quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Fest Comix 2012 traz grandes anúncios Marvel para 2012 e 2013

Este final de semana, aconteceu em São Paulo a edição anual da Fest Comix, um dos grandes eventos nacionais na área de quadrinhos e afins. Como de costume, teve muita coisa legal por lá, palestras muito legais de roteiristas e desenhistas de todos os estilos e de todos os cantos do Brasil (e da Itália, e da Coreia do Sul, e da Inglaterra...), concurso de cosplays, lançamento oficial da graphic novel do Astronauta (personagem clássico de Mauricio de Sousa), flash mob de "Gangnam Style" (tem algum lugar onde não toca essa música??)... mas nós sabemos que, neste site, todo mundo quer saber mesmo é da palestra sobre as séries da Marvel. Pois bem, novidades não faltaram!


A palestra foi realizada no sábado, pelos editores Fernando Lopes, Rogério Saladino e Paulo França. Os primeiros assuntos: Homem-Aranha e X-Men. Para o herói aracnídeo, a grande novidade vem não em sua versão normal, mas na linha Ultimate: em 2013, veremos a estreia de Miles Morales, o novo Homem-Aranha, que substitui o falecido Peter Parker. E mesmo ainda nem tendo estreado, Miles estrela outra grande novidade para o ano que vem: o primeiro crossover entre a linha Ultimate e a linha "616" (o universo tradicional da Marvel), em que o novo Homem-Aranha Ultimate encontrará o Peter Parker da Terra-616: trata-se da minissérie Homens-Aranha, bastante recomendada pelos editores.


A "trindade Marvel" da Fest Comix 2012: Paulo França, Fernando Lopes e Rogério Saladino


Os X-Men não ficam atrás em termos de novidades: ainda em 2012, teremos o Cisma, minissérie que mostrará uma ruptura entre os heróis mutantes, centrada nas divergências entre Ciclope e Wolverine. Para 2013, fica o encadernado Ecos do Amanhã, último arco dos X-Men roteirizado pelo revolucionário Grant Morrison. Mas estas novidades são café pequeno para os X-Men perto de outro grande anúncio, sobre o qual falaremos mais adiante...


Danielle Moonstar (excelente cosplay, não acham?): de que lado ela ficará no Cisma?


Para os Vingadores, tempos difíceis virão após a saga A Essência do Medo, quando Norman Osborn sairá da prisão e causará uma bela dor de cabeça à equipe, em arcos paralelos dos Vingadores e dos Novos Vingadores. Falando em Osborn, quem se deu bem na área dos encadernados para 2013 foram os Vingadores Sombrios, que terão o começo da série de mesmo nome coletado (roteiro de Brian Michael Bendis e arte de Mike Deodato Jr.) e relançado no Brasil. Antes disso, em novembro deste ano, sairá Os Vingadores - Especial 2, com a conclusão épica de A Cruzada das Crianças, história em que a Feiticeira Escarlate volta ao centro das atenções no universo Marvel. E esta história também tem a ver com o grande anúncio comentado acima...



Que grande anúncio é este? Nada menos que o grande evento da Marvel no Brasil para 2013: Vingadores vs. X-Men! Sim, as duas equipes entrarão em rota de colisão, numa guerra em que os três palestrantes disseram ver paralelo somente em relação à minissérie Guerra Civil, pela grande abrangência de seus acontecimentos, pela seriedade do conflito (que promete dividir leitores - os próprios editores parecem estar divididos entre os dois lados da guerra) e pelas consequências que trará não só para os Vingadores e para os X-Men, mas para todas as séries da Marvel. E não pensem que demorará para essa história ser publicada no Brasil: ela já está confirmada para o primeiro semestre de 2013.


Vingadores vs. X-Men: confronto de proporções épicas!


Saindo das séries regulares, os colecionadores de encadernados não têm do que reclamar para 2013: pra começar, nada menos que Paraíso X, conclusão da trilogia iniciada em Terra X e continuada em Universo X, que mostra um futuro apocalíptico do universo Marvel escrito por Alex Ross - e, se entendemos direito, quem deixou passar os encadernados anteriores da trilogia terá nova chance para adquiri-los, em formato de luxo! Na linha Noir, é a vez de Demolidor Noir e Justiceiro Noir ganharem seus encadernados; o Justiceiro, aliás, também ganhará um encadernado de uma minissérie mais "hardcore" da linha MAX, em que os fãs do personagem poderão ver Frank Castle sem as limitações tradicionais de violência que acontecem em suas histórias tradicionais. Já o Demolidor terá a publicação de sua nova fase pelo roteirista Mark Waid, em lançamento especial.


Caveira Vermelha, Mercenário e Deadpool (que pode não ser vilão mas também não é exatamente a companhia mais segura do mundo) reunidos no mesmo local? Corram para as colinas!!


Outro encadernado, este um tanto inusitado, é o da minissérie Doutor Estranho & Doutor Destino: Triunfo e Tormento, considerada por muitos como uma das melhores histórias envolvendo Victor von Doom. E, saindo dos personagens tradicionais da Casa das Ideias, vêm aí encadernados das séries Nêmesis (cujo protagonista foi definido no exterior como uma espécie de "Batman do mal", num mundo desprovido de super-heróis), de Mark Millar e Steve McNiven, e Casanova 1: Luxúria, de Matt Fraction e do brasileiro Gabriel Bá.


Nêmesis, criação de Mark Millar, está entre os encadernados anunciados para 2012 e 2013


Infelizmente, nem todas as notícias são boas: as revistas Deadpool e Grandes Heróis Marvel terão sua publicação interrompida no Brasil, a fim de verificar os resultados que a forma de publicação destas revistas teve no Brasil e definir se o formato se mostra viável ou não. Em compensação, a fim de evitar a defasagem de publicação das histórias no Brasil em relação aos Estados Unidos (onde a Marvel vem publicando mais de uma edição de várias de suas séries por mês), veremos temporariamente um aumento de páginas em algumas revistas, bem como a publicação de mais edições especiais com histórias fechadas. Ah, e não pensem que a Biblioteca Histórica Marvel está esquecida: haverá pelo menos mais um encadernado dessa linha no ano que vem, embora ainda não saibamos que série aparecerá nela desta vez.


Aranha Escarlate em ação na Fest Comix 2012.


Enfim, como podem ver, 2013 vem aí com tudo, e mesmo neste final de 2012 ainda teremos novidades nas prateleiras (e estes foram só os anúncios que nós conseguimos memorizar - é a idade, sabem como é... leitores que estiveram na Fest Comix, se virem que deixamos escapar algum lançamento anunciado, por favor nos avisem!!). Já estão ansiosos? Porque nós definitivamente estamos!


Alguém realmente achava que eu não aproveitaria a oportunidade pra colocar uma imagem da Psylocke aqui no meio? No caso, estatuetas dela, da Viúva Negra e Gata Negra que estavam entre os diversos materiais em exposição na Fest Comix 2012


E pra quem quiser ver mais fotos da Fest Comix 2012, é só clicar aqui!

Fernando Saker (já fazendo suas economias pros novos encadernados da linha Noir)

* Agradecimentos ao Coveiro, que coordenou todas as palestras da Fest Comix 2012, tirou todas as fotos que ilustram este texto e mesmo com toda a correria foi quem lembrou de boa parte das informações dadas neste texto!

comments powered by Disqus