segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Novos Vingadores: Reunião Sombria


New Avengers #48

No apagar das luzes da Invasão Secreta, quando Luke Cage e Jessica Jones perceberam que sua filha Danielle foi seqüestrada por um skrull, sob a iniciativa do novo Capitão América e do Ronin, resistência ao status quo simbolizada pelos Novos Vingadores se mantém em uma nova formação em meio a um reinado sombrio. E essa nova fase começa em Novos Vingadores 71, ainda sob roteiros de Brian Michael Bendis e a pena de Billy Tan, quando a busca por Danielle se inicia, com repercussões inesperadas.

No dia seguinte à vitória da Terra, no apartamento-base secreta que já foi de Steve Rogers, diversos heróis se reúnem. Ali podemos ver, de saída, o Homem-Aranha, Wolverine, Clint Barton (o Ronin), a recém retornada Harpia (Bobbi Morse) e o Punho de Ferro. Logo a identidade do novo Capitão é revelada àqueles que ainda não a conheciam, ainda que a paranóia skrull não tenha sido eliminada por completo.

Harpia ainda parece deslocada (e nós leitores também, mas a hora de explicar sua volta ainda virá), mas o amor reascendido de Clint parece um bom conforto nesse momento. Ainda assim, a perda da Vespa, uma vingadora fundadora, não fora esquecida. Quando o assunto descamba para o pós-invasão, logo o Punho de Ferro lembra de Luke e Jessica, e ficamos sabendo que eles ainda não têm idéia do que aconteceu com Danielle. E mesmo que agora o manda-chuva é Norman Osborn parece ser desconhecido por alguns.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Mas não são todos que desconhecem o que ocorreu com Jessica e Luke. Adentra a sala uma heroína que deixa todos ali extremamente desconfortáveis. É Jessica Drew, a VERDADEIRA Mulher-Aranha. Convidada por Wolverine, ela ainda carrega o estigma de seu rosto e identidade terem sido usados por ninguém menos que a principal articuladora da invasão, a falecida imperatriz skrull Veranke. Mas ela perdeu os últimos anos de sua vida. Ela não tem para onde ir.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Defendida como a que acabou sofrendo mais de todos por Wolverine, é Jessica que traz a notícia do fim da SHIELD. Ainda um pouco atordoados com que mundo estão lidando, eles são interrompidos pelo dono da casa. Por Bucky Barnes, o Capitão América. Fazendo justiça ao manto que carrega, ele presta sua homenagem a Steve e faz o que ele faria; elogia os outros heróis, dando-lhes fôlego para continuar a lutar, dizendo que ali estão os Vingadores do Capitão América, em seu novo quartel-general.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Todos parecem aceitar bem a proposta, menos o Punho de Ferro, que deixa claro ser um aliado, mas que precisa resolver sua vida civil que virou um caos.

De repente, aqueles que faltavam aparecem. Luke, Jessica Jones e Ms. Marvel. Logo a péssima notícia é dada, e todos tentam fazer o casal se sentir menos culpado pelo sumiço da filha. O importante é entender porque levaram a menina e, principalmente, como resgatá-la. Ela é claramente uma moeda de troca para que o skrull que a levou consiga escapar livremente do planeta.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Demonstrando uma fragilidade rara, Luke implora para que o ajudem. E é claro que todos aceitam a missão. Eis que surge a mais recente formação dos Novos Vingadores.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

O primeiro lugar onde procuram ajuda é no destruído Edifício Baxter. Ao saber do que aconteceu com Danielle, a Mulher Invisível mobiliza todo o Quarteto Fantástico para a busca.

As notícias são boas e ruins. Boas porque do jeito que a cidade está isolada do resto do país pelas autoridades, é certo que o skrull está em Nova York. Ruins porque ele só seria detectado caso mudasse de forma, já que agora os skrulls conseguem se transformar em nível microbiológico. Nem mesmo Reed Richards os pode ajudar com mais do que isso.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

A saída agora é revirar a cidade. E é isso que eles fazem, sem preocupação em ser sutis, e mesmo apelando para a violência quase extrema.

E é no mesmo bar em que Dum Dum Dugan via na TV a morte do Capitão América ser noticiada antes de ser capturado pelos skrulls, ex-agentes da extinta SHIELD bebem irritados ouvindo sobre a ascensão de Norman Osborn, bizarramente considerado um herói de guerra. Estes são homens leais a Nick Fury, e nunca pensariam em trabalhar para o “psicopata com cabelinho de Bombril” como um deles, mais exaltado, refere-se a ele.

De repente, tudo fica em silêncio quando Wolverine (com Luke e Jessica logo atrás) adentra o bar e identifica entre os agentes um skrull infiltrado. Desesperada (já que assume uma forma feminina), implora por sua vida e diz que quer ser um deles. Tudo que os furiosos agentes querem é matar aquele alienígena, mas os heróis veem ali uma rara possibilidade de saber onde Danielle está.

A distração é suficiente, e a skrull, assumindo sua forma original, tenta escapar, atraindo a fúria de um pai que perdeu sua única filha.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Já do lado de fora, depois de algumas pancadas, a skrull diz que sabe onde o Jarvis skrull está, mas não pode dizer.

Jessica garante que, se falar, ela sobrevive. E quando a alienígena estava prestes a revelar uma informação relevante, um tiro rompante atravessa sua cabeça, eliminando-a instantaneamente. Os agentes não se contiveram, e, com isso, Luke e Jessica mais uma vez entram em desespero.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Logo, o inimaginável. Como o próprio fim de Invasão Secreta já demonstrou, momentos desesperados costumam resultar em medidas desesperadas. Luke, sem ver nenhuma alternativa para encontrar sua filha, recorre a um trato com o demônio, dispondo-se a pagar de qualquer forma necessária.

Não, não tema. Não falamos de Mephisto ou de nada parecido com Um dia a Mais do Homem-Aranha. O acordo é fechado com ninguém menos que Norman Osborn, o novo chefe da segurança nacional, psicopata esquizofrênico, o Duende Verde.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

O Reinado Sombrio Norman Osborn se abate sobre os Novos Vingadores. Por quais trilhas isso levará Luke Cage, apenas as próximas edições podem revelar.


João

comments powered by Disqus