terça-feira, 30 de outubro de 2012

A Disney comprou a Lucasfilm! E daí?

Disney, Lucasfilme e Marvel

Não, não estou desdenhando do anunciado acerto entre a The Walt Disney Company e a Lucasfilm, em um negócio que ultrapassa os quatro bilhões de dólares. Vamos lá, isso já foi anunciado (e lamentado) em uma porção de sites e redes sociais por aí. Inclusive, de imediato se prometeu um 'Star Wars' episódio VII em 2015, e muitos outros. Mas a pergunta é: o que isso tem a ver com a MARVEL?

A princípio, nada. Mas, claro, não podemos ignorar que a nova dona da Lucasfilme é a mesma empresa que há três anos comprou a Marvel. Ainda assim, a chance de vermos um filme 'Avengers vs Star Wars' é (pelo amor de Stan Lee) inexistente. Então a relação se dá apenas no campo empresarial? Na verdade, não.

Disney, Lucasfilme e Marvel

Mal foi anunciada a aquisição da Lucasfilm, entre reclamações antecipadas de uma possível mancha na filmografia do universo Star Wars, alguns olhos se voltaram para uma das editoras 'independentes' de HQs nos EUA, a Dark Horse Comics. Por quê? Porque ela é a editora que publica várias séries relacionadas ao universo expandido de Guerra nas Estrelas, tanto de histórias anteriores como posteriores aos seis filmes já produzidos. O que quer que venha a ser apresentado nas novas produções, provavelmente a fonte essencial será esse conjunto de publicações.

Disney, Lucasfilme e Marvel

Claro, sendo a Marvel propriedade da Disney (e a Marvel já publicou HQs de Star Wars no passado), muitos creem que a parceria com a Dark Horse estaria ameaçada. Em matéria publicada no Comic Book Resources, o presidente da editora, Mike Richardson, afirmou que a Dark Horse e a LucasFilm têm uma parceria sólida há mais de 20 anos, tendo produzido múltiplos personagens e histórias que são agora parte do universo Star Wars. Com relação ao que pode acontecer, foi vago, dizendo: "'Star Wars' estará conosco no futuro próximo. Obviamente essa compra muda um pouco o cenário, então teremos que ver o que signficará no futuro (a longo prazo)."

Ou seja, sem possibilidade de afirmar como será a relação da Lucasfilm com os novos 'patrões', Richardson, sob uma diplomática segurança, parece temer pela perda dessa fatia do mercado de HQs, o que poderia fazer com que Star Wars fosse integrado às publicações Marvel. Aguardemos.

João

comments powered by Disqus