quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Guerra Silenciosa: Segunda Parte


Silent War #4

Continuando o review escrito em conjunto, chegamos aos três últimos atos da Guerra Silenciosa, nos quais ficamos sabendo o que de fato se escondia por detrás de toda a trama concebida por David Hine e ilustrada por Frazer Irving.

A Amante

Medusa é esposa de um dos seres mais forte do Universo Marvel. Raio Negro pode causar enorme destruição com sua voz. Sempre ao lado do marido, ajudou Blackagar a carregar o fardo de que um timbre de sua voz levantada em uma discussão poderia destruir tudo ao seu redor, e também a comandar com pulso firme seu povo, sendo responsável por transmitir as ordens do rei...

Mas isto está para mudar...

Medusa está na cela de Maximus, dizendo que ama seu marido e não entendendo o motivo de estar naquele lugar. A cena é rapidamente cortada para a entrada de um flashback, que traz revelações chocantes da vida do casal.

Guerra Silenciosa

O momento se passa após o encontro com Pietro. Medusa, em uma discussão com Blackagar, decide trazer à tona assuntos que deveriam ficar guardados para sempre. O casal teve um filho chamado de Ahura, incrivelmente poderoso, mas também perigosamente insano. O Conselho Genético, com medo de que surgisse um novo e mais perigoso Maximus, decide enclausurar Ahura e suprimem suas habilidades.

Raio Negro ordenou que o assunto “Ahura” nunca mais fosse comentado, mas, com as surpreendentes habilidades de Luna, Medusa vê pela primeira vez a chance de recuperar a sanidade do filho e discute asperamente com seu esposo no claro ato de amor pelo filho de que nunca pôde cuidar.

Guerra Silenciosa

A história retorna à cela de Maximus, onde Blackagar vê Medusa nos braços de seu irmão e pior inimigo. A cena é forte demais para o Rei envolvido numa guerra que ameaça a cultura e a sobrevivência de seu povo. Raio Negro parte desesperadamente para fora de Attilan. Na Lua, sozinho no vácuo, extravasa a sua dor. Seu grito não tem efeito e se perde na grande imensidão do espaço.

Guerra Silenciosa

Enquanto isso, na Terra, os americanos descobrem que os humanos não suportam a exposição às névoas terrígenas. Entretanto, envolvidos numa guerra, e sempre dispostos a vencê-la, o governo dos EUA forma um grupo kamizake de soldados extremamente nacionalistas. Expostos ao ritual sagrado dos Inumanos, ganharão superpoderes, morrendo pouco tempo depois de concluída a missão.

Guerra Silenciosa

De volta a Attilan, os Inumanos percebem que seu Líder mudou, através de uma nota escrita e não em gestos, Medusa comunica a vontade de Raio Negro.

Guerra!

Guerra Silenciosa


O Herói

Sob os olhares de um entristecido Sentinela, o exército inumano, depois de esmagar as forças militares americanas, enfrenta os Poderosos Vingadores – grupo ao qual ainda seremos devidamente apresentados. Mantendo a posição da qual falara com Raio Negro, Robert Reynolds se recusa a interferir. Ele é poderoso demais. Ao invés disso, acaba proporcionando uma reflexão interessante a respeito da natureza da guerra e de seu papel nesse jogo. Questionando o que ele estaria “vingando”, observa que até o mais inteligente do grupo, o Homem de Ferro, é um guerreiro. Apenas sua capacidade em destruir as coisas é levada em consideração.

Guerra Silenciosa

É por isso que o Sentinela, mesmo sob os gritos desesperados de Tony Stark, não interfere na luta. Ele só observa e percebe que, enquanto o confronto ocorre, a verdadeira missão era realizada dentro do Pentágono. Com auxílio de CLOC, Robert sabe que o inumano Woz liberta seus amigos aprisionados. Mesmo o bestial Gorgon parece ainda ter algo de racional, e lidera o quinteto em busca dos cristais que iniciaram todo o conflito.

Mesmo sabendo disso, o Sentinela não comunica a ninguém na esperança de que a guerra se encerre. Ele não quer lutar porque não quer destruir, e percebe que o estático Raio Negro provavelmente só observa pelo mesmo motivo. Dentro do Pentágono, o próprio professor Cartwright entrega os cristais aos inumanos, amaldiçoando as névoas e esperando que o destino dos invasores seja o pior possível. Logo em seguida, seu corpo decomposto exala um último sussuro.

Guerra Silenciosa

Em Attilan, o verdadeiro perigo que os inumanos nem sabem estar enfrentando. Luna se amedronta quando sua tia Medusa, controlada por Maximus, leva a menina para ver o prisioneiro das masmorras. A rainha inumana diz que só a sobrinha pode “curá-lo”. E só com suas habilidades ela é capaz de ver o grande “ser” de tentáculos sombrios (antes visto em menor escala em Medusa e Raio Negro), que representa a influência maligna de Maximus, aprisionado pelas travas impostas pelos Pacificadores.

