segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Fabulosos X-Men: Scott Summers Vs SHIELD




É cada vez maior o conflito entre a agência de manutenção da lei comandada por Maria Hill e os revolucionários liderados por Ciclope. Aparentemente, Hill está disposta a tudo para prender o mutante mais procurado do Universo Marvel. Mas, como esse pequeno arco pode indicar, as aparências enganam.

Após ser expulso dos X-Men por insubordinação, David, o Ligação Direta, tenta retomar sua medíocre vida. Mas sua tranquila vida jamais retornará. Hill resolve pressionar o jovem para que ele diga a localização da equipe liderada por Summers. Em algum lugar ainda desconhecido (que, no futuro se revelará Madripoor), Alison Blair está em estado praticamente similar ao coma, enquanto Mística, auxiliada por Dentes de Sabre, retira hormônio mutante para criar o MGH e, com isso, financiar suas operações criminosas. Por que ninguém ainda deu falta da Cristal? Ora, Mística está fazendo o melhor trabalho possível para garantir isso.

Enquanto Hill tenta arrancar informações de David e Blair agoniza em uma cama, Summers vigia o globo terrestre em busca de novos soldados para sua causa. Eva Bell, que sofreu um grande trauma na última missão/treinamento, quer falar com Scott sobre aquele dia. Mas não há tempo para isso. Um novo mutante surge e os X-Men rumam para Chicago. Mas ao chegarem no local, a surpresa é que não havia qualquer mutante e sim um exército de sentinelas esperando a equipe.



E a situação só piora: Os poderes dos membros de toda a equipe não funcionam. Illyana, para salvar o dia, recorre a um poderoso encantamento, cortesia do Dr. Estranho, que aniquila com todos os sentinelas, restando apenas um, que bate em retirada. Todos concordam que, aparentemente, os sentinelas são obra da SHIELD. Scott Summers declara guerra à agência comandada por Maria Hill.

Hill toma conhecimento dos X-Men e dos sentinelas durante o interrogatório conduzido na casa de David. Ao retornar ao aeroporta-aviões, a diretora da SHIELD é surpreendida por uma investida mental de Scott Summers, que, além de deixá-la completamente desnorteada, derruba a tripulação inteira. Em Madripoor, Blob, um viciado em MGH, descobre a fonte da droga. Depois de uma bronca de Mística e Dentes de Sabre, o ex-mutante recebe mais uma dose droga e passa a vigiar Cristal. Por sua vez, Mística, disfarçada da Blair, se reporta a Maria Hill, que está desesperada para prender Ciclope. E tudo isso é acompanhando por uma misteriosa figura que continua a aprimorar os sentinelas.

Na nova Escola Xavier, Ciclope e sua equipe entendem que os ataques são formas de coletar informações sobre os mutantes, bem como a da utilização do Cérebro para atrair os X-Men para o local dos ataques. Ciclope começa a pensar em nomes e o de Hank MacCoy vem à tona. Como o Fera não está muito bem da cabeça, Ciclope e Magia resolvem ir até o Escola Jean Grey questionar o mutante azul. Recepcionados por Ororo, Bobby, Rachel e Hank, Summers quer que Hank prove sua inocência. Mas antes de concluir qualquer sentença, Scott perde o controle de seus poderes, o que alerta a SHIELD, que se dirige até a Escola Jean Grey para capturar o revolucionário mutante.




Depois de Ciclope perder o completo uso de seus poderes, Magia tenta retirá-lo do local, mas o pior acontece: Agora é Illyana, com todos os poderes do limbo dentro de si, que perde o controle. Fera pede a remoção dos dois mutantes para seu laboratório, mas é interrompido por Cristal (Mística, na verdade) e toda SHIELD. Hank consegue convencer o pessoal a não levar o mutantes até examiná-los. E, nesse momento, a misteriosa figura que comanda os sentinelas toma o controle da base aérea da SHIELD, que começa a atacar a Escola Jean Grey. Tempestade lidera a reação, enquanto o Fera descobre quem é o responsável por todos os problemas. Mística aproveita a bagunça e sai do local o mais rápido possível.

Na Escola Xavier, Emma começa a perder a paciência e quer sair em busca de Scott e Illyana. Mas é surpreendida com chegada de Magneto e Cristal, recém resgatada das garras de Mística pelo Mestre do Magnetismo.

A situação é desesperadora para os alunos e professores da Escola Jean Grey. Além dos ataques do aeroporta-aviões, os novos sentinelas chegam. Quando tudo parece perdido, a misteriosa figura perde o controle sobre o maquinário. David Bond, o Ligação Direta, assume o controle das máquinas. Scott e Illyana despertam, enquanto Fera explica quem é o responsável por toda a bagunça. Ciclope ordena que Magia vá buscar reforços, enquanto ele e Fera lidam com o misterioso vilão.



Enquanto Magia transporta todos os mutantes presentes na Escola Xavier, o que inclui Magneto e Cristal, Scott e Hank invadem o covil do vilão, que é um aeroporta-aviões abandonado. E descobrem que o vilão é ninguém menos que o Fera Negro, que está nos seus últimos momentos, já que Ciclope destruiu seu traje de suporte de vida. Mas, ao morrer, uma sequência de destruição foi iniciada, fato esse resolvido com a ajuda de Magia e Ligação Direta.

Encerrada a bagunça, temos a seguinte situação: Uma grande bagunça no jardim da Escola Jean Grey, uma Cristal completamente revoltada com o SHIELD, um Scott Summer que joga a culpa toda em cima da Maria Hill, e uma Maria Hill mais perdida que barata tonta. E, para variar, ninguém foi preso...

Esse é daqueles arcos (publicado nas revistas Uncanny X-Men 19-22, nos EUA, e X-Men 18-21, no Brasil) que o Bendis liga o piloto automático e faz todo ele ser baseado em soluções fáceis. É, sem a menor sombra de dúvida, o arco mais fraco da sua passagem por Fabulosos X-Men. O gosto de má vontade em escrever essa história está impregnado por toda ela. A arte também ficou um pouco confusa, mas está na média do já conhecido desenhista Chris Bachalo.



E após a esse "brilhante" arco, é hora da abertura do testamento de Charles Xavier!

Rafael Felga
  

comments powered by Disqus