quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Nova: Devoradores OU Invasores

Os aclamados protetores da paz e da ordem da Galáxia que uma vez foram conhecidos como Centuriões Nova caíram algum tempo atrás, durante a onda de Aniquilação. Entre todos, apenas um desses guardiões sobreviveu. Sua designação é 11249-44396 e seu nome terrestre é Richard Rider. Hoje, em muitos cantos da Galáxia, ele é conhecido apenas como o Nova, o último guerreiro e portador de toda a cultura e poder xandariano. E suas aventuras desde então são memoráveis.

Nova

O último registro das proezas de Rider foi na segunda Aniquilação, conhecida mais precisamente como a Conquista dos territórios Krees pela Falange. Durante o evento, o jovem guerreiro acabou assimilado, teve que fugir para os confins do universo, mas no final acabou encontrado os meios pelo qual poderia derrotar aquela tecnocracia alienígena, que descobriu-se estar sendo comandanda por ninguém menos que Ultron.

Agora, o Império Kree está livre e o herói já pode destinar seus olhos protetores para outros problemas menores que se espalham pelo caótico universo atual da Marvel. Assim, nesta nova edição de Marvel Apresenta, vamos acompanhar Richard Rider em duas novas aventuras de três edições cada.

“O Devorador”

Este é o título da história final deste pequeno arco, composto também por “No último dia” e “Na última hora”. Aqui, Nova está numa missão de resgate, tentando ajudar a todo custo os habitantes de um planeta chamado Orbucen que foi escolhido por Galactus a deixarem o lugar com o máximo de vivos. O conflito já começa quando Rider se opõe as decisões da aristocracia local em priorizar a evacuação do planeta de acordo com as classes sociais.

Nova

Contudo, ao buscar os lugares menos desfavorecidos, Rider topou com uma onda de morte no local. Não demorou muito para topar com o causador daquela chacina, uma espécie de parasita mental e psicopata autodenominado Angústia.

O ser era capaz de pular de corpo em corpo sobrevivendo assim a qualquer ataque letal. Ciente do perigo, coube a Rider isolar o monstro mental no último corpo que tomava utilizando uma espécie de bolha gravimétrica.

Nova

O parasita é levado ao Consultik, autoridade máxima em comando, mas outros problemas ainda aguardavam Rider. Enquanto estava fora lutando contra o monstro, todas as naves de evacuação apresentaram um tipo de defeito provavelmente causado pelas já adiantadas investidas de Galactus no planeta. A única esperança era que Rider conseguisse retardar o avanço do Devorador de Mundo para que algo fosse feito.

Nova

E assim é feito. Richard vai até as proximidades da nave do gigante cósmico e tenta chamar de qualquer jeito sua atenção. Contudo, ele acaba atraindo na verdade é seu arauto, o Surfista Prateado.

Uma luta ferrenha segue entre o arauto e o último centurião Nova até que o Surfista consegue levar Rider até um ponto tão distante do cosmo que não há risco de Galactus ouvi-los. Assim, Richard faz seu pedido, em nome de toda a luta que ambos compartilharam durante a primeira Aniquilação, para que a distorção eletromagnética de Galactus pare por algumas horas e de tempo das pessoas deixarem Orbucen fugir. O Surfista atende ao pedido.

Nova

Quinze minutos depois, ao retornar para a nave de comando, Rider tem a infeliz surpresa em descobrir que o parasita mental escapou de sua prisão gravimétrica. O Angústia está no corpo do Consultik levando mais uma vez a chacina para onde quer que passe.

Nova

O centurião Nova tenta prende-lo mais uma vez, porém a criatura mental já sabe como escapar desta. Assim, o ataca passando para um outro corpo. Os sobreviventes da nave não vêem outra opção para se livrar daquele mal a não ser acionar o propulsor do veículo sobre Angústia e Nova.

