segunda-feira, 14 de maio de 2012

Capitão América: O inverno está voltando

Captain America #612

Aceito pela comunidade heróica e pelos leitores, Bucky Barnes ainda precisa passar por muitas provações para se livrar do peso de seu passado. É sobre tal fardo que o Barão Zemo desencadeia, ao revelar o Capitão América e o Soldado Invernal como a mesma pessoa, O julgamento do Capitão América, história que pudemos acompanhar nas edições 6 a 10 de Capitão América & Os Vingadores Secretos.
O vazamento do passado de Bucky, e o rastro de sangue deixado durante a Guerra Fria, são levados a discussão por Steve Rogers tanto aos Vingadores quanto ao governo dos EUA antes de se tomar alguma decisão, inclusive com ênfase no fato de suas faculdades mentais serem constantemente bombardeadas por condicionamento e controle por parte da KGB. Mas o peso de suas ações mais recentes, quando o Caveira Vermelha fez uso do condicionamento soviético são pesados demais para que tudo seja resolvido informalmente, sem prestações de contas à opinião pública.

Mesmo com todo o seu esforço por redenção, enfatizado por um agoniado Rogers, e mesmo pela Viúva Negra e pelo Homem de Ferro, há muito pelo que pagar aos olhos da justiça, e da polemista imprensa dos EUA. Zemo fez um movimento perfeito. Bucky aceita o destino que lhe é traçado, e se entrega depois de uma última missão. Enquanto o julgamento começa, Pecado, a deformada filha do Caveira Vermelha, gargalha diante das novidades mesmo encarcerada.

Além da repercussão diversa entre todos que acompanham, de perto e de longe, o andar das investigações e preparação do tribunal, e o novo cotidiano de Bucky na prisão (e a ciência do quanto o peso do legado do Capitão América já modificou como vê o mundo), a história gira em torno de discussões legais habilmente articuladas por Brubaker. Ele traz aspectos não muito comuns às histórias do Capitão América; ainda que a espionagem, a liberdade, a justiça, e um pouco de ação e de fantasia, claro, se mantenham no eixo do roteiro. Simultaneamente, como parte de tudo que vinha sendo articulado, um novo Master Man liberta Pecado de sua prisão psiquiátrica. A nova Caveira Vermelha!

Logo o Falcão entra em cena, e, junto da Viúva Negra, trabalha pelo bem de Bucky. Eles vão atrás do Doutor Faustus, especialista em controle mental. Jogando dura, Rogers negocia a contribuição do rotundo vilão. Sam e Natasha também vão atrás de informações sobre a fuga da Caveira Vermelha. Recebendo as informações, Fica claro para Steve e Sharon Carter a ligação entre as acusações a Bucky, a libertação da vilã, e o Master Man. A preocupação é acertada, pois a perturbada Pecado já coloca seus planos em movimento, distorcendo a relação entre seu pai e o Soldado Invernal publicamente, destruindo o principal argumento da defesa, baseado no controle mental. E esse é só o começo de suas ações.

Em sua trilha, o Falcão e a Viúva acabam capturados pelo Master Man. Ao mesmo tempo, o julgamento não vai nada bem, e Faustus acaba sendo a melhor testemunha favorável a Bucky. Quando as coisas parecem ir a seu favor, um ataque em pleno tribunal faz com que tudo caia no caos. O saldo é a entrega de um vídeo feito por Pecado, no qual ela mostra seus prisioneiros, exige a troca pelo seu aliado (referindo-se a Bucky, para reforçar as acusações sobre ele), ou a Estátua da Liberdade seria destruída. Apesar do apelo do réu, o juiz não cede às ameaças.

Porém, apesar de se comportar exemplarmente, Bucky não vai deixar Natasha e Sam pagarem por seus crimes. E, ironicamente, com a ajuda de Faustus, consegue fugir. Não por sua liberdade, mas para evitar que uma desgraça a mais pese sobre seus ombros.

Steve tenta impedir os planos de Pecado a sua maneira, mas, durante novo uso da imprensa para seus propósitos, ela e o Master Man são atacados por Bucky, mais uma vez trajado como Capitão América. Rogers e Sharon chegam em seguida. Em uma sequência inspirada no primeiro desaparecimento de Bucky, Pecado acaba escapando, triunfante, pois o ataque que fez a imagem de seus adversários acabou com qualquer chance de defesa. Mas Barnes não se arrepende.

Capitão América

Baseando-se na necessidade de traçar limites nas concessões feitas aos atos dos heróis, a promotoria parece ter o ganho de causa. Mas o juiz reconhece o serviço feito pelo réu, e mesmo o sentenciando a 20 anos de cadeia, reverte a pena no tempo que serviu e vem servindo o país. Esse julgamento termina, mas não os fantasmas do passado.

Ainda no tribunal, Bucky é abordado por oficiais russos. Ele agora precisará responder, do outro lado do mundo, onde já foi condenado por crimes contra o Estado russo. A volta ao frio do leste, onde nasceu o Soldado Invernal, aguarda Bucky Barnes.

João

comments powered by Disqus