domingo, 7 de março de 2010

Preparando terreno para o próximo evento mutante

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!
* Artigo escrito por nosso colaborador Fernando Saker


Os leitores dos X-Men que acompanham as notícias que saem no exterior já devem saber que um novo grande evento vem pela frente ainda este mês. Algo que promete abalar as estruturas da comunidade mutante de uma vez por todas. E como criar hype em cima de um grande evento ou saga é rotina para a Marvel, os roteiristas e editores envolvidos no projeto divulgaram alguns novos detalhes. Confira!

Para falar sobre Second Coming, a conclusão da jornada da jovem messias mutante Hope Summers II, o site oficial da Marvel Comics reuniu depoimentos dos roteiristas Matt Fraction (Uncanny X-Men), Chris Yost (X-Force), Mike Carey (X-Men: Legacy) e Zeb Wells (New Mutants), além dos X-editores Axel Alonso e Nick Lowe. Embora os seis tenham repetido muita informação que já vinha sido dita há meses, houve algumas novidades.

Second Coming #1

Second Coming (algo como “Segundo Advento” em português) marca a volta de Esperança para o presente. Segundo Alonso, não há provas de que a jovem seja realmente uma salvadora dos mutantes; apenas a fé e a (sem intenção de trocadilhos) esperança movem os heróis, entre os quais está o líder dos X-Men, Ciclope. Nas palavras de Fraction, o normalmente racionalista Scott Summers apostou todas suas fichas na garota, e agora chegou a hora de descobrir se a aposta valeu a pena.

Fraction aponta Esperança, Ciclope e Cable como as figuras centrais de Second Coming, mas outras figuras também estarão bastante envolvidas. Algumas delas fazem parte da equipe secreta de Scott, a X-Force: segundo Yost, a X-Force será uma arma usada para proteger a sobrevivência de Esperança a qualquer custo, mesmo que tenha que agir contra os princípios dos X-Men.

X-Force #26

Além da X-Force, outra equipe que Ciclope colocará em ação para defender a messias é a formada pelos antigos Novos Mutantes – mesmo que nem todos eles confiem que a moça vale todos os sacrifícios a serem feitos. Cabe ao líder da equipe, Míssil, manter seus colegas focados na missão recebida, deixar seus questionamentos de lado e agir como verdadeiros soldados, nas palavras de Wells.

Outra pessoa que será bastante afetada pelo retorno da messias é a mutante Vampira, que se encontra ligada à Esperança tanto pelo seu recente papel como educadora e conselheira dos mutantes mais jovens como pela cura que Esperança, ainda bebê, concedeu a ela por meio de um toque na saga Complexo de Messias, e que será finalmente explicada.

X-Men Legacy 235

Apesar das figuras centrais de cada um dos quatro títulos estarem envolvidas, os roteiristas garantem que o foco será distribuído entre todo mundo, não havendo favoritismo de um roteirista com os personagens de seu próprio título. Também foi revelado por Fraction que Kitty Pryde, cujo retorno à Terra e aos X-Men foi recentemente confirmado, estará presente na trama, embora sua participação seja pequena em relação ao recente arco de Uncanny X-Men, "Nation X".

O grande vilão em Second Coming será o andróide Bastion, que ressurgiu há algum tempo como inimigo da X-Force. Yost descreve Bastion como uma figura comprometida com suas metas, que não vai parar seus planos por nada, e que causará algumas surpresas (desagradáveis, certamente) para os heróis mutantes.

New Mutants #12

Mas as grandes questões são: quem é Esperança? E o que o retorno dela mudará? Se pudermos confiar nos entrevistados, as duas perguntas serão respondidas em Second Coming. Fraction garante que, depois de anos de suspense e dezenas de edições publicadas desde Complexo de Messias, finalmente estará clara a identidade da jovem ruiva e seu destino a ser cumprido. Carey afirma que após Second Coming, Vampira ganhará uma nova direção em X-Men: Legacy. Wells e Yost indicam que tanto os Novos Mutantes como a X-Force devem mudar suas escalações quando a poeira baixar – ou mesmo antes disso.

Uncanny X-Men #524

Quanto ao futuro dos mutantes, Alonso diz somente que, no final do dia, os X-Men que ainda estiverem de pé terão que respirar fundo e pensar: “e agora?”. Uma nova mudança no status quo virá. Será boa ou ruim? Quem morre? Quem sobrevive? Quem é Esperança?

As respostas, saberemos em Second Coming, que começa com a publicação de Second Coming #1 no final deste mês.

Fernando Saker


PS: capas de Adi Granov e David Finch

comments powered by Disqus