Nova cai quase desacordado no centro do planeta e bem no clímax da destruição do mundo por Galactus. Restou poucas chances de sobrevivência ao centurião a não ser adentrar a própria nave do Devorador de Mundos pelo sifão de energia. Assim, ele acaba sobrevivendo, mas devido a grande energia que confrontou custou-lhe a aparente destruição da Mente Global Xandariana que tanto lhe aconselhava o contrário.

Nova

Porém, isso não era o último acontecimento ruim do dia para Rider. Dentro da nave, ele acaba topando com a verdadeira forma de Angústia. Pelo visto, o monstro vivia como clandestino naquela nave sempre se aproveitando do Armageddon que o Devorador instaurava em cada planeta para ele mesmo causar seu próprio terror momentos antes. Isso tudo sem Galactus ter qualquer ciência do fato.

Nova

Porém, durante aquela batalha entre Nova e Angústia, o Surfista Prateado chega para interceder na situação. Ele tira as mascaras que protegem psiquicamente o monstro de qualquer rastreamento e assim finalmente Galactus tem ciência do que andou acontecendo. E Galactus não o perdoa.

Nova

Em seguida, ele transporta Rider para anos-luz dali. Agora, o centurião segue mais um novo caminho, só que desta vez, sem a Mente Global para auxiliá-lo.

"Invasão no Projeto Pégaso"

A história seguinte é composta por “Verde é sinal de Perigo”, “Irmãos de Batalha” e “Renascido”. Agora, após o incidente em Orbucen, Rider em Dendron, nos arredores de Leonid 320. Só que o que parecia ser um pedido de ajuda de cientistas locais contra uma ataque da Falange se mostrou uma verdadeira emboscada. Os autores dela eram ninguém menos que Skrulls.

Skrulls

Quase sem ação, aquele bem que poderia ser o fim de Rider se por acaso Kl’rt não tivesse chegado. Sim, estou falando do Superskrull que acabou detonando todos os demais de sua raça e alertou Richard Rider sobre uma verdade gravíssima – A Terra estava sofrendo uma ‘Invasão Secreta’.

Kl’rt explica sobre a diferença daqueles skrulls fundamentalistas extremistas e diz que hoje se compara a uma espécie de Ronin, ou seja, um guerreiro sem mestre. Ou seria um pária? Enfim, os dois decidem se unir para assim viajar até a Terra e tentar ajudar a impedir tal invasão.

Skrulls

Então, um portal estelar é aberto e ambos seguem por ele cortando um caminho longo até a Terra. E ao chegar, Rider justamente se depara com uma verdadeira armada Skrull sobrevoando a órbita de seu planeta ancestral. E além disso tudo, Kl’rt acaba atacando-o pelas costas e se autoconvocando para as fileiras dos famigerados aliens verdes.

Todavia, essa ação do Superskrull não representava exatamente a verdade. Aos olhos dos demais, ele pegou Rider pelo pescoço, jogou-o para longe e simplesmente incinerou-o até não sobrar mais nada. Contudo, alguém um pouco mais perspiscaz deveria ter notado que antes te atear fogo sobre o humano, Kl’rt o envolveu com um escudo invisível.

Skrulls

Depois que os skrulls se afastam, Richard agradece em silêncio ao amigão Superskrull por essa, mas ao mesmo tempo fica com o pensamento no ar procurando saber o que fará Kl’rt agora.

A próxima parada de Rider é em Long Island, no estado de Nova York. Primeiro, o
herói dá uma visitada em seus pais, certificando-se de que agora estão seguros. Depois, segue para as montanhas Adirondacks, no norte do estado. Este é o lugar onde está o projeto Pegaso, atual local de trabalho do irmão caçula de Richard, Robbie Rider.

Chegando lá, Nova já se depara com corpos no chão, parte de cientistas e partes de Skrulls. Minutos depois, ele é atacado por Chris Powell, o Falcão de Aço. Os dois ex-novos guerreiros trocam minutos de socos e rajadas de energia até que finalmente são convencidos de que cada um ali não é de fato um skrull.

