terça-feira, 3 de maio de 2016

Alguns pontos que Capitão América: Guerra Civil estabeleceu para o novo filme do Homem-Aranha


O novo Homem-Aranha que debutou nos cinemas em Capitão América: Guerra Civil é uma sensação! Uma grande maioria aprovou tanto a versão jovem do Peter Parker, como também a versão hilária que ele assume quando coloca a máscara e entra em ação. Mas o mais interessante aqui é como em tão pouco tempo de tela, o personagem conseguiu estabelecer características clássicas e algumas variações esperadas dela pra uma adaptação ideal pros dias de hoje. Confira os 10 pontos principais que juntamos pra vocês a seguir e cuidado com os SPOILERS:

1-Teias e Disparadores de Garagem
Antes, tinhamos uma versão do Homem-Aranha que lançava suas próprias teias orgânicas e uma versão posterior que criou seus disparadores e o fluido. Pra esse novo filme, em uma conversa de menos de 10 minutos com Tony Stark, foi nos apresentado que o novo e jovem Peter Parker é um gênio de garagem que construiu seus clássicos disparadores de teia assim como foi no gibi. Numa cena hilária, temos ele prendendo a mão de Tony na maçaneta e indo buscar algum produto que ajudasse a descolar o material.

2-Sentidos ampliados ao extremo
Mesmo sem citar o nome, lá está uma baita referência ao Sentido de Aranha. Em meio ao uniforme improvisado do Homem-Aranha (que Tony Stark insiste em chamar de pijama) tem um óculos Google preto. Peter diz que precisa daquilo pra conseguir focar sua atenção pois "seus sentidos se elevaram 11 vezes mais" depois do tal acidente. E com isso, temos...


3-Olhos expressivos no novo uniforme
Justificados agora pela intensidade que o Sentido de Aranha possui, o novo Homem-Aranha vai conseguir ser um pouco mais expressivo mesmo usando a máscara. É algo que foi bem utilizado no descompromissado filme do Deadpool, mas toma ares mais plausíveis com o Teioso. Além de tudo isso, é uma grande homenagem ao clássico Aranha sob os desenhos de Steve Dikto.

4-Uma sensação do Youtube
Em seu devido tempo há 50 anos, o Homem-Aranha se tornou um sucesso nos ringues de luta-livres amadoras antes de decidir se empenhar exclusivamente na vida de super-herói. Isso lhe deu uma rápida fama que mais tarde até mesmo viria a subir na sua cabeça e ocasionar o momento mais trágico de sua vida. Hoje, estamos em novos tempos e a "fama rápida" do herói tem que acontecer por outras vias. Pelo que o filme mostra, ele virou uma sensação do Youtube (que ele tenta justificar que seja montagem quando se depara com Tony Stark).

5-O apertado apartamento da Tia May
Muito tempo atrás, Peter e Tia May viviam com seus problemas financeiros imensos e morando numa casa nos subúrbios do Queens. Hoje, como apontam alguns sites americanos, uma casa dessa seria uma fortuna e provavelmente não combinaria em nada com o Homem-Aranha precisando de dinheiro. Então, no novo filme, Peter e May vivem num apartamento com vizinhos barulhentos e poucos cômodos. A situação financeira fica bem mostrada quando ao se deparar com um Tony Stark interessado em investir no garoto, a primeira coisa que Peter questiona é se vai ter dinheiro envolvido.

6-Ajudar os menores
Apesar de não ser mencionado ainda, a presença de Tio Ben é forte no jovem Parker. Quando Tony pergunta porque ele faz o que faz, Tony vê um garoto nervoso citar que desde que adquiriu seus poderes sabia que precisava fazer algo pelas pessoas que fossem menores (ou mais fracas). É como uma assinatura do clássico "Grandes Poderes, Grandes Responsabilidades" que certamente foi guardado para o filme solo do personagem.

7-"Sim, Senhor Stark"
Talvez alguns tenho torcido o nariz para a tamanha admiração e respeito que Peter Parker tinha para com Tony Stark, mas vale lembrar mais uma vez que ele é o jovem Homem-Aranha que descobriu seus novos poderes seis meses atrás apenas. Ou seja, até então, Peter era apenas um garoto comum que olhou para os céus durante a batalha de Nova York e enxergou todos eles como salvadores. E por mais que ele adore todos os outros, é Tony Stark quem mais tem afinidade com ele ali. Ambos são gênios científicos e perderam os país ainda jovem, tem diferentes temperamentos, mas falam a mesma língua dentro e fora dos seus uniformes. Isso foi bem levado aos quadrinhos na fase final de J. M. Straczynski logo antes e durante a Guerra Civil e não deixa de ser uma boa homenagem e referência a essa fase dos gibis


8-Um herói Falante e nerd
Em determinado momento, o jovem Aranha parte pra briga com dois pesos pesados do filme, o Falcão e o Soldado Invernal, e não para de falar ao se deparar tão fascinado com um braço metálico e o aparato das asas turbinado. Em dado momento, Sam reclama - "Garoto, você não se envolve muito em lutas, não é? Não rola muito esse lance de conversar". O amigão da vizinhança de se desculpa, mas quem disse que ele consegue se conter? Afinal, ele é o Homem-Aranha e isso é uma características dos gibis que não pode faltar. Mais adiante, ainda há espaço pra uma referência nerd ao quinto filme da franquia Star Wars, mostrando que o jovem Parker é como a gente!

9-Uma certa voz familiar
Para quem não sabe, o ator que interpreta o personagem nos quadrinhos, Tom Holland, é britânico e quando foi escalado para o papel, todos sabiam que ele teria que forçar seu sotaque para o norte-americano. Mas Holland foi além e chega até mesmo a fazer uma imitação na sua fala de algo bem similar ao dublador Drake Bell dá ao Ultimate Homem-Aranha no novo desenho e a animação da LEGO.

10-O Aranha-Sinal
Um novato pode até reclamar quando na cena pós-credito vimos o Homem-Aranha ostentando o seu Aranha-Sinal, mas isso não é nada novo. Não nos quadrinhos. A ideia do Aranha-Sinal é bem diferente da do Homem-Morcego, servindo mais para o próprio herói usar para expor e intimidar bandidos quando na calada da noite. Originalmente ficava no cinto do personagem, mas agora foi para em uma pulseira (presente de Tony Stark), que provavelmente terá tantas outras utilidades como sua versão no desenho Ultimate Spider-man.


Terminado esses pontos, o diretor de Capitão América: Guerra Civil conversou com o site IGN e disse algo mais sobre o futuro do personagem no Universo da Marvel. "Absolutamente, acho que Downey já assinou oficialmente para Spider-Man: Homecoming, e eu acho que isso é o que é tão divertido sobre isso tudo. Isso é que é diferente em termos desta nova interpretação do Homem-Aranha. Temos duas coisas: Uma é que escolhemos um ator que está muito perto da idade de um estudante de último ano. Tom é realmente o primeiro jovem ator a retratar esta parte, e ele tem uma vulnerabilidade incrível e uma certa confiança que ficam casados juntos e que criam este personagem muito jovem e empolgante . A segunda coisa que é interessante é que ele está agora no Universo Cinematográfico da Marvel, e ele pode interagir com os personagens desse universo" disse Joe Russo na entrevista.

Quanto à forma como devemos esperar para ver as coisas entre Peter e Tony evoluir, ele acrescentou: "Eu acho que esta relação de mentor que Tony tem desenvolvido com Peter Parker é provavelmente uma das coisas mais interessantes do universo e tem que seguir em frente."

Coveiro

comments powered by Disqus