domingo, 6 de maio de 2012

Canal616 Especial: Como fazer um Cosplay

É sempre divertido ver o pessoal fazer cosplay dos nossos personagens queridos e tirar fotos com eles, certo? O Marvel616 resolveu ir além. Depois de promover concursos e encontros com esse pessoal, resolvemos aprender como se tornar um cosplayer e, lógico, mostrar isso pra vocês leitores que queiram fazer um também, só saber ou rir da nossa cara mesmo! E, pra isso, trouxemos uma edição especial do Canal616 com nossa jornada!

Photobucket

Tudo começou no Happy Hero Hour. Depois de bater papo e tirar fotos com os cosplayers eis que surgiu a ideia, porque não fazer um cosplay também? Juntando o útil ao agradável, resolvemos fazer um cosplay orientados pelos já entendidos do assunto Dani “Pirata Dandi” e André Cappela e mostrar passo a passo como foi nossa jornada para vocês. Afinal, cosplay de herói Marvel também é assunto pro marvel616. A meta era fazer, registrar e estrear nosso 1º cosplay na estreia do filme “Os Vingadores”. Pronto. Decidido. Mas acontece que não era tão fácil quanto parecia...

Photobucket

Primeiro passo é sempre escolher o personagem, claro. Eu resolvi ir de Viúva Negra porque queria uma personagem do filme e Ed resolveu ir de Dugan, mas acabou mudando de ideia para agente S.H.I.E.L.D. (em homenagem ao agente Coulson!). Sem sabermos, Coveiro fazia um projeto secreto de Nick Fury 616! Mas não basta escolher o personagem, tem que escolher a versão. Desenhistas e épocas diferentes têm versões diferentes de vestuário de cada herói. Bom, o do Ed era fácil, o uniforme básico de botas e meias brancas. O meu foi fácil também, o uniforme mais conhecido da Natasha: preto, cinto e ferrões dourados, eu queria fazer a Viúva da HQ. Escolhido, deve-se levar a costureira (alguém especializado em tecido elástico, que não é fácil achar), escolher tecido, tirar medida, resolver detalhes (pagar, por exemplo... essas roupas não são baratas, até porque dão trabalho pra fazer), provar uma vez, ajustar... isso só pra roupa!

Photobucket

Herói não é herói sem acessórios, pra nossa sorte os nossos eram simples! E quem entende de acessórios é o artista plástico André Cappela que faz muitos pra diversos cosplayers (habilidade manual e criatividade é o que não faltam ao menino!). Uma visita na 25 de março pra matéria prima, um cinto velho do fundo do armário encontrado e o trabalho do Cappela, eis os acessórios prontos. No meu caso faltava a peruca, Viúva Negra que se preze é ruiva e eu até podia ficar ruiva de verdade, mas não chegaria aos pés de um cabelo fogo de Natasha Romanoff. Pronto, tudo certo, resta vestir a roupa e pagar o mic... quer dizer, aproveitar! Como o Ed diz no vídeo, é um misto de emoção, alegria e vergonha no começo (principalmente no meio do shopping), mas o resultado é tão bacana que vale muito a pena!

Photobucket

Confiram o processo na nossa edição especial do Canal616:

Canal616 Especial - Como fazer um cosplay from universomarvel616 on Vimeo.


Depois de tirar muitas (muitas!) fotos com amigos, pessoas desconhecidas, fãs de vingadores no geral... Ainda deu tempo de colher alguns depoimentos sobre a opinião do pessoal que tinha acabado de ver o filme tão esperado. Eis aqui os depoimentos que colhemos:



Antes de terminar o post tenho que agradecer pessoas importantíssimas no processo: nossos conselheiros e padrinhos de cosplay, claro, André e Dani por toda ajuda, trabalho e paciência! Junto com eles, agradecemos todo grupo Comic Cosplay Brasil (com quem vocês devem falar caso queiram dicas!). Obrigada a Elaine, nossa “costureira noturna” (apelidada pelo Ed) que também teve paciência e realizou um ótimo trabalho nas fantasias. Obrigada Otakucompany pelas fotos mais que “profissas”! Obrigada pessoal que tirou foto, pediu foto, filmou... Obrigada Espaço Unibanco que permitiu nossa bagunça. Brigada pra quem viu o vídeo e leu tudo até aqui!

Photobucket

É isso pessoal, levaram meses, muito trabalho, dinheiro, etc., mas ao final gostamos tanto de estar no meio da brincadeira, vestidos dos nossos queridos personagens que não devemos parar no 1º! De qualquer forma, esse ficará na memória, com muito carinho, afinal o 1º cosplay a gente nunca esquece!

Cammy (Ed e Coveiro)

comments powered by Disqus