Maximus tenta enganar a menina, mas ela sabe que os pacificadores só fizeram aquilo para conter o mal de seu tio. Mas Medusa, cada vez mais descontrolada, ameaça a menina para derrubar a prisão imposta à capacidade de manipulação de Maximus. A filha de Cristalys e Mercúrio cede, e a maior ameaça aos inumanos é liberada.

Guerra Silenciosa

Do lado de fora do Pentágono, mesmo com a vantagem momentaneamente perdida por uma medida extrema do Homem de Ferro, os inumanos não lutam mais. Não lutam porque estavam lá apenas para criar uma distração. Os cristais foram recuperados, e eles recuam. Ms. Marvel (sempre ela!) deduz que os Vingadores venceram, mas está equivocada. O último recurso para encobrir a fuga inumana: sob os olhares suplicantes do Sentinela, Raio Negro usa sua voz, devastando seus oponentes.

Gorgon, envergonhado pela missão mal sucedida da primeira parte da história, entrega os cristais a Raio Negro, que consola o bestial subordinado. Stark, desesperado por estar incapacitado, suplica ao Sentinela que ele recupere os cristais. Tentando explicar a destruição que um confronto seu com Raio Negro criaria, Robert diz que a guerra acabou, pois os inumanos tinham o que foram buscar. O Homem de Ferro se desespera, porque sabe que agora que os vingadores falharam, não há nada o que ele possa fazer. O exército de fuzileiros expostos às névoas terrígenas será liberado contra os inumanos.

Guerra Silenciosa


O Louco

A guerra chegou a Attilan. Enquanto Karnak conclui que os recém-recuperados cristais estão imperfeitos, deixando a terrigênese mais imperfeita do que nunca, nas masmorras, Maximus se regozija. Seus planos e sementes plantadas estão dando frutos, embora muito, segundo ele, seja obra do destino.

Guerra Silenciosa

Naves da SHIELD atacam, mas as defesas de Attilan são suficientes para contê-las. Karnak percebe que não são as verdadeiras ameaças, e que uma delas pousou no perímetro da Área Azul. É dela que saem os fuzileiros alterados pelas névoas. Os Inumanos, principalmente Gorgon, consideram isso uma blasfêmia, e Raio Negro ordena o contra-ataque. Eles partem, iniciando um grande confronto entre as duas partes.

Medusa e Luna ficam para trás. A rainha, totalmente seduzida por Maximus, dirige-se às masmorras junto da sobrinha e Lorde Karthus. Medusa ordena a liberação de Maximus, alegando que ele está curado de sua insanidade. Karthus se recusa, mas logo é dominado, chamando Maximus de "meu senhor". O próximo passo é libertar o filho de Raio Negro, Ahura. Luna faz o mesmo que fez com Maximus, liberando a manifestação sombria de sua mente da contenção dos Pacificadores.

Guerra Silenciosa

Luna diz que Ahura tem uma das "aranhas pretas". Maximus pergunta onde as viu antes, e ela responde ter visto em Medusa, Raio Negro e Mercúrio, acusando o ex-prisioneiro de tê-las colocado. Ele confirma, dizendo que gosta de planejar a longo prazo. Para ele são formas de limpar a mente e reescrevê-las conforme suas conveniências. Só duas pessoas resistiram: Raio Negro e Luna, embora a garota, por enquanto, esteja obediente.

Do lado de fora, a luta continua. Mas os humanos alterados começam a morrer e perder as forças, rendendo-se. Maximus e seus novos aliados observam tudo à distância. Ele logo percebe que entre os fuzileiros tinha uma mulher de aparência humana regular que estava sendo protegida por todos, e pede para Luna dizer o que via. A menina diz que é como olhar para o sol, e que a mulher sente dor. O irmão de Raio Negro percebe o plano dos humanos.

Guerra Silenciosa

Os prisioneiros são levados para o interior de Attilan. Na Terra, Maria Hill ordena a detonação da ogiva e digita o código necessário. Na Lua, a mulher que sentia dores explode, causando a detonação vista por Pietro da Terra.

Guerra Silenciosa

Agora Attilan está destruída. Raio Negro deposto. E um novo rei se ergue entre os inumanos: Maximus! O novo monarca quer reconstruir a cidade, dessa vez na Terra. Nas masmorras, Raio Negro se encontra aprisionado. Perdeu tudo, a esposa, o filho, o reino e os aliados. Sua única visita é Luna, que diz ser a culpada de tudo, pois libertou as trevas. Ela e o tio são os únicos livres da totalidade da influência de Maximus.

Guerra Silenciosa

Só que Luna não tem culpa de nada. Maximus, mesmo bloqueado, manipulou a todos. Utilizando-se apenas de sugestão, brincou com o irmão e a cunhada, aproveitando-se da fragilidade emocional deles. Agora temos um novo status quo na sociedade inumana. O que isso poderá representar para o Universo Marvel? Essa é a grande questão que fica ao fim do inconcluso desfecho de Guerra Silenciosa.


« Jøåø », Eddie e Helder

comments powered by Disqus