sexta-feira, 17 de março de 2017

Invencível Homem de Ferro: Magia vs. Tecnologia

INVICIBLE IRON MAN 2015 2017 HOMEM DE FERRO 2 3 4 5 6 DEODATO BENDIS MARQUEZ PANINI MARVEL

Continuando as histórias com roteiros de BRIAN MICHAEL BENDIS em sua nova revista mensal, o Homem de Ferro se envolve em dois tipos de fenômenos que dificilmente podemos dizer que são tradicionalmente expostos em sua trajetória: magia e fragilidade emocional. As intenções e ações da Madame Máscara, o ‘bom mocismo’ de Victor Von Doom e a aproximação de Stark com a cientista Amara Perera orientam esse primeiro arco, encerrado com o que foi publicado nas edições #2 e #3 de Homem de Ferro.

Tudo isso, claro, com os típicos diálogos afiados de Bendis – sempre o ponto alto de suas histórias, o que nem sempre é o suficiente. A história intriga um pouco, e o encontro de Stark com o Doutor Estranho também rende alívio cômico (um pouco demais, talvez) de forma inesperada, ainda mais se considerarmos tudo o que aconteceu no mundo pouco antes das Guerras Secretas.

Outro ponto interessante da nova abordagem é a versatilidade da armadura do Homem de Ferro, de fato uma versão bastante flexível pelo que os vários momentos vividos pelo herói na história demonstraram – desde o uso de armamento pesadíssimo ao estilo Máquina de Combate à infiltração sorrateira.

Porém, como falei, praticamente toda narrativa gira em torno de descobrir as intenções de Whitney Frost, a Madame Máscara (por que roubar itens mágicos?), e o recém descoberto lado heroico de Von Doom. Porém, além disso, Bendis consegue inserir ninguém menos que Mary Jane Watson na história. Ela mesma, a eterna-nunca-esposa de Peter Parker, o Homem-Aranha, pega em um confronto envolvendo Stark, Máscara e Von Doom.

A arte de DAVID MARQUEZ continha excepcional, e pela quantidade de personagens e de referências tecnológicas e místicas, fica mais do que claro o quanto ele é um desenhista de mão cheia, adequado para uma revista de ponta da Marvel como essa.

INVICIBLE IRON MAN 2015 2017 HOMEM DE FERRO 2 3 4 5 6 DEODATO BENDIS MARQUEZ PANINI MARVEL

A resposta para o comportamento de Whitney é até previsível (possessão demoníaca), o que acaba sendo facilmente resolvido por Von Doom, que desaparece e continua uma incógnita. E o mais inusitado, mas que se torna previsível pelo prejuízo que ele causa, é que Stark acaba convidando Mary Jane a ser sua nova assistente. A resposta ainda a confirmar.

Ainda na edição #3 de Homem de Ferro se inicia um novo arco, com arte do brasileiríssimo MIKE DEODATO. Vou falar pouco porque em breve essa história terá relação a segunda guerra civil do mundo dos heróis Marvel, mas além de Deodato temos Stark no Japão investigando ainda os responsáveis pelas ações da Madame Máscara, Máquina de Combate, e, claro, Doom!

João

comments powered by Disqus