quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Novos Vingadores: Salvando o Dia

New Avengers #25

Tudo parece tranqüilo nos arredores da torre dos Vingadores. Porém, não muito longe de sua entrada, um homem de aparência “comum” observa com atenção os soldados mata-capas – unidades da SHIELD especialmente criadas para combater seres super-poderosos, uma novidade vinda com a Guerra Civil. O observador, com um palm-top nas mãos, digita um comando e os agentes simplesmente desabam no chão inertes. É sua deixa para entrar livremente no saguão do edifício e usar a senha de Tony Stark para facilmente obter acesso à cobertura. Chegando no principal hall do último andar, onde os Vingadores se reúnem, o mordomo Jarvis o avista. Mas, pouco depois de acionar o alarme, acaba baleado pelo invasor.

O alarme é rapidamente desativado, e Jarvis não parece fatalmente ferido, mas inconsciente. O homem pede desculpas, e diz que o mordomo foi apanhado no fogo cruzado de algo que não é culpa dele. Nesse instante, trajado como Homem de Ferro, Stark o aborda e ameaça, pensando ter acontecido o pior ao seu empregado. O homem, assustado, pronuncia um código de desativação que, assim como aos mata-capas, deixa o vingador inerte no chão. “Senhor Stark. A guerra acabou.”, diz ele em seguida.

Novos Vingadores: A Queda - Guerra Civil

No Aeroporta-aviões da SHIELD, a diretora Maria Hill recebe a notícia de que a polícia de Nova York viu os soldados caídos na frente do prédio de Stark. Ao tentar contata-los, só recebiam a mesma resposta, mecanicamente: “Nada a relatar, está tudo bem aqui”. Mesmo fazendo outras perguntas, a resposta era a mesma. Aproximando o impressionante sistema de vigilância da agência, eles vêem os soldados ainda caídos. Mais uma pergunta, e a mesma resposta. Hill, em um momento no mínimo inusitado, chama os rapazes para irem até o aeroporta-aviões “dar uns pegas” com ela. “Nada a relatar, está tudo bem aqui”, eles respondem. E o sinal de alerta geral é dado.

Novos Vingadores: A Queda - Guerra Civil

Na torre, o homem, chamado Kenny, parece conhecer Stark. Diz que não deixaria que o herói continuasse a fazer o que estava fazendo. E se mostra decepcionado por não ouvir seus conselhos ou mesmo de Rhodes. Kenny, então, é alguém próximo a Tony. Um funcionário, que, como ele mesmo diz, dedicou sua vida ao trabalho nas indústrias Stark. E agora se sentia traído pela postura assumida pelo Homem de Ferro durante a Guerra Civil, usando a tecnologia que ele ajudou a construir e ainda ser demitido. Sem resposta, ele continua, fazendo uma observação muito pertinente. Desde que Stark assumiu a liderança dos pró-registro, ele mal tem saído da armadura. Há muito espaço para o Homem de Ferro e pouco para Tony.

Ele diz que isso é uma forma do próprio Stark dizer a si mesmo que sente vergonha pelo que está fazendo. Porque o homem que tirou Kenny da faculdade tinha sumido. Mas ele não consegue continuar olhando para aquela armadura inerte, e tira a fronte do elmo, revelando que Stark não respondia pela dificuldade em respirar. Tony, então, tenta convencer o ex-empregado a reconsiderar o que está fazendo. Mas ele parece resignado, e saca uma bomba que fará a torre e todos os seus ocupantes desaparecerem.

Novos Vingadores: A Queda - Guerra Civil

Do lado de fora, Hill e um batalhão da SHIELD tenta descobrir como entrar, mas percebem que pouco sabem do prédio para realizar uma invasão em massa que preserve a vida dos ocupantes. A diretora decide entrar e se irrita ao questionarem isso, já que ocupar um alto cargo nunca impediu que Nick Fury fosse preservado ou que se colocasse em perigo em ações desse tipo, e não seria diferente com ela por ser mulher, calando seus subalternos. Em uma seqüência muito bem humorada, Hill se equipa com os melhores dispositivos que a SHIELD pode oferecer.

De volta à cobertura, Kenny diz que essa bobeira de escolher lados acabaria, porque ele acabaria com o lado que considera errado. Tony diz que só estaria criando um mártir, mas seu agressor diz que já tem tudo preparado para que isso não ocorra. Questionado sobre que mal foi feito a ele, Kenny responde agressivamente que seu trabalho foi roubado, usado, criando dispositivos com a promessa de que seriam usados para o que ele considerava o bem, mas agora são ferramentas em uma guerra declarada àquilo que ele mais presa. Tentando reverter a paralisia da armadura, Stark percebe que é inútil. Ele morrerá ali, com Kenny e Jarvis.

Quando Kenny começa a refletir sobre a morte, ela chega mais rápida do que ele imagina, pelas mãos de Maria Hill, que chega sorrateiramente, infligindo um disparo mortal.

Novos Vingadores: A Queda - Guerra Civil

Tony não vacila e diz para ela sair dali. Que o prédio e eles estão condenados. Não aceitando isso, Hill atirar dispositivos de contenção de bombas sobre o mecanismo de Kenny, atirando-se em seguida sobre o corpo inerte do Homem de Ferro, em um reflexo para protegê-lo. Por muito pouco a bomba não funciona. Destruindo apenas parte do hall. Maria Hill salvou o dia.

Novos Vingadores: A Queda - Guerra Civil

Muitas horas depois, após recuperar-se, Tony vislumbra a cidade de sua cobertura, quando Hill se aproxima. Stark a agradece, e ela pergunta se o surpreendeu. Com um olhar de desprezo, provavelmente por toda a relação conturbada que os Vingadores tiveram com a diretora desde que assumiu seu cargo, Tony diz que sim. Hill percebe, ao que ele responde que não a conhece, por isso a desconfiança.

Hill diz que sua desconfiança se dá pelo fato dela ter assumido um cargo em que sessenta e cinco pessoas eram mais qualificadas. Ele se surpreende pelo “pequeno” número. Fazendo uma comparação com o filme Questão de Honra, diz que, para ela, uma agente pouco qualificada para liderança, trabalhando em um posto avançado de Madripor, de repente ser designada para assumir o cargo deixado por Nick Fury, só poderia significar uma coisa: queriam que ela falhasse. Isso talvez explique muito o porquê dela ser tão dura e irredutível em boa parte de suas decisões. Era a recusa em ser bode expiatório de interesses ainda um pouco obscuros dentro da SHIELD. A recusa em falhar. Diz, porém, que esse era o momento de alguém, que ela considera somente menos qualificada que Fury, assuma a agência em seu lugar: Tony Stark!

Novos Vingadores: A Queda - Guerra Civil

Homem de Ferro diretor da SHIELD? Só a conclusão da Guerra Civil nos trará a resposta para tal proposta. E ainda devemos nos perguntar o motivo de alguém querer que a diretora da SHIELD falhasse em seu cargo. O certo é que a Queda dos Novos Vingadores terminou. Já na próxima edição, mais revelações do que imaginávamos com a volta do Gavião Arqueiro, enquanto aguardamos quem ostentará o nome Vingadores depois da Guerra Civil.


« Jøåø »

comments powered by Disqus