de o começo, a moça manteve uma linha dura pra cima dos heróis, não se deixando intimidar a qualquer momento na ausência do seu antecessor. Depois da efetivação da lei de registro, aceitou ser submetida a um cargo inferior, sendo o braço direito de Tony Stark. Teve proeminente ação durante a Invasão Secreta, onde pela primeira vez decidiu fazer usos de MVAs e quando Osborn assumiu e destituiu a SHIELD, ela ajudou inúmeras vezes o Homem de Ferro a se salvar e lutou bravamente ao lado dos heróis durante o Cerco. Maria atualmente é a líder de operações dos Vingadores principais, a pedido do Comandante Steve Rogers.

Maria Hill
Claro que outros tantos nomes vêm a tona, provavelmente com menos importância ou repercussão para os dias de hoje, mas que numa pesquisa rápida em sites da Marvel ou wikipédia você terá em torno de algumas dezenas de agentes que tiveram um ou outra participação de destaque em alguma história.

SHIELD

Concordam com a lista?! Lembram de outro nome de destaque?! Obvio que sim! Pois teremos ainda hoje uma OUTRA lista agentes (ou ex-agentes) que acabaram virando heróis (ou quase isso). Fique ligado que vem muito mais por aí!

Coveiro

comments powered by Disqus