quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Hulk Contra o Mundo: O Fim?


World War Hulk #5

Incitado por Miek, o Hulk esteve prestes a obrigar que Reed Richards assassinasse o Homem de Ferro, em nome de sua vingança. Mas como a penúltima edição de Hulk Contra o Mundo indicou, o Sentinela estava a caminho da arena montada no centro de Manhattan. Depois de uma devastadora batalha, que terminou de destruir o coração de Nova York, o que nos resta é saber que vida terá o Hulk após a conclusão da saga em Hulk Contra o Mundo 6.

A batalha entre Sentinela e o Hulk tem proporções cósmicas, pois o vingador há tempos precisava descarregar todo poder que contém em seu corpo, e o seu outrora amigo, no ápice de seu poder, era o único capaz de resistir. Deixando claro que aquilo era culpa dos Illuminati, o verdão não hesitou em lutar. Ao que parece, o Hulk não era mais o único agindo como um destruidor de mundos.

Hulk Contra o Mundo

Em volta do cenário apocalíptico, os heróis terrestres e o Pacto de Guerra alienígena trabalhavam juntos para sobreviver e preservar o planeta. Aquela luta precisava parar, ou mais um mundo seria destruído. Fora de controle, inebriado com poder, o Sentinela acaba se tornando uma ameaça maior do que toda a invasão promovida pelo Hulk.

O Hulk, buscando deter o Sentinela, demonstra não se importar mais com o que os outros pensam dele, mas com a forma como ele mesmo age. E assim, em meio ao que parecia o centro de um sol que se extinguia, Bruce Banner e Robert Reynolds, em péssimo estado, aparecem nos lugares de seus alter-egos. Bob agrade a Bruce, e tomba.

Hulk Contra o Mundo

Sob espantados olhos alienígenas, que descobriam o outro lado do Hulk, Hiroim lembra da capacidade de todos terem destruidores de mundos e filhos de Saakar dentro de si, em uma leitura muito mais correta da profecia que acompanhou a ascensão do Hulk. Rick Jones dá as boas vindas a Banner, mas Miek não aceita a situação, e alveja Jones mortalmente, trazendo o Hulk de volta.

Descontrolado, o Hulk passa por cima do pacto de Guerra em busca de Miek. Por incrível que pareça, o inseto apanha feliz, pois assim sentia que reascendia a ira do rei verde. Ira que era todo seu propósito de existência na visão do alienígena. Em seus delírios, desejando a própria morte, Miek revela que ele foi responsável pela explosão da nave que levou Hulk até Saakar.

Hulk Contra o Mundo

Furioso pelo Hulk poupar os ex-súditos do Rei Vermelho para governar o planeta ao lado de Caiera, Miek não avisou sobre a última tentativa dos fiéis ao velho rei, uma poderosa bomba. Na cabeça do inseto, aquilo seria o suficiente para reativar a ira do Hulk, atendendo a seus desejos. Agora até mesmo os outros membros do Pacto de Guerra se voltavam contra ele.

Perplexo, o Hulk não sabe mais para onde direcionar sua raiva, e decide descontar em todos à sua volta, dizendo odiar a todos e a si mesmo. E quando ele parece prestes a realmente destruir a Terra, um conjunto de raios reunidos por Stark à distância, cuja plenitude dos efeitos é desconhecida, é lançado sobre o Hulk. E a experiência lhe devolve a mesma sensação que teve quando Caiera se desintegrou em seus braços em Saakar.

Hulk Contra o Mundo

No lugar onde estava o Hulk, só sobra um paralisado Bruce Banner, que aparentemente desiste de reagir. E, enquanto é contido em um isolado complexo subterrâneo, e a fração do mundo que destruiu começa a ser restaurada, uma narração em off vê o valor da escolha que ele fez, em não concluir a profecia que faria dele o quebra-mundos. Porém, ao longe, dos resíduos putrefatos de um planeta partido, do desolado terreno de Sakaar, o que sobrou da ira do Hulk se levanta na figura do rebento que, mesmo em meio a tudo que aconteceu, não pereceu no ventre de Caiera. O filho do Hulk vive!

Hulk Contra o Mundo

Mais do que as polêmicas que o desfecho de Hulk Contra o Mundo, criadas tanto entre os leitores estrangeiros na época do seu lançamento quanto agora aqui no Brasil, talvez seja preciso ponderar a quantidade de pontas soltas deixadas com esse final.

Em primeiro lugar, de que maneira o feto que Caiera carregava sobreviveu, transformando-se em um ser muito semelhante ao Hulk e já surgindo em forma adulta, em meio ao destruído planeta Saakar. Isso indica que a história do planeta alienígena, brilhantemente desenvolvida por Greg Pak, não terminou.

Hulk Contra o Mundo

O que será de Amadeus Cho, agora que segue seu caminho ao lado de Hércules, com quem criou laços de amizade enquanto remava contra a maré e tentava ajudar o Hulk em sua vingança, como vimos em Universo Marvel 41? O que é aquele Hulk vermelho revelado no fim da edição, cuja apresentação ficará a cargo de Jeph Loeb e Ed McGuinness (o nome saiu errado mesmo, com um “n” a mais)? Uma coisa é certa – dada a baixa qualidade dos últimos trabalhos de Loeb, a condução dessa nova revista (cujo mix em que será publicada ainda é desconhecido) provavelmente gerará discussões acalouradas.

Hulk Contra o Mundo

Que fim levará o Pacto de Guerra? Culpados, inocentes? Prisioneiros de guerra? Miek está morto? Tudo isso precisa de respostas.

Hulk Contra o Mundo

E, por fim, será que Bruce Banner permanecerá encarcerado por muito tempo? Que efeitos imprevisíveis o raio de energia que o parou terão sobre ele. Quando (e sabemos que é uma questão de tempo) o Hulk voltar a se manifestar, que personalidade virá à tona?

Hulk Contra o Mundo

Essas são, portanto, as principais questões levantadas com o fim da saga, mostrando que, gostando ou não, Hulk Contra o Mundo (unida a Planeta Hulk) representa um momento decisivo na trajetória de um dos mais importantes personagens da Casa das Idéias.


« Jøåø »

comments powered by Disqus