terça-feira, 1 de maio de 2012

Maratona 616 - 10 Histórias dos Vingadores

*Artigo escrito por nosso redator, Leo Florentino

Maratona616

Depois de tantas listas em nossa maratona dos Vingadores, não podia faltar aquela que juntaria as melhores histórias do grupo. Porém, selecionar apenas 10 em quase 50 anos de revistas do grupo é um trabalho difícil, mas tentamos. Vamos ao nosso Top 10 Histórias do grupo:

10- Noites de Wundagore

Escrita por David Michelinie, Mark Gruenwald e Steven Grant e ilustrada pelo mestre John Byrne, a história joga uma luz no passado de Mercúrio e Feiticeira Escarlate. O homem que os criou aparece e eles acabam numa jornada à montanha Wundagore, onde aprendem sobre seu passado, inclusive que seu pai, o que foi bombástico na época, é Magneto.

Maratona616

A história segue com Wanda tendo que lidar com uma possessão demoníaca e como Capitão América tendo que driblar a autoridade de Peter Gyrich, supervisor governamental dos Vingadores na época, telefonando para o presidente dos EUA em pessoa, apenas para conseguir ir até Wundagore ajudar os gêmeos Maximoff.

9- A Mudança da Velha Ordem

Presente em Avengers 16 e de autoria de Stan Lee e Jack Kirby, essa história mostrou como os quadrinhos da Marvel eram inovadores e imprevisíveis nos anos 60. Após uma batalha rotineira, a Vespa comenta que seria bom ter um tempo de folga e, logo depois, todos os membros fundadores dos Vingadores deixam a equipe. Mas não sem antes pedir a Namor (que há pouquíssimo tempo havia atacado a superfícia na revista do Quarteto Fantástico) para que se juntasse ao grupo, o que não acontece.

Maratona616

Os Vingadores aceitam os pedidos de 3 ex-vilões para entrarem na equipe: Gavião Arqueiro, Mercúrio e Feiticeira Escarlate. Liderados e integrados pelo Capitão América, eles passam a ser os Vingadores.

8- A Saga de Korvac

A saga cósmica começa com os Guardiões da Galáxia chegando à Terra para buscar ajuda e também conta com participação de vários outros heróis, como Capitão Marvel, Dr. Estranho e Homem-Aranha.

Maratona616


A história gira em torno de Korvac, um ciborgue deslocado no tempo que tornou-se um semi-deus após encontrar a nave abandonada de Galactus. Junto de sua amada Carina, o incomum vilão representa grande ameaça, e os heróis necessitam de auxílio cósmico para lidar com ele. Elementos esses que geram uma história bem interessante.

7- Motim

Em meados de 2004, os Vingadores sofreram um baque gerado pela perda de controle e surto psicológico da Feiticeira Escarlate, o que resultou no fim da equipe. Pouco tem depois, um blecaute criminoso facilita uma fuga em massa da Balsa, prisão para super-vilões localizada em Manhattan. Diferentes super-heróis aparecem no local e lutam juntos para conter a ameaça. O ocorrido acaba levando o Capitão América e o Homem de Ferro (presentes na luta) a convidarem aquele a se tornarem Novos Vingadores.

Maratona616


Com membros clássicos e outro fortes personagens nunca antes associados à equipe, como Luke Cage, Sentinela, Homem-Aranha e Wolveirne, o grupo, marca do trabalho de Brian Micheal Bendis, revolucionou a imagem dos Vingadores, que andavam com cara de ultrapassados na época, e gerou toda uma nova geração de fãs.

6- A Queda de Hank Pym

Escrita por Jim Shooter em 1981, a saga não foi uma história linear em todo seu conjunto, mas foi sendo desenvolvida por quase 20 edições. A história tem grandes qualidades e vai além de super-poderes e batalhas épicas, do bem e do mal. Trata-se da história de um homem. Hank Pym sempre teve seus momentos de instabilidade, porém dessa vez, sob grandes estresse, acabou cruzando a linha da vilania e teve que responder por seus atos em julgamento.

Maratona616


O momento mais marcante da saga é quando Pym dá um tapa na Vespa, sua esposa. Violência doméstica que não é bem encarada, acabando em divórcio e com Janet tomando a posição de líder dos Vingadores. Pym acaba se redimindo ao derrotar sozinho os Mestres do Terror, apenas para deixar seu uniforme e seguir para uma vida civil comum. Uma história com tantos elementos delicados e bem-colocados mostra que os Vingadores e os personagens Marvel são pessoas, falíveis e que precisam lidar com consequências do que fazem.

5- Vingadores Eternamente

Escrita por Kurt Busiek e Roger Stern e desenhada por Carlos Pacheco e Jesus Merino, a saga é um dos épicos mais recentes dos Vingadores. Com o grupo viajando no tempo para salvar o fluxo do tempo, a saga passa por vários momentos da história da equipe, um prato cheio para os fãs de longa data que não atrapalha os leitores novos.

