quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Tempestade: O Retorno da Deusa


Rainha dos Ventos. Deusa. Ladra. Ela é conhecida por muitos nomes, mas Ororo Munroe atende principalmente por Tempestade, membro da equipe dos X-Men, mutantes que protegem um mundo em que são odiados e temidos. Isso não impede que ela assuma algumas missões de caráter pessoal, como veremos a partir de agora em sua própria série, Storm, escrita por Greg Pak e desenhada por Victor Ibañes, Scott Hepburn e David Baldeon. Os três primeiros números lançados nos EUA foram publicados aqui em X-Men Extra #16 a #18 pela Panini.

A primeira de suas missões foi impedir que um tsunami devastasse o litoral da nação de São Marcos. Por incrível que pareça, isso foi mais fácil do que lidar com a política anti-mutante do país. Hank McCoy, o Fera, monitora os acontecimentos à distância e consegue impedir que Ororo cause um embaraço diplomático com um comandante militar. Ela não gosta da ideia de deixar os refugiados aos cuidados das autoridades locais, mas volta para a Escola Jean Grey para Estudos Avançados.

Ao chegar, ela precisa lidar com uma aluna, Marissol Guerra. A jovem, chamada de "Podre" pelos colegas, fez brotar uma série de fungos no refeitório da escola. Ela questiona Ororo de maneira rude sobre a ideologia da instituição e diz que quer voltar para casa, no México. Ororo não gosta da conversa, em que é chamada de "vendida", e faz desabar uma pequena tempestade no refeitório e manda que ela limpe a bagunça.  

À noite, ele decide voltar por conta própria para São Marcos e descobre que o mesmo comandante militar está realocando os moradores contra a vontade deles para atender aos interesses da corporação Suncorp, que quer construir um "resort". O homem a ameaça com uma arma e ela decide dar um basta na situação, à sua maneira.


Fera toma ciência de que algo sério ocorreu naquele país e tenta contornar politicamente a situação, mas nada mais resta a fazer quando ele vê no noticiário que Tempestade foi a responsável por tudo. Marissol acompanha o assunto com desdém, mas Ororo surge de repente e diz a ela que "sente muito". Em seguida, Ororo decide levar a jovem de volta para sua família. Marissol fica tão feliz por estar de novo em casa que deixa um rastro de flores atrás de si.

Quando Ororo retorna para os EUA, ela se encontra com Logan e ambos conversam sobre seu relacionamento amoroso e os acontecimentos recentes. Ao se despedirem, Ororo vê afixado num poste o retrato de uma adolescente desaparecida. Ela se lembra de quando ficou órfã ainda criança e decide encontrar a jovem. Ororo pede ajuda ao Fera e este descobre que houve três outros desaparecimentos relacionados ao que ela investiga.

A trilha leva Ororo aos túneis do metrô e lá ela encontra uma antiga rival, Calisto, que antigamente era a líder dos mutantes conhecidos como Morlocks, até ser deposta pela Rainha dos Ventos anos atrás. As duas começam a lutar entre si, mas Ororo é atingida por trás e fica atordoada. Algumas pessoas se encontram ali próximas e Calisto ordena que elas se dirijam a um abrigo. Ororo se recupera e invade o local à força. 


Ali, ela encontra a jovem desaparecida que procurava e várias outras que, de vontade própria, decidiram fugir de uma realidade cruel e se abrigar no subterrâneo aos cuidados de Calisto. Ororo se lembra novamente de sua infância, em que era também uma criança abandonada e decide deixá-las em paz, mas pede que Hank continue monitorando o grupo à distância.

Ororo recebe um convite de sua terra natal, o Quênia, para assistir ao lançamento de uma tecnologia capaz de fazer chover no deserto. Ela não resiste ao convite e vai para lá. Sua primeira parada é justamente o altar em que ela era adorada como uma deusa que atendia às preces por chuva dos habitantes da região. Ela encontra no local Esther Shira, uma senhora idosa que a reconhece e seu filho Noah. Como antigamente, a região enfrenta uma grave seca e ainda teve sua irrigação cortada por uma cidade vizinha. Os três se dirigem a uma aldeia nas proximidades e Ororo percebe que foi convidada por Forge. o inventor, que tenta ajudar os aldeões. 


Eles têm um passado complicado, pois além de terem sido namorados, Forge foi o responsável pela perda de seus poderes climáticos por um longo tempo. Forge mostra a Ororo o seu dispositivo e ele parece promissor, mas ainda precisa ser calibrado e Forge pede a colaboração dela nesse objetivo.

Os dois começam o procedimento e Ororo, mesmo em dúvida sobre as reais intenções de Forge, faz o que ele pede e a calibragem é bem sucedida. Noah resolve tomar o equipamento à força e Forge resiste, até que Ororo põe fim à discussão e reduz o aparelho em pedaços.


A mãe de Noah o xinga de burro, mas Ororo diz que o que moveu suas ações não foi burrice, mas desconfiança. Ela sugere que Noah e Forge trabalhem juntos para reconstruir a máquina e que ambos aprendam a confiar um no outro, sem atitudes extremadas. Forge pede a Ororo que ambos sejam amigos novamente e ela diz que se ele permanecer lá durante um ano, talvez isso possa acontecer.

Para mim, foi uma agradável surpresa o início desta série da Tempestade. Greg Pak empregou de maneira hábil vários elementos da mitologia da personagem e resgatou outros que tiveram impacto na vida dela, como Forge e Calisto. Trata-se de um entretenimento honesto, sem maiores pretensões, que cumpre bem o seu papel. Gostei também do Fera ser a "voz da consciência" de Tempestade e isso rendeu bons momentos na interação entre os dois.

Gostei dos desenhos de Victor Ibañes, que desenhou as duas primeiras edições com um traço de aspecto realista bem interessante. Scott Hepburn e David Baldeon, responsáveis pela terceira edição, fizeram um trabalho competente mas próximo demais daquilo que se viu tantas vezes nas histórias dos X-Men. 

C@rlos

comments powered by Disqus