quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Guerra Silenciosa: Primeira Parte


Silent War #1

Inaugurando uma experiência na formatação dos artigos do marvel616.com, trazemos a primeira parte do review de Marvel Especial 5. A história completa que essa edição traz, é uma continuação de Dinastia M: O Herdeiro. Depois da fracassada idéia de transformar a Terra em um mundo dominado pelos mutantes de uma forma que nem Magneto pensara, Pietro Maximoff, o Mercúrio, rouba os cristais terrígenos, tesouro cultural dos Inumanos. Seu objetivo era reativar seu próprio poder, e de todos os ex-mutantes atingidos pelo Dia-M. Mais uma vez ele fracassa, os poderes mutantes são distorcidos, e, perseguido pelos inumanos, acaba perdendo os cristais para autoridades do governo dos EUA, que apreendem o tesouro alegando ser aquilo uma arma de destruição em massa, portanto, uma ameaça. Frente ao raso pretexto dos americanos, Raio Negro, monarca dos inumanos, sussurra a palavra “guerra”, declarando que Attilan e os EUA estavam oficialmente em uma Guerra Silenciosa até seu povo recuperar o que lhe foi tomado. E é a seis mãos que contaremos essa história aqui no site, em dois textos produzidos por mim, Ed e nosso colaborador Helder, passando pelas seis perspectivas apresentadas na obra de David Hine e Frazer Irving.

O Guerreiro

Decididos a recuperar seus preciosos cristais terrígenos, os Inumanos decidem enviar à terra uma equipe liderada por um de seus mais respeitosos guerreiros, Gorgon, fiel companheiro e amigo do líder Raio Negro. Sua equipe ainda é formada por Jolen, Nahrees e Kurani. A intenção do grupo é passar uma mensagem de força e autoridade aos EUA, mas sem nenhum tipo de ataque ou mortes as pessoas. O alvo escolhido é um teatro repleto de pessoas suficientemente influentes para atrair a mídia humana, fazendo com que a mensagem fosse ouvida por todos os americanos. No entanto, a rebeldia de Jolen transforma o aviso dos Inumanos em uma tragédia ao assassinar vários reféns. A situação do grupo piora muito na hora da sua fuga, quando o Quarteto Fantástico os encontra. A batalha é violenta, os Inumanos lutam bem, mas não são páreo para os quatro fantásticos. Os derrotados são levados para o complexo de detenção da UNI (Unidade Nacional de Intervenção).

Guerra Silenciosa: Primeira Parte

Enquanto Gorgon é torturado no Pentágono, em Attilan o conselho dos inumanos está reunido para decidir o que fazer perante a prisão dos seus amigos e de seus cristais roubados . O momento é de grande tensão para a raça criada pelos Kree e, pela primeira vez, Medusa não consegue captar a intenção de um indeciso Raio Negro que a silencia em público com um estalar de dedos. O conselho decide esperar nova convocação de seu líder para decidir o que fazer sobre ameaça de perder o fundamento de seus poderes. Com o casal real a sós, uma decepcionada Medusa reclama da atitude humilhante durante o conselho a Raio Negro, que percebe o erro e demonstra arrependimento.

Guerra Silenciosa: Primeira Parte

De volta ao Pentágono, segue o sofrimento do guerreiro Gorgon, que além de ver os americanos ofenderem sua cultura, vira cobaia de um experimento muito perigoso nas mãos do professor Cartwright. Exposto pela segunda vez às névoas terrígenas, se vê transformado em uma fera monstruosa. A Guerra entre os Humanos e os Inumanos começou...

Guerra Silenciosa: Primeira Parte


A Criança

Uma guerra pode ser traumatizante para uma criança. Especialmente porque ela costuma entender muito pouco do que se passa ao seu redor, assustando-se com o caos que um conflito desse tipo emana. Não é o caso de Luna, filha de Mercúrio e Cristalys. A menina, que sabe que não é uma criança comum, tem o dom de enxergar coisas nas pessoas que ninguém vê, e muito mais. Isso fica provado quando, ao treinar combate corporal com Karnak, derruba o mais habilidoso lutador inumano por enxergar sua aura. Por saber o que ele fará antes mesmo de fazer. Percebendo que o tio está mais irritado do que satisfeito, algo a atinge de forma dolorosa.

Guerra Silenciosa: Primeira Parte

As névoas terrígenas, com as quais teve contato constante quando fugiu para a Terra com seu pai, estavam sendo usadas indevidamente. Luna sente a transformação monstruosa de Gorgon quando os humanos o submetem a uma segunda exposição. Mas não é o único problema, já que o professor Cartwright acaba também entrando em contato com elas, com seu frágil corpo sendo substituído por um superforte.

Guerra Silenciosa: Primeira Parte

Com a comandante Hill como porta-voz do governo americano, suspendem-se quaisquer outros testes com inumanos e incentiva-se o uso de cobaias humanas, com objetivo de retaliar os assassinatos em Nova York usando fuzileiros navais superpoderosos. Hill ignora a necessidade de testes, dizendo que Cartwright tem pouco tempo. Coçando a cabeça, de onde emana uma ferida purulenta, o cientista diz esperar que não haja nenhum efeito nocivo na exposição.

Nas masmorras de Attilan, uma figura decisiva entra em cena. É Maximus, o inumano louco, com capacidade de forçar qualquer um a fazer o que quiser. Falando por enigmas, insinua ao irmão Raio Negro que o monarca destruiria a morada dos inumanos, e que quem acabaria preso seria ele, dando lugar a Maximus para reinar. Depois de ser golpeado por usar provocações mais agressivas, fala do potencial destrutivo dos EUA, afirmando que seu irmão só venceria a guerra sendo tão violento quanto seus oponentes. Diante da indecisão de Raio Negro, o irmão encarcerado cita o Wiston Churchill, acusa-o de ser tão impotente quanto poderoso, terminando com uma ironia bem colocada de que era ele que tinha “voz ativa” agora.

