quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Guerras Secretas: Era de Ultron vs Zumbis Marvel



No Mundo Bélico, a mão de Deus Destino é severa e todo crime contra suas leis pode vir a ser punido da maneira mais severa que pudermos imaginar. A sina daqueles que se voltam contra ele é um lugar do outro lado da Muralha, onde as Terras Mortas e o Reino Perfeição dominado por Ultron caçam qualquer um vivo infortunado que vá parar lá. Até então, essas duas forças obscuras atuaram em separado. Mas o que aconteceria se elas se unissem num só objetivo para superar aqueles que resistem a um destino cruel no outro lado do Escudo?



Se de um lado temos Ultron primordial como principal antagonista dessa história, a trama coloca Hank Pym mais uma vez no papel de protagonismo. Mas esse não é o mesmo sujeito que criou um Ultron, trata-se de uma versão de uma realidade mais modesta, numa pacata cidade chamada de Timely do oeste selvagem americano no ano de 1872. Sua curiosidade foi seu maior crime e o fato de ter tentado criar um 'Homem Perfeito Mecânico' do lado de cá de Latvérion o fez ter a maior penalidade pela lei de Destino. Curiosamente, antes de partir para sua morte certa, Pym encontra como uma das alistadas do Escudo sua outrora namorada Janet Van Dyne. A moça, uma pistoleira portando armas de fogo batizadas carinhosamente de "ferrões", sequer pode imaginar o que Pym fez de tão grave para merecer aquilo.

Quando é arremessado para o outro lado, Pym logo se depara com os vis zumbis que estão a espreita de um novo pedaço de carne. Contudo, aquele não era o dia para ele morrer. Acabou sendo salvo por versões sobreviventes daquele lugar do Jim Hammond, Visão e Simon Williams. Aquela tríade, de certa forma ligada entre si e também com uma história em comum com o robô maligno, vinha salvando novas pessoas jogadas ali há tempos. E eles mal podiam acreditar que finalmente tinham encontrado uma versão do Hank Pym ali. Será que o homem que criou Ultron poderia ajudá-los a destruir a máquina?



Aquela versão antiga do Pym não podia deixar de se maravilhar com o Santuário, lugar que a tríade de heróis criou do outro lado para sobreviver. Edificações sustentáveis da mais alta tecnologia envoltas numa redoma psiônica feita por Magnum que protegia o local contra invasores. Faltava-lhe até palavras modernas para definir termo mais científicos para coisas que ele ainda não conhecia. Esse Hank que poderia ser a salvação de todos ali se questionava apenas se ele podia ajudá-los com um conhecimento tão atrasado sobre tudo. Jim Hammond e os demais acreditavam que sim, pois apesar das diferenças, em essência ele sempre era o "criador de Ultron" nas mais diferentes realidades.

No lugar ali protegido pela Tríade de Hammond-Visão-Simons chamada Santuário, o roteirista James Robinson também voltou a trabalhar outros personagens que eram suas criações ou tornaram-se seus favoritos quando escrevia Novíssimos Invasores. Cruz de Ferro e Radiante retornam em novas versões aqui como namoradas respectivamente de Magnum e o Tocha Humana. Agatha Harkness é a companheira do Visão. E muitos outras participações especiais figuram essas páginas no tranquilo lugar que protege a todos. Todavia, a paz do Santuário está com os dias contados. O inesperado aconteceu e o Ultron Primordial resolveu promover uma aliança temporária com os Zumbis para criar um amálgama entre máquina e desmortos mais poderosos do que eles em separado. E assim, romperiam a barreira psiônica.



Enquanto as forças do mal avançavam, Pym continuava exaustivamente seus trabalhos para entender como para Ultron. E para nossa surpresa, a pequena "Vespa" resolve seguir seu coração, pula pro lado corrompido do Escudo e vai em busca de salvar seu ex-namorado. Nesse meio tempo, vemos vários flashbacks dos dois que clareiam mais a história do Hank e Janet de 1872 pra gente. Janet era uma dançarina fogosa que se apaixonou por Pym na primera olhada que trocaram. Já Hank era um entusiasta por desenvolvimento, imaginava a pacata cidade de Timely em pouco tempo como uma verdadeira ficção steampunk graças a sua tecnologia. Mas o tempo fez Janet desistir de Pym quando ele passava mais tempo se dedicando ao seu "homem mecânico perfeito". Por outro lado, Hank foi preso e condenado quando tentou adquirir ilegalmente adamantium para a carcaça de seu robô.



O ataque ao Santuário acontece nas próximas páginas bem no momento em que Pym encontrou uma solução para a questão. Aparentemente, uma mente mais poderosa poderia sobrepujar a programação artifical do Ultron Primordial e para tal ele acreditava que teria que sacrificar no experimento a tríade que criou Santuário. Os três estavam dispostos a se sacrificar e mal tiveram tempo de se despedir de seus amores quando Pym pós seu plano em andamento.

O resultado depois de algumas páginas brutais de ação desenhadas por Steve Pugh é um plano que deu muito certo, mas não do jeito que esperavam. Cruz de Ferro se colocou no lugar de Jim Hammond no papel de "corpo artificial" para morrer ao lado de Simon e assim salvou Hammond para ficar para sempre com Radiante. Quando a máquina de Pym funcionou, os inimigos - agora mesclas de máquina e mortos-vivos pararam de funcionar e o Ultron Primordial encerrou suas atividades. Agora, a mente coletiva criada por Pym comandava os inimigos e esses se tornaram algo como guardiões. Por fim, 
depois da confusão, Janet voltou aos braços do antigo amor de sua vida.



E temos nesse volume mais rechonchudo das Guerras Secretas um encadernado recheado de histórias bacanas para os leitores. Junto com a série da Elsa Bloodstone, essa revista de 172 páginas se tornou um dos melhores custos-benefícios dentre os tie in. James Robinson e Steve Pugh mostraram-se dedicados em criar essa narrativa bacana, fugindo do cliché e que acaba ampliando mais o mito pavoroso das terras além do Escudo. O roteirista ainda volta este mês nas bancas com um tie in do Esquadrão Sinistro, altamente recomendado também.

Coveiro

comments powered by Disqus