quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Novíssimos Invasores: Invadindo o presente

MARVEL NOW NOVA MARVEL JAMES ROBINSON STEVE PUGH ALL-NEW INVADERS 1 2 3 4 5 NOVÍSSIMOS INVASORES UNIVERSO MARVEL 19 20 21 22 23

A receita inicial para os Novíssimos Invasores era promissora – pegue os Invasores Originais, coloque-os em aventuras modernas que mantêm relação com seu glorioso passado, tudo na mão de um roteirista que se especializa em atualizar personagens da era de prata, JAMES ROBINSON. O primeiro arco resultante desse plano se desenrolou da edição 19 à 23 da revista Universo Marvel, o que tomou os meses de março a julho desse ano. Enquanto o arco ligado à saga Pecado Original se conclui, vamos falar dessa primeira história.

Robinson, como disse, é aquele roteirista que procuram quando querem histórias regadas a um saudosismo sadio, que pega elementos ainda vivos de histórias e personagens do passado e os traz aos dias de hoje ainda com bastante qualidade. E a trama que ele tece para os quatro membros mais ilustres dos Invasores, heróis dos tempos da Segunda Guerra Mundial, o primeiro grupo liderado pelo Capitão América, que conta ainda com o Soldado Invernal, Namor e o Tocha Humana original, literalmente reinventa parte do seu passado.

Com o Tocha Humana tentando viver uma vida consideravelmente tranquila, um segredo do passado dos Invasores, envolvendo o entrelace da banda mística do nazismo com os asgardianos e os Krees traz à baila uma poderosa guerreira da raça alienígena, que caça os quatro membros atrás de uma poderosa arma da qual acreditavam terem se livrado.

Adicionando um quinto elemento conhecido desse passado, o Visão original – o alienígena Aarkus, a história peca um pouco pelo excesso de retcons e por algumas explicações um pouco afobadas do porquê de tal segredo ter permanecido escondido por tanto tempo. Além disso, pelos elementos místicos, míticos e de sci-fi espacial, definitivamente não é uma história tradicional dos Invasores. Mas a dinâmica elaborada por Robinson entre os quatro protagonistas da série supera essas limitações ou implicâncias que podemos ter.

A arte de STEVE PUGH – como Robinson, outro vindo da DC comics – ajuda e muito! Apesar de dar o toque moderno necessário à atualização planejada, mantém um ar épico para a história com uma arte consistente e repleta de detalhes.

MARVEL NOW NOVA MARVEL JAMES ROBINSON STEVE PUGH ALL-NEW INVADERS 1 2 3 4 5 NOVÍSSIMOS INVASORES UNIVERSO MARVEL 19 20 21 22 23

O desfecho é o esperado, pois, afinal, é uma história clássica. Porém abre uma gama de possibilidades para o Tocha Humana, talvez o personagem menos conhecido pelas recentes geração de leitores, que até então vinha sem um rumo certo na vida. O convite feito por Steve Rogers parece de fato ideal para que isso acabe, e só nos resta esperar para ver se a ideia dará certo.

E a seguir, Pecado Original!

João

comments powered by Disqus