segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Zack Snyder levando uma voadora do Soldado Invernal


Sabe aquelas velhas frases do tipo "era melhor você ter ficado calado" ou "você podia dormir sem essa"? Pois elas se aplicam ao diretor Zack Snyder, de "Batman vs. Superman". Ao ser perguntado sobre a longevidade dos filmes de super-heróis, o contestado diretor afirmou que os filmes da DC serão superiores e não apenas o que classificou como "o Homem-Formiga da semana". Pois o ator Sebastian Stan, o Bucky/Soldado Invernal, não deixou barato e em entrevista ao Collider deu sua resposta a Zack Snyder: 

"Sabe, estou sentado aqui te ouvindo e pensando 'Será que quero disparar algumas coisas na DC e no Zack Snyder?'. Eu li alguns daqueles comentários em que ele fala sobre 'Batman vs Superman', não consigo lembrar onde... Algo como 'Não será só mais um Homem-Formiga da semana'. E eu fiquei tipo, 'Oh, obrigado Zack. Isso é ótimo, o caminho para algo original'. Mas vou dizer que ainda estamos fazendo algo bem original, da nossa própria maneira. Os (irmãos Anthony e Joe) Russo estão chegando e pegando pessoas para moldar e transformar de formas novas. Eles não estão tentando imitar Christopher Nolan de uma forma melhor, ou algo assim"

Sebastian Stan ainda falou que seu personagem, o Soldado Invernal, terá bastante destaque na Guerra Civil e que apesar de ter tantos personagens envolvidos, o novo filme da Marvel Studios terá como foco o Capitão América:

"Na minha opinião, meu personagem ganhou somente uma introdução em 'Capitão América -  O Soldado Invernal'. Tivemos uma prévia daquele cara, mas teremos muito mais na Guerra Civil. E estou agradecido por isso. Eu sei que todos estão tratando o filme como se fosse um 'Vingadores 2.5', e há algum elemento disso mas, no final de tudo, ainda é um filme do Capitão América. É diferente de Vingadores, definitivamente algo próprio, e que se conecta com o filme 'Soldado Invernal' e há o carimbo dos (Irmãos) Russo por todo o filme".


E falando em caras com talentos questionáveis que resolveram criar polêmica, temos o "ator" Jason Statham, que há alguns meses criticou o modo de se fazer filmes de super-heróis, em especial da Marvel: 

“Muitos dos filmes de ação modernos que eu vejo, Marvel e essas coisas, eu acho que qualquer um pode fazer isso. Eu não tenho ambição. Quero dizer, a minha vó poderia colocar uma capa e ficar em frente a uma tela verde e ter dublês fazendo toda a ação por ela. Qualquer um pode fazer isso. Eu quero dizer, se acomodar em dublês e telas verdes e orçamentos de 200 milhões de dólares é fácil, tudo é criado por CGI. Pra mim, isso não é autêntico. Eu sou inspirado na velha guarda, nos caras que faziam de tudo.”

Em entrevista no programa de Conan O'Brien, Paul Bettany, o Visão, comentou a declaração de Statham:

"Statham é brilhante no que faz. Eu não seria capaz de fazer o que ele faz. Eu tento fazer o máximo das acrobacias que eu puder, mas há momentos em que é muito perigoso ou que é muito complicado, e precisamos de um dublê de ação… Mas se há uma cena muito, muito complicada, com algum diálogo difícil, pode-se considerar em trazer em um dublê de atuação para Jason Statham."


Que haja uma "guerra de torcidas" entre fãs de Marvel e DC é até compreensível, mas ver um profissional como o Zack Snyder embarcar nessa onda e se portar como um fanboy é bem ridículo, não?  Se hoje Snyder dirige filmes para a Warner/DC numa tentativa de criar um universo cinematográfico interligado, em muito deve a iniciativa da Marvel Studios, que já caminha para seu décimo terceiro filme com "Capitão América: Guerra Civil".

Snyder criticou o fato da Marvel fazer filmes com diversos super-heróis, até com os menos conhecidos do grande público como o Homem-Formiga. Conseguir fazer filmes, e o melhor, fazer sucesso, com personagens até então menos populares é um grande mérito do estúdio, que não se limita a investir apenas em seus medalhões com retorno garantido. Snyder parece achar um mérito o fato da Warner depender de Batman e Superman para investir em filmes de personagens DC. Basta ver que em "Esquadrão Suicida" já trataram de colocar cenas com o Cavaleiro das Trevas para garantir público. O mesmo não ocorre nos filmes da Marvel Studios. Ou alguém aqui viu, por exemplo, o popular Robert Downey Jr. e seu Homem de Ferro participando de "Guardiões da Galáxia" ou de "Homem-Formiga"?

Outra coisa que Snyder vive dizendo é que os filmes da DC são "sérios e realistas", como se o fato de ter ou não piadas e fantasia interferisse na qualidade de uma produção. Vale lembrar que, se hoje a Warner/DC faz filmes de heróis "sem piadas e sem cores" é porque fracassaram em tentar copiar o estilo da Marvel no filme do Lanterna Verde. Não alcançando uma boa bilheteria com filmes de super-heróis "bem humorados e coloridos", restou a Warner a única alternativa de fazer o oposto.

E antes de encerrar aqui, deixo claro que, apesar de sempre ter gostado mais dos personagens da Marvel, também leio muita coisa da DC, principalmente de Batman e séries Vertigo, e torço pelo sucesso também dos novos filmes da Warner/DC que estão a caminho. O gênero de filmes de super-heróis sofre muito preconceito no meio cinematográfico e é bom que cada vez mais filmes conquistem o público para calar a boca dos detratores. Que Zack Snyder perceba isso um dia...

Eduardo Spicacci

comments powered by Disqus