quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Fabulosos Vingadores: Planeta X


Os planos da herdeira do Apocalipse Eimin estão próximos de se realizarem. Depois de arrebatar todos aqueles que possuem o gene X mutante para uma arca espacial e transferí-los para um novo planeta, só resta para ela assistir a destruição da Terra junto de seus herois pelo Celestial Executor Exitar. Mas resta um fio de esperança, e apenas Thor pode deter o Celestial.

O esforço conjunto dos Vingadores e outros herois poderosos e até do Dr. Destino em construir um campo de força forte o suficiente para reter Exitar até Thor falar com ele é tremendo. Mas o Deus do Trovão está em combate direto com Eimin, que está em posse do machado Janbjorn, encantado para matar celestiais. Ao mesmo tempo, a Vespa está lutando contra o Ceifador, que quer destruir o gerador de táquions que impede Kang de alterar o tempo. O Capitão América ressurge, mesmo ferido mortalmente, mas é morto por Eric Williams. O campo de força não aguenta a pressão do Celestial e colapsa, deixando Exitar tocar a Terra. Nada mais é possível para deter o poderoso ser, que penetra o planeta e o explode em pedaços. Apenas quem estava na arca se salva, e Thor se teleporta para Asgard, onde Odin resigna seu filho a aceitar que o destino da Terra estava selado a partir do momento que o povo não se uniu para resolver "suas diferenças mesquinhas".


Aqui no Brasil, o título de Fabulosos Vingadores estava adiantado cronologicamente em relação às outras séries que são publicadas junto com ela em Avante, Vingadores!. Depois da edição 16, o título só voltou na edição 20, onde se passaram seis anos e Destrutor está em fuga da equipe X-Force - comandada por Magneto e seus ex-aliados da Irmandade de Mutantes, Blob, Pyro, Groxo e uma nova Avalanche - por ter destruído o dique de táquions. Sua agora esposa, a Vespa o salva, mas é capturada por Magneto. Hank McCoy, o Fera, é o único ao seu lado e de sua filha humana Katie, fruto do amor de Alex Summers e Janet Van Dyne. Neste momento, Thor, Kang e sua Cronotropa chegam ao Planeta X.


Magneto e os X-Men sobreviventes como Ciclope, Tempestade, Cable e Psylocke formam o Conselho X, onde acreditam que Eimin os salvou da morte certa pelo uso irresponsável de Thor do machado místico que provocou a guerra contra os Celestiais, e que Wanda Maximoff os salvou. E agora acham que Destrutor planeja destruir a linha temporal deles para voltar no tempo e salvar a Terra. Enquanto isso, Kang discute com Destrutor o plano de devolver a consciência da equipe Unidade ao passado para reescreverem os fatos que levaram à destruição da Terra, mas Alex quer que sua filha também volte intacta. Kang, antecipando remove Katie da linha temporal a enviando para o Limbo, onde Immortus vive. Para o plano dar certo eles agora tem de salvar Wolverine e Solaris, que ainda são prisioneiros de Eimin.


De repente, a Vespa chega ao esconderijo, mas sua mente está dominada por Psylocke. O Conselho X e a X-Force confrontam Destrutor e a Cronotropa. Ciclope discute com seu irmão que conta que Scott tem uma sobrinha, que ele desconhecia. A fúria de Magneto pretende matar Destrutor, acusando-o de traição, mas Ciclope resolve acreditar em Alex e convence o Conselho a passar para o lado dele.


Thor e a Cronotropa invadem a arca interestelar Akkaba, que é a base de Eimin, para salvar Wolverine e Solaris, mas Kang não deixa o asgardiano matar Eimin. Daken e Banshee, seus necroguarda-costas, são subjugados, e o que resta do Esquadrão Unidade se prepara para enviar suas consciências para o passado. Solaris e Vespa se revoltam por ter de confiar em Kang, mas de um jeito ou de outro, cedem para dar andamento ao plano. Os poderes combinados da Magistrada Braddock, Destino 2099, o Homem de Ferro 2020 e Kang realizam o feito, deixando os corpos dos Vingadores inertes, o que instantâneamente começa a destroçar a realidade.

Neste épico temporal (que merece um encadernado no futuro, mas que deveria ter a Saga do Anjo Negro, e toda passagem de Rick Remender pela Fabulosa X-Force publicada antes), Vingadores e X-Men unidos como os Fabulosos Vingadores, deixa a impressão de que tudo pode acontecer. A participação de seres das mais diversas realidades temporais também dá um brilho a saga. E a arte magistral de Daniel Acuña dá aquela sensação de que não teria um artista melhor para esta saga, até mesmo onde Steve McNiven o substituiu à altura no final do arco anterior. Resta saber os planos de Kang, o que ele planejou por trás disso tudo, nas últimas duas partes desse arco, nos próximos meses. Até lá!

comments powered by Disqus