segunda-feira, 8 de outubro de 2012

616 entrevista Manny Clark

Manny Clark

No final do mês de Setembro, fui fazer uma visita ao estúdio de animação artAcademia para entrevistar o Manny Clark, um dos fundadores da Impacto, que publicou uma série de trabalhos na Marvel e outras editoras americanas, e atualmente é professor de desenho de lá. Em meio a uma conversa animada, Manny conversou comigo sobre a recepção do mercado atual pra os novos aspirantes desenhistas brasileiros e a importância das escolas de quadrinhos para a formação do jovem profissional. Confira a seguir a entrevista e videos, um deles com dicas legais de como construir um personagem tomando cuidados com luz e sombra e perspectiva.


O video acima editado pelo Edson traz o primeiro dia que visitei a artAcademia e realmente fiquei vislumbrado com as instalações, qualidade das aulas e excelente atendimento do estúdio. Algumas horas antes da aula começar, Manny, muito simpático propos fazer um sketch de um personagem, enquanto discutiamos um pouco o direcionamento da matéria. De pronto, pedi um Capitão America.

Manny Clark

E a entrevista, na integra, está a seguir:

UM616: Olá, Manny! Primeiramente, quero agradecer a você por aceitar participar desta entrevista pro nosso site e dividir sua experiência com nossos leitores. Vamos começar falando um pouco das suas primeiras experiências com quadrinhos. Como começou seu interesse pela arte e como foi seus primeiros passos como ilustrador?

Manny Clark: Sempre curti desenho desde pequeno e achava o máximo, quando pegava uma caneta ou lapis e riscava o papel e saia algum rabisco que sempre lembrava alguma coisa! Comecei a estudar desenho aos 11 anos com um professor particular, estudei durante 13 anos, no final desse periodo comecei a estagiar em agencias de Publicidade, mas meu foco era quadrinhos.

UM616: Vamos falar um pouco sobre seus trabalhos pro mercado internacional. Conta um pouco sobre sua experiência ao trabalhar com a Marvel, DC, Top Cow e Image.

Manny Clark: É muito gratificante quando você recebe a noticia de que seu material foi aprovado pelos editores americanos, O desafio acaba sendo o de entregar uma revista em 30 dias. Mas depois da 1ª entrega no prazo fica mais facil e você consegue meio que se adaptar ao ritmo dos prazos sem perder a qualidade do trabalho. A experiência com com as editoras em geral é sempre muito boa, você tem sempre todo o apoio para referencias e duvidas porque possam surgir no decorrer da produção das paginas.

Manny Clark

UM616: Você já tem mais de 10 anos como professor de desenho, primeiro na Impacto, agora na artAcademia, formando novas gerações de desenhistas. Ao longo deste tempo, que mudanças você sentiu no mercado de quadrinhos de super-heróis, principalmente na receptividade de desenhistas estrangeiros.

Manny Clark: Nos dias de hj, a aceitação de desenhistas estrangeiros e estilos variados tem sido bem abrangente, o mercado esta em forte ascenção impulsionado talvez pela grande sucesso de hqs que foram adaptadas ao cinema como é o caso dos Vingadores e da trilogia Batman, quebrando recordes de bilheteria.Esse bum acaba gerando interesse do publico que não conhece a fundo o mundo super herois.

UM616: Uma questão que sempre venho perguntando aos profissionais é a questão do modelo ou estilo que atualmente o profissional deve seguir. Antigamente, sempre víamos que os desenhistas buscavam se moldar na arte de determinado desenhista do momento – Jack Kirby, John Buscema, Romita, Jim Lee – para atender as principais editoras. Hoje, não parece mais ter essa tendência, existindo vários estilos bem diferentes tendo espaço no mercado. Como você enxerga isso? E qual sua orientação para os alunos na hora de buscar essa identidade na arte?

Manny Clark: Acho muito positivo essa opção de estilo livre que cada um pode seguir, mas vale lembrar que para esse estilo ser aceito e se tornar uma arte de qualidade, é imprescindivel o estudo da figura humana, assim é possivel desenvolver um estilo com qualidade unica e claro sempre acompanhado do uso de uma boa referencia. 

Manny Clark

UM616: Outro ponto mais recente que fez mudar o mercado é a informatização da indústria, com uso de Cintiq e programas de edição de imagem, dispensando a etapa do papel na hora de construir sua página. Qual sua opinião sobre isso? Quais os pontos positivos e negativos?

Manny Clark: Tudo que puder ser agregado a produção de um bom material é sempre bem vindo, a Cintiq pode viabilizar muito a produção de uma pagina, assim como a produção manual ate a artefinal também se torna muito interessente por ser a artesanal, a partir dai o digital agiliza bem o processo na colorização.EU sempre recomendo dominar os 2 processos assim é possivel ir testando ambos e ver em qual você se adapta melhor.
Manny Clark
UM616: Como professor, como você definiria a importância da escola de quadrinhos para o desenhista aspirante? Para quem mora em interior ou num estado onde não há tradição de escolas de artes próximas, como ele pode vencer essa dificuldade?

Manny Clark: A escola é essencial para o aprendizado porque leva você direto ao seu objetivo, você estudar sozinha é muito demorado e você acaba indo um passo para frente e dois para tras. pelo fato de nao poder discutir o melhor estilo o melhor angulo o melhor enquadramento.Na escola você ja recebe esse conteudo completo para a produção de um bom material para portfólio.Por pessoal que mora longe das escolas de artes o que eu recomendo é se programar e procurar fazer um curso em uma boa escola, assim é possivel acelerar muito o processo de aprendizado e tecnicas ulitilazadas na produção de uma hq.

Manny Clark

UM616: Pra encerrar, fala um pouco sobre seu curso na artAcademia e como os nossos leitores interessados podem tirar dúvidas e conhecer a unidade.

Manny Clark: O curso que ministro na Artacademia é voltado a atender a necessidade do aluno e direciona-lo pra area que ele escolher. Faço uma avaliação do conhecimento do interessado, e a partir dai iniciamos o curso para que no final ele aluno esteja apto a produzir uma ilustração para portfolio ou pagina de hq com qualidade profissional.mas vale lembrar que é essencial o empenho e dedicação do interessado para alcançar o sucesso no final do curso.

Manny Clark

Aproveitando a idéia de dar uma amostrinha do que vocês podem aprender na sua aula, pedi para o Manny desenhar o Wolverine acima num segundo dia, de tal forma que pudesse mostrar algumas dicas de perspectiva e iluminação para vocês, leitor do nosso site, que tem interesse na nona arte. Confira o video:


E quem quiser saber mais sobre a artAcademia é só entrar no site www.artacademia.com.br, que lá você terá mais informações sobre cursos, eventos e muito mais. E interessados em saber sobre mais material do Manny, visite seu blog e seu devianArt.
Coveiro

comments powered by Disqus