Maratona616


Ao fim da longa viagem, os heróis enfrentam o vilão Immortus, juntamente de uma horda de Vingadores do passado, presente, futuro e realidades alternativas, num momento pra lá de épico.

4- Under Siege
(Sem tradução oficial, mas mostra a Derrota pelos Mestres do Terror)

O Barão Zemo decide montar uma nova equipe de Mestres do Terror, mas dessa vez ele decide fazer direito. Juntando um número maior de vilões que o de heróis e tendo em seu grupo vilões poderosos a ponto de enfrentarem até mesmo Thor em par de igualdade, Zemo pega os Vingadores desprevidos em seu lar, e os faz passar por um dos momentos mas traumáticos de sua história.

Maratona616


Os heróis são superados e torturados pelos vilões, Hércules é deixado em coma e até o mordomo Jarvis é severamente agredido, com o Capitão América sendo forçado a assistir. Apenas a Vespa consegue escapar e organizar uma força de contra-ataque com Vingadores reserva, que fecham o cerco à Mansão dos Vingadores.

Os heróis conseguem expulsar os Mestres do Terror, mas incineram seu lar no processo e são deixados em pedaços, com membros deixando a equipe principal, Hércules e Jarvis hospitalizados, nas ruínas de sua mansão. A história termina com o inabalável Capitão América chorando, ao descobrir que a foto que tinha de sua mãe foi arruinada, a última conexão que ele tinha com sua vida passada.

3- Guerra Civil

O maior clássico da história recente dos quadrinhos. A história, que envolveu todo o universo Marvel, teve seu centro nos Vingadores. Após a destruição de uma escola causada pela tentativa dos Jovens Guerreiros de fazerem um bom episódio para o seu reality show provocando vilões em seu esconderijo, os EUA aprovaram a Lei de Registro de Super-Humanos, que trabalhariam regulamentados pelo governo. A divergência de opiniões dividiu a comunidade super-heróica, com o Homem de Ferro à frente dos pró-registro e o Capitão América, agora na clandestinidade, liderando os heróis que eram contra.

Maratona616


A saga, recheada de momentos estonteantes e com clima de "tudo pode acontecer" termina com a rendição do Capital, quando ele percebe que o povo de seu país não está do seu lado. Algemado, no dia de seu julgamento, o Capitão é baleado na porta do tribunal e acaba morrendo. A tragédia instaura um clima ainda mais pesado no universo Marvel, com um pesaroso Homem de Ferro liderando os heróis registrados, enquanto uma minoritária equipe de Vingadores clandestina liderada por Luke Cage seguia na luta pelos ideias do Capitão América.

2- A Guerra Kree-Skrull

Um dos maiores clássicos dos Vingadores, a saga escrita por Roy Thomas em 1971 marcou época e é relembrada até hoje. Thomas assumiu o título em 1966, com a saída de Stan Lee, e desde então vinha introduzindo elementos que são até hoje alguns dos mais fundamentais nos Vingadores. A Guerra Kree-Skrull é o encerramento em grande estilo de sua fase.

Maratona616


As duas grandes raças alienígenas do Universo Marvel tem sua rivalidade revelada e entram em guerra. O motivo? Ambos investiam na conquista da Terra, ao mesmo tempo. Com participação especialíssima do Capitão Mar-Vell, a história se desenrola com integrantes e aliados dos Vingadores sequestrados e uma ofensiva icônica de um pequeno grupo vingador, sozinho numa nave emprestada, contra as hordas kree e skrull.

Um fim é posto à guerra com ajuda da Inteligência Suprema Kree, que revela que as duas raças decidiram dominar à Terra porque ambas haviam chegado a seus àpices evolutivos e, inconscientemente, sabiam que a humanidade logo as superaria. A Guerra Kree-Skrull foi o primeiro épico dos Vingadores.

1- Encontrando o Capitão América

Os Vingadores, em sua quarta edição de existência, encontraram o elemento que lhes faltava, passaram pelo momento que os definiu, encontraram o líder que eles nem sabiam que teriam. Em um dos momentos de revolta de Namor, ele arremessou contra seus inimigos um pedaço de gelo do Ártico que continha o corpo em animação suspensa do Capitão América, o clássico herói anterior à era Marvel que nascia.

Maratona616

Os Vingadores o encontram e cuidam do seu corpo em estado de degelo. Quando o herói desperta, luta contra seus futuros amigos num típico desentendimento da Marvel e acaba juntando-se à equipe, no lugar do Hulk, que acabara de deixar o grupo. O Capitão América é ajudado pelos Vingadores em sua adaptação ao novo mundo e torna-se o maior símbolo da equipe.

Aí está o top 10 das histórias dos Vingadores, com alguns dos momentos mais importantes da equipe. Mais uma forma de homenagear e celebrar os Vingadores e a estréia de seu filme. Avante!

Léo

comments powered by Disqus