sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Poderosos Vingadores: Funeral para uma Vingadora

A Invasão Secreta finalmente chegou ao seu fim, mas é inegável que mesmo com a vitória da Terra sobre os Skrulls, foram deixadas marcas profundas e doloridas em muitos dos que sobreviveram. Principalmente, nos heróis abduzidos que retornaram a Terra depois de tanto tempo ausentes. O mundo já não é mais o mesmo. Muitas mudanças ocorreram. Perdas, também.

Funeral para a Vespa

A história de Poderosos Vingadores na edição 35 de Avante, Vingadores! traz um bom exemplo disto. É focada em Hank Pym, um dos que foram substituídos por mais de um ano por skrulls, que agora terá que se readaptar a esse novo mundo... um mundo sem sua amada ex-esposa, Janet van Dyne.

Um pequeno epílogo logo no começo da história nos comove. Hank e Janet estão estudando as funções vitais de um recém encontrado Capitão América. Ainda excitados com a redescoberta do herói, se questionam como deve ser acordar num admirável mundo novo. Tantos avanços tecnológicos aconteceram desde então que é difícil imaginar como Steve se adaptaria aquilo.

Funeral para a Vespa

Então, a Vespa encara Hank. Dá um beijo e agradece por tudo. Ele diz que a ama e ela brinca dizendo que ele deveria dizer aquilo com mais freqüência. Então, ela diz que se ele ficar congelado num bloco de gelo um dia, ela o esperaria voltar. E essa lembrança faz Pym embrulhar o estomago enquanto é discutido os termos do funeral de Janet hoje.

Miss Marvel e Magnum estão ao seu lado, apoiando o cientista o quanto podem. É pergutado se ele deseja falar no funeral, mas ele sequer sabe se deseja mesmo isso. Lembra que não há um corpo e lamenta estar diante apenas de uma caixa quando tudo acontecer.

Então, Hank pede para sair e é abordado por dezenas de repórteres do lado de fora. As perguntas são das mais variadas, mas Pym mal entende a maioria delas. Ele esteve muito tempo fora.

Dentro do carro, acompanhado de Carol Danvers, Pym pede para que lhe contem tudo o que aconteceu. Assim, de uma maneira bastante peculiar, com os desenhos de Jim Cheung, tudo é passado para o herói abduzido – Dinastia M, Guerra Civil, Morte do Capitão América, a guerra do Hulk contra o Mundo e , por fim, a Invasão Secreta, culminando na morte da Vespa.

Funeral para a Vespa

Fato a fato, Pym vai reagindo ora com surpresa, horror ou tristeza. Por fim, ele relembra a história presente neste epílogo. Junto a ela, algumas outras lembranças da sua ex-esposa vem a sua mente. Então, ele apenas chora.

Momentos depois ocorre o funeral da Vespa na imensa Catedral de Saint Patrick, emNova York. Como de praxe, todos os heróis estão presentes. A cerimônia já ia chegando ao fim, quando o padre pergunta se alguém deseja falar algo. Pym se levanta e todos ficam tensos.

Ele não demora em seu discurso. Apenas, fixa os olhos em Stark e resume tudo a uma pergunta – Como pode fazer isso? Como pode deixar que isso acontecesse? – Em fúria, ele condena Tony pela morte do Capitão e de sua esposa, assim como tudo de ruim que foi acontecendo desde que esteve fora.

Funeral para a Vespa

Então, Thor põe a mão em seu ombro e ele para. O deus do trovão muda os rumos do discurso finalizando com uma louvação a heroína e retira Hank Pym dali. Todos ficam em silêncio. Stark abaixa a cabeça com pesar no rosto.
Mas não acabou.

Do lado de fora, mais um momento de tensão ocorre. Desta vez, Clint Barton e Norman Osborn se encontram e desferem alfinetadas. Achando um desaforo a presença do vilão ali, Clint pergunta na frente de todos se ele não é o Duende Verde. Em resposta, Norman questiona se ele por acaso não irá se registrar caso de fato queira ser chamado mesmo de um vingador. E lhe dá um ultimato.

Funeral para a Vespa

Os dois são afastados dali e ainda trocam olhares duros. Não longe dali, Stark sai cabisbaixo, como um perdedor. Norman sorri e sua nova secretária faz um breve interjeição sobre como “ os poderosos caíram”.

Ao que parece, o Reinado Sombrio já começou a deixar mais negro o clima entre os heróis...

Funeral para a Vespa

Coveiro

PS: Além do já citado Jim Cheung, os desenhistas Lee Weeks e Carlo Pagulayan assinam essa história. O roteiro está por conta de Brian Michael Bendis.

comments powered by Disqus