quarta-feira, 23 de maio de 2012

A Cruzada das Crianças tem início!

“Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”, disse tio Ben. A frase que mais sintetiza a vida de um herói. Ele só se esqueceu de acrescentar que com muito poder e tanta responsabilidade, vem também uma pressão psicológica imensa. Não é à toa que muitos super vilões são tão poderosos que perderam a noção, enlouqueceram, que têm mania de grandeza e coisas do gênero... Na Marvel, onde temos um universo com personagens bem humanos, até diversos heróis já passaram por seus problemas de desequilíbrio, vícios, etc. Não é supresa que alguém com o poder de alterar a realidade tenha facilidade em perder a sanidade. E não é surpresa que isso já aconteceu mais de uma vez para Wanda Maximoff. Todos aqui já sabem o que ela causou aos Vingadores e, mais recentemente, aos mutantes. Depois disso, ela sumiu. Mas tem gente querendo encontrá-la por diferentes motivos, e o destino da Feiticeira Escarlate pode estar nas mãos de quem a encontrar primeiro.

Photobucket

Esse é o tema da saga A Cruzada das Crianças (The Children's Crusade no original) que começa em “Os Vingadores Especial” número um. As crianças em questão são os Jovens Vingadores, em especial Thomas e William, ou Tommy e Billy, um velocista e um bruxo que acreditam ser irmãos. Não por acaso, semelhantes a Mercúrio e Wanda. Os dois acreditam (embora Tommy ainda não aceite muito bem) ser os filhos conjurados de Wanda. Essa história é longa e confusa, mas a Vingadora tinha um relacionamento com o androide Visão e ficou grávida através de seus poderes (biologicamente é que não dava). Tempos depois, descobre-se que os filhos eram partes da alma de Mefisto e são “desfeitos”. A mentora de Wanda, Agatha Harkness, faz ela se esquecer desse fato, temendo sua estabilidade, mas futuramente ela se recorda e acaba matando Agatha por isso. Com tudo isso acontecendo e seus poderes aumentando, Wanda causa a Queda dos Vingadores e o Dia M, como sabemos. Mas Billy não acha que Wanda seja verdadeiramente responsável por tanto mal, não conscientemente, e acredita fielmente que ele e seu irmão são os filhos perdidos da Feiticeira. Ele quer, portanto, encontrá-la.

E tem que encontrar antes que os Vingadores o façam, já que eles também querem encontrá-la, mas por outros motivos. Embora os membros mais “éticos” não digam abertamente, Wolverine escancara: querem matá-la. Essa já era a decisão tomada antes de ela desaparecer, que fez Mercúrio convencê-la a criar a Dinastia M para escapar. Com o resultado disso, tirando os poderes de mais de 90% dos mutantes (e causando a morte de muitos deles), a situação não melhorou muito pra ela. Ela é uma ameaça, e enquanto viver pode colocar toda a existência em risco. Decisões difíceis - e tão complexas e controversas quanto - já foram tomadas anteriormente por membros dos “mocinhos”, quando, por exemplo, enviaram Hulk pro espaço ou apagaram a mente do Sentinela. Em ambos os casos, o problema voltou e voltou pior ainda, eles não cometeriam esse erro novamente com a Feiticeira Escarlate. Outro problema é que William parece ter tanto poder e tanto descontrole quanto a suposta mãe, o que vem à tona quando ele quase mata adversários em uma luta e nem se recorda. A opinião dos heróis quanto ao futuro do menino não é unânime, mas Wolverine (que, como mutante, sabe bem o que isso pode ocasionar) acha que devem matá-lo também, o que soa extremamente drástico.

