quarta-feira, 24 de junho de 2009

Os X-Men como você nunca viu em Utopia

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!
* Artigo escrito por nosso colaborador Fernando Saker

Com os artigos que já foram colocados neste site, o enredo básico de Utopia, crossover entre os X-Men e outra poderosa equipe do Universo Marvel, já deve ser conhecido pelos leitores deste site. Mas isso não é nada comparado aos verdadeiros dossiês que foram publicados no website Marvel.com, com informações sobre a nova geração de mutantes, e que nós traduzimos para você, X-Maníaco!

Também não é novidade para ninguém que Norman Osborn recebeu os Vingadores de presente no final da Invasão Secreta e criou uma versão distorcida da equipe. E para manter a boa imagem com os mutantes estadunidenses, ele também decide formar seus próprios X-Men. Mas quem são os membros dos “Dark X-Men” (ou “X-Men Sombrios”), essa terceira equipe envolvida nos conflitos com os X-Men tradicionais e os Vingadores de Osborn? Matt Fraction, o roteirista por trás do crossover, dá maiores detalhes sobre a identidade de cada membro e os motivos para sua entrada no grupo:

Emma Frost
"O ponto é, Osborn diz a ela: 'Escute, nosso acordo era que o seu pessoal ficasse quieto e eu ficasse fora dos seus assuntos. Seu namorado não foi capaz de deixar seu pessoal quieto, então o plano é o seguinte: eu vou formar uma equipe que será a face da lei e da ordem, e você vai liderá-los.' E o Norman não é o tipo de cara que te dá alternativas. Emma pode ser quem lidera a equipe em campo, mas o poder é do Osborn e ela sabe disso. Ela está jogando com as cartas muito, muito difíceis que foram dadas a ela"

Namor
"O Namor é uma escolha da Emma, e parte do acordo para a Emma liderar a equipe é que ela quer a presença do Namor nela. É algo que ele tolera; não há um motivo simples para que ele se juntasse ao grupo, há uma teia muito complicada de intrigas políticas. Ele não é um jogador de equipe, então isso é mais uma associação, uma aliança política se preferir"

Wolverine (Daken)

"Daken ama o sucesso, a fama e a fortuna que vem com isso, e a chance de esfregar isso na cara do Wolverine. É como se ele dissesse: 'Vou fazer seu trabalho melhor que você', e que papel melhor poderia ter um adolescente petulante? Não que ele seja realmente um adolescente, mas mentalmente sua atitude é como a de um adolescente revoltado"

Arma Ômega
"Norman oferece a ele equilíbrio de uma maneira que ele não foi capaz de conseguir sozinho. Mas é como ter um tubarão na equipe. Se você entende a natureza de um tubarão, você pode até trabalhar perto dele, desde que entenda que não há como discutir com ele ou como pará-lo. Se você entende a natureza de alguém como o Michael" (Michael Pointer, mostrado em Novos Vingadores como o Coletivo e posteriormente como o Guardião da Tropa Ômega), "então pode integrá-lo no que está fazendo. Mas um tubarão não vai deixar de devorar você só porque você o alimenta"

Manto & Adaga

"Eles não pensam neles mesmos como parte da comunidade mutante, e esse é o problema: numa época onde há tão poucos mutantes, eles podem se dar ao luxo de nem mesmo reconhecer a existência dessa comunidade, dessa família? Eles não têm mais 14 ou 15 anos. Eles estão um pouco mais velhos e começando a sentir que a vida como fugitivos adolescentes talvez não seja a mais sábia ou aconselhável. E de repente eles são apresentados a essa oportunidade, uma chance de ter suas reputações exoneradas e seus registros limpos, se eles se juntarem aos Dark X-Men"

Mímico
"Como um personagem, eu quis apresentar o Mímico como um cara que sabe que se algo grande vai acontecer na sua vida, esse é o momento. Ele não tem nenhum problema com os X-Men; a gente precisa lembrar que o fato do Norman ser louco é um segredo bem guardado. O time do Norman só se chama 'Dark X-Men' para a gente. Eles são os X-Men do Norman do mesmo modo que os Dark Avengers são os Vingadores do Norman, e no momento ele tem uma quantidade enorme de capital político e popular. Então até onde o Mímico sabe, ele é parte de uma equipe vencedora de X-Men. Não se trata daqueles jovens que fizeram sua vida ser miserável, e sim uma chance de entrar para um time vencedor"

Professor X

"Scott Summers levou sua equipe numa direção extrema. Eles estão fechados numa instalação militar e construindo um exército, e eu não acho que precise ser assim. A coexistência pacífica é uma possibilidade. Isso é o que faz o Osborn tão convincente, é difícil discordar dessa mensagem, e o Professor X o apoia. Scott certamente está sonhando seus próprios sonhos, já não tem mais o sonho de Xavier. O Professor X está lá para apoiar a filosofia do Osborn e dizer que a coexistência pacífica é uma realidade e não precisa ser uma tolerância militante de uns para os outros"

São estes os “Dark X-Men”... pelo menos até onde foi revelado. Mas há dois nomes não comentados neste texto que já foram apontados em algumas dicas sobre Utopia, e estes dois nomes podem causar grandes reviravoltas na história. Reiteirando, tudo começa quando mutantes se envolvem em tumulto em San Francisco, incluindo alguns X-Men, e isso leva Norman Osborn a enviar seus Vingadores para botar ordem na cidade, mesmo que isso signifique prender os herois mutantes junto.

Vale lembrar que a primeira parte de Utopia foi lançada apenas hoje nos Estados Unidos, então o desenrolar do crossover ainda é imprevisível. Mas que promete ser uma história bem interessante, promete!

Fernando Saker

comments powered by Disqus