segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Thor: Uma origem remontada

Loki, meio irmão de Thor, orfão de gigantes do gelo, filho adotivo de Odin, Deus da Trapaça e da Mentira. Essas são algumas atribuições dadas ao asgardiano que por tantas vezes foi o maior opositor do Deus do Trovão. Hoje, no retorno do Ragnarok, Loki teve não só a chance de recomeçar sua vida livre de todos os males que anteriormente cometera, como também voltou numa nova forma, a de uma mulher. Contudo, mesmo que sua boca profira só retidão, os leitores já devem imaginar que tudo não passa de um jogo de fumaças e espelhos do Deus da Mentira para enganar seu meio-irmão.



Loki Origins





Na segunda história de Thor presente na revista Novos Vingadores 71 deste mês, vemos que a Loki se distancia um pouco de Oklahoma e vai fazer uma visitinha a uma certa deusa com quem muitas vezes já dividiu seus planos macabros. Hela, deusa da morte, sua filha com uma gigante do gelo, o espera em um discreto aposento na glamorosa Las Vegas. Provavelmente, seja o lugar mais soturno de toda a cidade.

Ela o recebe deitada em um divã e o Deus da Mentira logo percebe algumas peculiaridades do lugar – Máscaras que sempre fizeram parte das vestimentas da Deusa da Morte e alguns cadáveres putefrados jogados num quarto que certamente não chegam a um milésimo da infinidade que outrora Hela tinha em seus domínios.

Loki Origins



De imediato, Loki faz sua oferta. Ele precisa viajar para o passado para realizar alguns feitos, mas não pode realizar isso usando o corpo que está agora. Por isso, pede para Hela guardar a sua forma feminina, impedindo assim que ela retorne para a verdadeira dona. Em troca, Loki promete a sua filha que desta vez conseguirá a ruína de Thor, assim como de todos os que o seguem. Por hora, Hela aceita a proposta.

Então, ela pede para ele relembrar seu rosto como era e o alerta que a transformação será dolorosa. Então, a magia e feita. O invólucro feminino se desfaz e Loki sorri ao se ver mais uma vez como era. A carcaça de mulher fica levitando no ar e Hela comenta que de alguma maneira reconhece aquelas feições. O Deus da Mentira sabe que o corpo não durará muito tempo seu um hospedeiro. É preciso seguir adiante.

Loki Origins



Pai e filha unem as mãos. Hela diz para ele não se tardar e assim que terminar o que for feito, chame-a pelo nome. Ele agradece e num piscar de olhos, Loki se vê não só no passado, como também nas geladas montanhas da antiga Asgard, onde já foi seu lar.

De cara, ele topa com seus antepassados, Gigantes do Gelo. Os monstros tentam matá-lo por invadir seu território, mas Loki demonstra que não é qualquer um e os obriga a baixar a guarda. Um deles fareja que aquele asgardiano parece ter sangue de Gigante nas veias e então um acordo é feito. E Loki dá início a série de eventos que culminará no sucesso de seu plano.

Loki Origins



O primeiro passo acontece ali mesmo, naquela batalha. Ao utilizar um Gigante de Gelo em fuga, Loki promove um encontro inusitado entre ele e Bor, pai de Odin. Então, ele ergue suas mãos e lança a sua magia. Bor é congelado e imediatamente se desfaz como uma estátua sem vida. As últimas palavras são o pedido para encontrar um poderoso feiticeiro que seja capaz de restaurá-lo.

Loki Origins



Ao longe, Loki vê seu plano em andamento. Pelo visto, ele é quem foi responsável por construir essa parte da história dos asgardianos. E talvez, seja autor de algo mais. Então, ele salta no tempo para seu próximo passo.

Num tempo posterior, em Asgard, Odin recebe uma visão de Bor. Seu pai pede para que Odin adote o filho de um inimigo que matará para assim promover a paz entre povos. O deus asgardiano acata as ordens obediente, mal sabendo que por traz daquela fumaça era Loki quem movia os fios do destino.

Agora, o Deus da Mentira segue para as colinas congeladas. Lá, ele encontra uma versão sua mais jovem. Eles se reconhecem e Loki o alimenta com seus pensamentos mesquinhos. Questiona o sentido da vida do pequeno e uma sede de poder igual a dele floresce em seu coração. O pequeno Loki quer viver para sempre, ter o poder dos deuses, matar quem desejar ou quando desejar. Ele quer deixar o lugar fedido em que nasceu e almeja algo mais.

Loki Origins



O Loki adulto sorri e pergunta se o garoto estaria disposto até mesmo a entregar seus pais a morte caso tivesse tudo isso em troca. O pequeno gigante do gelo baixa a cabeça e pondera. A resposta é sim. E o plano é engendrado.

Num jantar entre pai e filho, o pequeno Loki provoca o ego do seu pai e o induz a uma batalha contra Odin. O pai o estapeia, mas cai na armadilha. O seu filho informa onde o deus dos asgardiano estará e o Gigante do Gelo promete matar Odin com seu próprio machado.

No decorrer da sangrenta batalha, ao longe, o jovem e o adulto Loki observam o massacre. Por fim, o pai é morto e o Loki adulto impulsiona sua versão mais jovem a entrar em cena. O pequeno Loki então surge aos prantos, fingindo a perda de seu pai. Pega a espada do Gigante morto e tenta atacar Odin.

Loki Origins



Os soldados asgardianos o derrubam antes de chegar a deus asgardiano, mas antes que o pequeno Loki fosse morto, Odin pede pela vida dele. Ele será levado ao palácio e será tratado como um filho. O jovem é carregado a força jurando matar todos e assim tudo é escrito como conhecemos, porém agora sabemos que boa parte foi manipulado pelo Deus da Mentira e da Trapaça.

Antes de partir, Loki pega a espada de seu velho pai e tendo um acesso de fúria há muito tempo guardada, ele começa golpear o Gigante de Gelo até a morte. Aos gritos, ele diz que nunca mais será espancado como era. E, no final, não resta mais que pedaços de tripas do monstro. Deixando o local, Loki faz um comentário jocoso, dizendo que muito dinheiro que é gasto em terapia poderia ser economizado se todos fizessem como ele agora.

Loki Origins



Então, o nome de Hela é pronunciado. Loki volta ao nosso mundo e ao tempo presente. Hela diz que finalmente reconheceu de quem é o corpo feminino que Loki utiliza e dá a resposta – Lady Sif. O Deus da Mentira se deleita com o reconhecimento do seu trabalho, mas sua filha o adverte que é um jogo deverás perigoso.

Então, ele retoma o corpo de mulher mais uma vez e garante que quando seu plano terminar, Thor não estará em condições de ameaçar a mais ninguém. Pai e filha se despedem e assim encerra-se mais um capítulo nesta nova fase do Deus do Trovão.

Loki Origins



O que podemos ver aqui que foi brilhantemente mostrado pelo escritor J. M. Straczynski e desenhista Oilivier Coipel é que Loki retornou com uma sede ainda maior de controle nesta nova vida que até mesmo teve que voltar no tempo para ele mesmo ser o 'Senhor de seu Destino'. Essas manipulações do vilão são sua marca e mais do que qualquer poder ou magia é que fazem dele uma grande ameaça. E agora sabendo que ele está reunido nesta Cabala montada por Osborn, eu me pergunto que tipos de proveito ele pretende tirar disto.

Pelo visto, o Reinado Sombrio vai ser um oportuna era para o Deus da Trapaça...

Coveiro

comments powered by Disqus