sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Fabulosos Inumanos: Apartados

Antes de chegar nos cinemas e TV em 2017,  o nome dos Inumanos certamente vai repercutir bastante nos gibis este ano. Com o fim das Guerras Secretas e o mundo mais uma vez salvo do fim inevitável, as atenções deste misterioso e fantástico povo se voltarão para a crescente ameaça das névoas terrígenas que se espalham pelo globo. Dela, surgem novos Inumanos - ou Neo-humanos - precisando serem acolhidos e orientados. Todavia, como a família real vai lidar com essa situação quando se encontra mais fragmentada como nunca.



A introdução para essa nova fase dos Inumanos começa em Universo Marvel, com a publicação da edição 0. Quando o Brasil é a nova rota da nuvem terrígena, mercenários invadem uma favela para pegar o máximo de casulos inumanos que puderem pra vender a tribo inumana de Ennilux. Só que a operação foi completamente desarticulada pela chegada do outrora Rei dos Inumanos, Raio Negro. Ele pôs todos para beijar o chão em segundos e coletou um pouco daquela névoa num frasco.

Então, Blackgar Bolgaton vai até caída Attilan visitar sua esposa Medusa, agora Rainha em seu lugar. A situação não parece nada confortável entre eles, principalmente com o sumiço do filho deles Ahura, enviado para um lugar além pelo portal Eldrac durante a saga Infinito. Mesmo sem dizer nada, Raio Negro demostra ter um plano para o destino do jovem e parte sem dar muito a mulher. E assim ele cruza Eldrac e vai até onde precisa ir - no caso, a Tunguska, na sibéria, num tempo antes do presente.

Após cruzar as defesas de diferentes lugares do tempo de um castelo que não devia estar ali, Bolgaton encontra Kang e é revelado que o Conquistador do Futuro esteve com seu filho durante todo esse tempo desde Infinito. Ahura está revoltado com a demora do pai em vir resgatá-lo e parece não se importar mais agora. Blackagar, no entanto, tem outros planos ali que vão além da birra de seu filho. Sem pestagenar, abre o frasco e expõe o menino a terrígene. Em segundos, o seu filho é envolto num casulo e sequer saberemos o que irá sair de lá.



Então, descobrimos que Raio Negro tem um acordo com Kang. Como indicava o sinal em sua mão, o tempo do Mundo estava para acabar a qualquer instante e tudo que ele desejava era que Kang levasse seu filho para além do espaço-tempo e o salvasse. Com isso, mesmo que Ahura o odiasse para sempre, estaria ao menos vivo. Em troca, Kang disse que consideraria a partir dali o menino inumano como se fosse dele. Raio consentiu, já sem esperança. Mal sabia ele que ao invés do inevitável acontecer, as coisas voltaram a viver.

Assim, antes de passarmos para oito meses além, vale algumas histórias curtas envolvendo outros inumanos que vão ganhar destaques nas futuras histórias. Ainda em Inumanos 0, um conto feito por Ryan Stegman e Ryan Lee conta como os Inumanos Perdeneira e Iso começaram a entender melhor seus poderes e até mesmo esconder características físicas em determinados momentos. Já em Universo Marvel #2, a história feito com arte de Bradon Peterson para o Free Comic Book Day traz dois diferentes indianos modificados pela nuvel terrígene e com suas vidas mudadas por completo.  Ajay Roy era uma celebridade que virou um medonho monstro assustador. Já Dinesh Deol viu suas mãos se tornarem verdadeiras armas. Assim que se transformaram, a HIDRA surgiu para capturá-los. Porém, Medusa, Tritão e Naja chegaram bem a tempo no local para impedí-los.



Então, voltamos para a história principal com a edição #1 de Inumanos.. Raio Negro convocou seu primo Tritão e o inumano de Orollan, o Leitor, para ajudá-lo numa missão através do tempo, numa Attilan de 13 mil anos atrás. Aquela missão, no entanto, iria de encontro ao acordo feito entre Blackagar e Kang e isso certamente atraiu a ira do Conquistador. Para castigá-los, Kang usou seus poderes espaço-temporais para levá-lo contra a vontade até o arquipélago de Zembla no ano de 1961, bem no epicentro do maior teste de bomba de hidrogênio da URSS de todos os tempos. Depois, o vilão soltou suas forças de diferentes épocas temporais para garantir o fim do trio.



Já nos Estados Unidos, Medusa e sua equipe de Neo-humanos impediam um ataque Chitauri no Central Park. Era uma ótima maneira de garantir uma boa fama para o grupo e assim evitar mal entendidos futuros e eventuais perseguições. De volta a Attilan, descobrimos que a cidade inumana tem um hóspede convidado especial. Lá, Hank McCoy construiu um laboratório de ponta para tentar desvendar uma maneira da névoa terrigena não matar mutantes (leia X-men para entender melhor) e conta com a ajuda da esperta Iso para achar essa cura.



Como era de se esperar, Raio Negro, Tritão e Leitor (com seu amigo canino Forey) conseguiram se salvar no último instante. Usaram o extraordinário poder do Leitor para serem transportados de volta a Nova York. Eles perderam aquela batalha, mas ainda há esperanças de salvar Ahura. Mas aquele seria só um dos pesares daquele dia para Bolgaton. Ao sobrevoar Attilan, ele se depara com uma cena inusitada. Sua ex-esposa, a Rainha Medusa, está beijando o Tocha Humana. Johnny se assusta ao deparar-se com o Rei e tenta disfarçar. Já Medusa não se alarda. Aquilo  é exatamente o que parece. Ela e o Tocha Humana são agora amantes.



Charles Soule vem reescrevendo e levando a história dos Inumanos para caminhos bem mais ousados desde o volume anterior. Com o passar dos oito meses, eles no enche de surpresa com as mudanças drásticas das relações entre os personagens e coloca um plot principal bastante ousado ao colocar Kang como vilão da trama. Lateralmente, ainda temos a questão dos problemas das terrígenes, que de um lado "dá vida" a novos Inumanos e por outro literalmente mata mutantes. Não preciso disfarçar muito aqui para que você já antecipe um conflito com aquele famoso grupo, não é? 

Coveiro

comments powered by Disqus