segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Hulk Selvagem: Os mutantes e o monstro


Anos atrás, o Professor Charles Xavier e os X-Men originais repeliram uma raça alienígena hostil chamada Z´nox. O esforço despendido pelo Professor X foi tão grande que ele entrou em coma. Desesperados, os seus alunos recorreram a Bruce Banner, o Incrível Hulk, que criou um dispositivo para se livrar do Golias Verde e o utilizou para restaurar a mente de Xavier. Agora, este quer retribuir o favor e livrar Banner de sua maldição gama. Este é o ponto de partida do novo título Savage Hulk que, à maneira de Savage Wolverine, traz o personagem em histórias não diretamente ligadas a sua cronologia atual, mas sempre com criadores de destaque. O seu primeiro arco se chama "O Homem Interior", escrito e ilustrado por ninguém menos que Alan Davis, que abrangeu os números de Savage Hulk #1 a #4. Aqui, ele foi publicado em Vingadores - Os maiores heróis da Terra #1 a #4 pela Panini. 

O Hulk é novamente atacado pelo exército comandado pelo implacável Major Glenn Talbot. Xavier envia os X-Men para encontrar o monstro enquanto ele, Alex Summers e Lorna Dane fazem os últimos preparativos no laboratório do atormentado cientista, situado no deserto de Nevada. Xavier acredita que a máquina que o curou pode funcionar adequadamente para Banner se um "componente telepático" for utilizado. Todos esses movimentos não passam despercebidos por um dos mais terríveis inimigos do Hulk, o Líder, que observa tudo à distância.

Os mutantes pousam o jato Pássaro Negro em um local próximo de onde captaram uma leitura gama. Mas o que eles encontram lá é outra criatura irradiada, o Abominável.



Jean Grey usa sua telepatia para descobrir que ele e o Hulk estavam brigando entre si, mas foram interrompidos pelo exército norte-americano. Os dois fugiram, mas agora se reencontraram para terminar o que havia começado, com os X-Men no meio. A luta entre eles é brutal, mas definitiva. O Hulk derrota o seu adversário e o arremessa em direção a um tanque do exército, sendo aprisionado pelos militares logo em seguida.

Com o combate terminado, Jean Grey consegue acalmar telepaticamente o monstro, que volta à forma de Bruce Banner. Ele é trazido de encontro a Xavier, que lhe pede que se sente em uma espécie de divã acoplado a seu dispositivo. Ele é ativado e Xavier conduz telepaticamente o procedimento. O monstro no interior de Banner resiste e todo o corpo dele se vê envolto por energia gama. Jean resolve intervir, mas o resultado é desastroso: as energias se voltam na direção dela, que se transforma em uma espécie de "X-Hulk".



A metamorfose aumentou exponencialmente os poderes telepáticos e telecinéticos da jovem. Mesmo assim, Jean se adapta à nova situação rapidamente, mas Xavier não gosta do que vê e pede a ela que seja examinada. A jovem se recusa e os outros X-Men a apoiam, controlados mentalmente por ela. O tenso diálogo é interrompido pelo ataque do exército humanoide do Líder. Banner retira Xavier da confusão, sob protestos deste. Ele ordena a seus alunos, telepaticamente, que recuem. Banner consegue "ouvi-lo" e Xavier percebe que os dois ainda compartilham pensamentos entre si.

De repente, Xavier se vê no interior da mente conturbada de Bruce, onde não é nada bem-vindo. Apesar disso, eles conseguem se comunicar. Bruce lhe explica que seu cérebro ficou sobrecarregado pela máquina. O Hulk foi desafiado por ela, o que fez com que ele se fortalecesse. Ao mesmo tempo, a mente de Banner se fortaleceu ainda mais para contê-lo, numa espiral "desenfreadamente agravante". Xavier insiste ainda em ajudá-lo, mas Bruce o alerta que seus alunos podem estar correndo perigo. O Professor X retorna ao corpo físico, apenas para perceber que ele e seus alunos foram aprisionados pelo Líder e que Bruce se encontra novamente ligado ao dispositivo. O vilão revela a Xavier que pretende drenar a energia gama que está em volta de seu amigo e tomá-la para si. 


O Líder pressiona Xavier para que ele explique o procedimento telepático que realizou e o que está acontecendo com Banner. Ele reluta em dizê-lo e o Líder, em represália, começa a torturar o Anjo. Ao presenciar isso, Banner dispara uma rajada telecinética de energia gama resultante do aumento de sua capacidade mental para conter o Hulk. Na confusão, os X-Men se libertam e o Líder ordena que seus humanoides matem todos e preservem o dispositivo. 

O excesso de energia gama faz com que Banner se transforme no Hulk, mas com absoluto controle dele e logo percebe que não era exatamente o Líder que se encontrava ali, mas um robô. Usando sua recém-adquirida telecinese, Banner dispara uma rajada de energia até o esconderijo do vilão, destruindo-o. Em seguida, ele se aproxima do dispositivo que deveria curá-lo e o esmaga. Isso faz com que Banner perca o seu domínio sobre o monstro, o que faz com que este tenha uma capacidade telecinética equivalente à sua força. Os X-Men e seu professor batem em retirada e o Hulk fica para trás, lutando contra os humanoides do Líder. Uma nova rajada telecinética, que se faz visível a longa distância, faz com que uma montanha desabe sobre ele.

Quando o Hulk emerge dos escombros, os mutantes percebem que esse ataque do monstro exauriu o excesso de poder que ele tinha, voltando a ser apenas um "gigante verde assustadoramente comum". Ele avista seus aliados e dá um salto em direção a eles, mas sua atitude demonstra que ainda está extremamente furioso. Xavier toma à frente e pede a seus alunos que permaneçam calmos, enquanto encara fixamente o Hulk.


Após intermináveis momentos de tensão, o monstro solta um rugido e abandona o local com outro salto. Xavier se frusta por não ter ajudado Banner como gostaria. Seus alunos o amparam e o agradecem por tê-los salvo do Hulk. Xavier responde que não foi ele, mas Banner, "o homem dentro do monstro", que os salvou. 

Sempre gostei muito dos desenhos do Alan Davis. Sua parceria com o arte-finalista Mark Farmer, presente neste arco, é de longa data. É alguém que soube evoluir seu traço e narrativa de maneira consistente através dos anos. Neste arco de histórias, trabalhou em alto nível. Gostaria de destacar a cena acima em "página dupla", em que Xavier encara o Hulk diante dos seus alunos, simplesmente sensacional. Como escritor, ele não quis complicar e apresentou uma história despretensiosa, capaz de evocar nostalgia em leitores veteranos, com a utilização de vilões "clássicos" do Hulk como Talbot, Líder e o Abominável. A história talvez não agrade tanto a leitores mais jovens, mas não se pode censurá-los por isso, já que as histórias que remontam a esse arco foram publicadas originalmente há perto de quarenta anos atrás. 

Por último, gostaria de agradecer à Panini por publicar mais um título do Hulk no Brasil. Ele é um personagem popular e nunca há tantas histórias dele como seus fãs gostariam, fora as que nunca saíram por aqui. Felizmente, a Marvel tem dado mais espaço pra ele desde que foi reintegrado aos Vingadores. Influência dos filmes, certamente. 

C@rlos

comments powered by Disqus