sexta-feira, 23 de julho de 2010

SDCC '10: Os X-Men entram em pauta

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e nos EUA!
* Artigo escrito pelo colaborador Leonardo Bento


O primeiro painel de sexta-feira na Marvel na San Diego Comic Con foi exclusivo dos títulos X-relacionados. Para falar das novidades mutantes, a mesa reuniu Arune Singh, do setor de publicidade, os editores Axel Alonso e Nick Lowe, além dos escritores Rick Remender, Kieron Gillen, Matt Fraction, Marjorie Liu, Daniel Way, Peter David, Victor Gischler, Chris Yost e Craig Kyle.

A grande novidade foi o anúncio de uma nova série, Generation Hope, que começa a ser lançada em novembro. Os roteiros estão a cargo de Kieron Gillen, mas o desenhista não foi anunciado (esperemos que não seja o Greg Land, responsável pelos teasers da nova série). A nova série terá como personagens centrais os cinco adolescentes cujos poderes mutantes despertaram ao final de Second Coming (vindos da Ucrânia, Japão, México, Nigéria e Canadá), e que serão apresentados no arco “The Five Lights” da revista Uncanny X-Men.

À primeira vista, pode parecer mais um título voltado para a geração “teen” mutante, como Novos X-Men e Jovens X-Men, mas Gillen afirma que a situação aqui é diferente. Afinal, estes não são mutantes tradicionais; suas mutações têm uma natureza diferente, imprevisível... e perigosa! Estes jovens podem representar um perigo enorme para eles mesmos e para o mundo. Assim, eles precisam redescobrir seu lugar no mundo, aprender a controlar seus poderes e a conviver em um mundo onde tanto humanos como os antigos mutantes podem não aceitá-los. Por sua vez, os X-Men precisam descobrir o mistério por trás deste novo tipo de mutação.


Gillen deu a entender que os cinco protagonistas da nova série podem não ser os únicos mutantes a aparecerem no mundo, e isto pode trazer implicações políticas. Por exemplo, se um mutante surge em um regime ditatorial, quem garante que o ditador do país não vai tentar usá-lo para fortalecer seu governo e resistir a qualquer tentativa dos X-Men em levarem o mutante embora? Com isso, o título mostrará também como o surgimento deste novo tipo de mutantes afeta o planeta e as sociedades em cada região.

Quem não está a fim de ler uma revista cheia de gente desconhecida pode esperar por aparições constantes de membros dos X-Men, especialmente de Hope Summers, conhecida no Brasil como Esperança (ou vocês acharam que o nome dela no título da revista era só uma coincidência?). A jovem messias mutante também será uma personagem central na série: assim como a nova geração de mutantes, Esperança também se encontra num mundo novo ao qual precisa aprender a se adaptar.

A nova X-Men, como já havia sido dito anteriormente, será a revista responsável por aproximar a equipe com o universo Marvel geral; após a batalha contra os vampiros no arco “Curse of the Mutants”, outro vilão conhecido mas incomum nas histórias dos X-Men dará as caras. Segundo Alonso, a partir de janeiro haverá grandes parcerias entre X-Men e outros heróis da Marvel contra grandes vilões, e os leitores foram aconselhados a prestarem atenção nos teasers de “We Are the X-Men” em relação a isto.



Em Uncanny X-Men, além da descoberta dos mutantes surgidos após "Second Coming", também teremos mais a presença de Kitty Pryde, conforme prometido por Matt Fraction há alguns meses. A personagem também será a protagonista de Girl Comics #3, por Carla Speed Mc Neill, que conta a história do primeiro porre de Kitty.

X-Men: Legacy terá a volta dos Filhos da Câmara já no próximo arco, que se passa na Índia. Os editores não deram notícias muito animadoras para aqueles que são fãs do casal Vampira e Gambit, o que indica que ambos continuarão separados.

Em Novos Mutantes, foi dito que o próximo arco – o qual se iniciou essa semana nos Estados Unidos – será um dos mais brutais do título e estará relacionado a alguns elementos relacionados a Illyana Rasputin, que foram levantados nas primeiras edições do título.

Põster da nova fase por Marko Djurdjevic

Astonishing X-Men continua seguindo o formato de minissérie, e Alex Alonso disse que, em breve, será anunciada a equipe criativa da mini que sucede Xenogenesis. Quanto ao arco da série principal de mesmo nome, “Exogenetic”, Lowe indicou que a última parte da história indicará aos leitores em que momento da cronologia dos X-Men esta aventura se encaixa.

Em X-Factor, não há planos para aparições de Ruby Summers, e Peter David garantiu que ela não virá tão cedo para o presente e que qualquer história com a personagem se passará no futuro. Um personagem da equipe sairá na edição #214, mas Lupina estará de volta nos próximos meses.

A nota triste ficou por conta da confirmação do próprio Craig Kyle que ele e Chris Yost darão um tempo no universo mutante depois de X-Force: Sex and Violence, minissérie atualmente em publicação nos Estados Unidos. Mas a boa notícia é que Yost prometeu que os dois devem voltar assim que houver oportunidade.

Uma coisa é certa: muita coisa vai acontecer com os X-Men nos próximos meses. Talvez boas, talvez ruins, mas ninguém pode reclamar de falta de novidades...

Leonardo Bento

comments powered by Disqus