Skrulls

Então, Robbie chega para abraçar o irmão e faz um teste final para confirmar sua identidade. A pergunta era qual o nome do robô que o jovem Robbie construi primeiro. A resposta é Sherlock e, então, fica bem claro que o centurião não pode ser mesmo um alien verde transmorfo.

Assim, o projeto Pegaso ganha mais um herói protetor. Robbie apresenta a Richard seus superiores, o doutor Gruenwald e a supervisora de robótica, doutora Necker. Lá eles estudam várias tecnologias alienígenas que foram recuperadas por invasores ao longo dos últimos anos e é provavelmente isso que anda atraindo os Skrulls.

Essa tecnologia também poderia ser usada a favor da Terra, porem a doutora Necker alerta sobre a necessidade de um computador extremamente poderoso para gerenciá-la. E era bom arrumarem isso logo, pois um novo ataque skrull já estava acontecendo.

Agora, juntamente com Powell, Richard Rider parte para cima dos invasores verdes para deter a qualquer custo a chegada deles até o centro principal do projeto. Durante o combate, Chris se admira com a atual experiência de guerra que Nova está e ambos conversam brevemente sobre os eventos da Aniquilação.

Contudo, os dois sozinhos não são capazes de lidar com a situação. A doutora Necker então pede ajuda a Rider para acionar uma das tecnologias do projeto, um dispositivo que está armazenando uma estranha energia quântica oriunda da Zona Negativa. Então, Rider se voluntaria para que eles usem o resquício da Mente Global que foi quebrada para gerenciar o experimento.

Então, os cientistas primeiro tentam separar a mente global de Rider, para em seguida reiniciá-la. E neste processo, eis que uma estranha energia se manifesta vindo do corpo do Nova. Então, uma voz familiar se faz ouvir no local. Contudo, aquela não era a Mente Global, mas sim uma manifestação do Wendell Vaughn, o Quasar.

Skrulls

E enquanto tudo isso acontecia, o Falcão de Aço e demais seguranças do Projeto Pegaso tentavam segurar os skrulls nos corredores das instalações do lugar. O reforço logo venho a caminho, com Nova e o ressuscitado Quasar juntando-se a guerra.

Já dentro do laboratório do complexo, é a vez da Mente Global Xandariana ressurgir, desta vez no entanto, livre do corpo de Rider. Leva alguns minutos até a Mente Global se atualizar nos últimos acontecimentos e, então, tomar uma iniciativa.

Skrulls

O primeiro passo é destravar os cofres da instalação e ativar um projeto especial chamado Lacaio. Assim, robôs avançados para nossos padrões, mas bastante rudimentares para a tecnologia Xandariana entram também no combate. E é nesse momento que Richard Rider tem ciência do retorno da Mente Global.

Aproveitando a vantagem dada pelo supercomputador Xandariana, Nova e Falcão de Aço retomam a dianteira para eliminar skrull por skrull da jogada. Contudo, ao sair do complexo, eles se deparam com uma grande aeronave dos invasores atacando o complexo. Mas antes que Nova pudesse pensar no próximo passo a dar, a espaçonave simplesmente explode aos seus olhos.

Então, vemos o segundo passo do plano de ação da Mente Global. Diante de todos surgem os vultos de cinco guerreiros, todos eles com uniformes de centuriões. Ali, estava a nova geração da Tropa Nova para nossa surpresa... e também de Richard Rider.

Skrulls

Bom, obviamente essa história não acabou. Mas as aventuras de Nova só devem retornar em 2010, com um outro grande evento que ainda está para se desenhar por aí. Portanto, fiquem bem de olho.

Coveiro

PS: Esta edição de Marvel Apresenta 44 teve roteiros de Dan Abnett e Andy Lanning, com desenhos dos brasileiros Wellington Alves e Geraldo Borges.

comments powered by Disqus