Guerra Silenciosa: Primeira Parte

Os poderes de Luna acabam solicitados para que se localize as névoas e os inumanos aprisionados. A menina se espanta com a tristeza e vazio sombrio presente em Raio Negro e Medusa, ao indicar que estão todos no Pentágono. Mas os americanos estavam preparados, e refratam o teletransporte de Dentinho para uma região congelada e inóspita. No local, encontram aquele que pediu alguns minutos para dissuadir os inumanos de seu ataque. Sob o olhar incrédulo de Cristalys, surge o Sentinela. Inutilmente atacado pelos inumanos que acompanhavam Raio Negro, o vingador é levado para longe dali pelo próprio monarca.

Guerra Silenciosa: Primeira Parte

Demonstrando suas capacidades, o Sentinela diz que quer evitar o conflito, e que sabe o que é a responsabilidade de ter tanto poder. Compara ambos a armas nucleares. Instrumentos de barganha, mas nunca usadas de fato. Raio Negro e os inumanos partem sem darem resposta, enquanto o Sentinela torce por uma solução pacífica.

Na volta, Luna sente que as coisas só piorariam. Amaldiçoando seu dom, se acua sob os olhares de Raio Negro e é forçada a confessar que há outra fonte na qual podem ser encontrados fragmentos dos cristais terrígenos. Acompanhando sua mãe e seus tios, a menina chega ao Distrito X, onde se reencontra com seu pai. Perguntado sobre seu paradeiro, uma surpresa. O pouco que restou está cravado ao por todo tórax de Pietro.

Guerra Silenciosa: Primeira Parte


A Mãe

Os Inumanos estão atônitos diante da blasfêmia cometida por Mercúrio. O ex-mutante introduziu os fragmentos restantes dos cristais na própria pele. Depois de seis dias e seis noites comungando com as névoas terrígenas, ele teve um "momento de clareza", e entendeu que deveria se unificar aos cristais.

Guerra Silenciosa: Primeira Parte

Mercúrio pede para ser levado de volta a Attilan, pois possui o poder de gerar a terrigênese. Medusa o alerta de uma sentença de morte com seu nome, caso retorne à Lua. Essa sentença quase é executada nesse momento mesmo, pois Raio Negro se descontrola e parte para cima de Pietro, espancando-o violentamente. O silencioso monarca só é contido por sua esposa.

Guerra Silenciosa: Primeira Parte

Essa atitude surpreende Cristalys, que sempre enxergou Raio Negro como uma "ilha de tranqüilidade". O motivo dessa atitude é enxergado por Luna: uma estranha manifestação negra com tentáculos na cabeça do rei. Mercúrio diz que poderia ter partido, mas preferiu resolver logo o problema. Também revela que havia viajado no tempo há alguns dias até aquele momento, e já sabia que sairia do encontro apenas com algumas costelas quebradas. Mas como Pietro sabia o momento exato de chegar? Uma menina do Distrito X que "sabe das coisas" deu a dica.

Guerra Silenciosa: Primeira Parte

E é exatamente ela que chega nesse momento, acompanhada por Jamie Madrox. Layla Miller desafia os Inumanos, dizendo que o Distrito X é território do X-Factor. Ocorre uma pequena luta entre Raio Negro e Madrox, onde as várias cópias reagem de maneiras diversas e divertidas, como sempre. Bom ver que Hine não descaracterizou ninguém.

Layla manda Pietro dizer a todos o que viu, algo que aconteceria por causa dele. Luna tenta avisar que há algo errado com Layla, mas a garota que sabe das coisas dá uma resposta sarcástica e as atenções continuam em Pietro. Na grande viagem no tempo feita por ele no final de O Herdeiro, Mercúrio viu algo terrível, e agora sabemos do que se tratava. Vislumbrou uma liberação catastrófica de energia na Lua, no exato local onde fica Attilan.

Guerra Silenciosa: Primeira Parte

Diante do anúncio que esse futuro não poderia ser mudado, os Inumanos partem, não sem antes decretar que Pietro morreria se cruzasse o caminho de Raio Negro novamente. Layla e Madrox saem em seguida, encontrando o Pietro do passado do lado de fora. Os três testemunham, à distância, a conversa entre o Pietro atual e Cristalys. A inumana comunica a anulação do casamento e que o filho de Magneto perdeu os direitos sobre a filha, portanto, não a veria nunca mais.

Cris parte, e o Pietro do passado tenta descobrir o que a esposa disse à sua versão futura. Mas já é hora de voltar no tempo de novo. Tudo foi armado por Layla, para evitar que Pietro fugisse quando visse Raio Negro e contasse sua visão do futuro. Ela diz ser tudo muito complicado, teria a ver com desespero e que algumas pessoas para subir, precisam chegar ao fundo do poço. Isso não muda o fato dela odiar Pietro, é claro.

Guerra Silenciosa: Primeira Parte

De volta a Attilan, Luna avisa sua mãe que viu algo muito ruim na cabeça do rei. Cristalys duvida de seu rei e acredita que o tempo dos Inumanos pode ter chegado ao fim. Nas masmorras, o irmão de Raio Negro recebe uma visita que clama por sua ajuda: Medusa.

Guerra Silenciosa: Primeira Parte

O perigo maior não parece, portanto,vir só de fora de Attilan. Desde o coração da Família Real, a avançada civilização dos Inumanos parece caminhar ao seu crepúsculo.


« Jøåø », Eddie e Helder


Leia a Segunda Parte aqui.

comments powered by Disqus