Photobucket

Por via das dúvidas, William foge dos Vingadores e pretende encontrar Wanda sozinho, mas seus amigos de equipe não o deixaram só, e, além disso, ele irá contar com outros dois interessados em encontrar e ajudar a Feiticeira Escarlate: Mercúrio e Magneto. Em Wundagore, eles encontram a Wanda que já havia sido visitada por Clint Barton e também por Hank McCoy, mas ela recebe um golpe fatal que seria para Magneto e todos descobrem que não passa de um destinobô, ou seja, um robô do Dr. Destino, o que significa que a verdadeira Wanda deve ser prisioneira dele na Latvéria. Como não contam com a família Maximoff para ajudá-los, os Vingadores recorrem à outra pessoa que pode encontrar a ex-Vingadora: Magnum. Depois de ser ressuscitado pela própria Feiticeira Escarlate, a existência dele é essência do poder e da vontade dela. O último resquício da magia de Wanda neste mundo e assim, usando a assinatura energética dele, os Vingadores pretendem encontrar a moça. Claro que Magnum não gosta nem um pouco dos motivos que fazem os ex-amigos irem em busca de sua eterna amada, e parte sozinho procurá-la antes que Wolverine (que também cansa da falta de resolução do grupo e parte só) o faça. O que, convenhamos, é uma ideia muito idiota, já que tudo que os Vingadores têm a fazer é segui-lo.

Então, todos se encontram na Latvéria: Vingadores, Wolverine, Jovens Vingadores, Magneto, Mercúrio, Magnum... Porém, Wicanno chegou antes e encontrou uma Wanda Maximoff no castelo de Victor que não se lembra de quem foi ou o que fez. E uma Wanda sem poderes e que está prestes a se casar com Victor Von Doom, que se declara apaixonado por ela e protegendo a todos sem deixá-la lembrar de nada. Apesar de tudo, Wanda se intriga com as histórias do menino e, mais ainda, com a reação de Dr. Destino com a tentativa do jovem em lhe contar. Ela pede que William conte o que sabe sobre esta mulher que ele afirma ser ela enquanto o ajuda a fugir, mas isso só a faz cair nas garras (literalmente) de Wolverine, que não se importa se ela não tem poderes, nem memórias; ele irá matá-la. Mas alguém intercede, salvando-a! Aparentemente porque o futuro depende da existência de Wiccano e Wanda, esse alguém é o Rapaz de Ferro.

Photobucket

Então, temos uma segunda história, que mostra Rapaz de Ferro contra seu futuro eu: Kang, o Conquistador. O jovem vingador sempre lutou para não se tornar o que estava previsto, um déspota, e seguia Kang pelo fluxo do tempo para tentar frustrar suas investidas como forma de redenção por algo que seria no futuro. Mas eis que aparecem a ele os Jovens Vingadores do futuro que estão pulando de tempo em tempo no fluxo temporal lutando contra quem e quando for necessário, ao mesmo tempo em que fogem dos Vingadores originais que querem matá-los. Eles dizem que Kang é um deles, que os ajudou a fugir no fluxo temporal, e que os Vingadores antigos é que são a verdadeira ameaça, que colocaram todo futuro em risco quando mataram Wiccano e Feiticeira Escarlate anos atrás. Só ele pode voltar e salvar tudo. Sem grandes questionamentos, o jovem resolve voltar a este ponto para salvar seu amigo, a mãe de seu amigo e a humanidade! O que ele não sabe é que não se passa de uma mentira, já que logo que o Rapaz de Ferro parte, Wicanno aparece em meio aos outros com trajes semelhantes ao Dr. Estranho, sugerindo que ele seja um Mago Supremo ou algo parecido neste tempo. Kang diz que este evento o colocará no caminho de se tornar seu futuro eu, o Conquistador. Porque eles mentiram, e quais são seus objetivos reais, nós não sabemos; mais respostas só nas próximas edições.

Photobucket


Ps. Esta saga teve grandes atrasos nos EUA e acabou entrando em choque com a cronologia que se seguia paralela. Você também vai estranhar que os Vingadores que vão atrás de Wanda não são da mesma equipe ou até mesmo os uniformes não condizem com os atuais. O editor da Panini até coloca uma nota sobre isso no início da edição. O melhor é deixar isto de lado e ver como uma história quase atemporal.

Cammy

comments powered by Disqus