segunda-feira, 24 de setembro de 2007

A Queda dos Mutantes

Os anos dourados da equipe de mutantes mais famosa do mundo continua neste singelo resumo ao melhor estilo Diogo Sábia. Nesta segunda parte englobaremos as edições 35 a 39 da revista X-Men lançada pela Abril Jovem, bem como o Superalmanaque Marvel nº5 com a Queda dos Mutantes e Épicos Marvel 1 e 2.

Queda


O Massacre de Mutantes havia terminado, mas os gritos e gemidos de dor durariam a noite toda. No Instituto Xavier, Vampira, Psylocke, Longshot, Cristal, Wolverine e Tempestade embarcam o Pássaro Negro com os sobreviventes do Massacre, bem como Callisto, Noturno, Lince Negra e Colossus, feridos também.

Tempestade e Wolverine ficam nos EUA a fim de investigar o que houve com Sara Grey, irmã de Jean. Wolverine surta ao sentir o cheiro de Jean derrubando Tempestade e se embrenha na floresta. Ororo acorda em um acampamento de caça e conhecemos pela primeira vez Supersabre, Muralha e Comando Vermelho, três heróis que lutaram na segunda guerra mundial e deveriam estar aposentados. Hoje eles capturam bandidos e os fazem correr pelas suas vidas na floresta.

Com a ajuda de Wolverine os três são derrotados após Tempestade, ainda sem poderes, derrotar o Comando numa luta corpo a corpo. Cansada desta situação sem poderes, ela decide ir atrás de Forge.

Enquanto isso, Ciclope vai até o Alasca atrás de Madeleine Pryor, sua esposa, que ele havia deixado para se unir ao X-Factor. Ela sumiu e seus registros também sumiram, alguém queria que ela fosse dada como desaparecida. Nesse tempo ele luta contra o Molde Mestre e o derrota após fazer o robô detonar um depósito de combustíveis em que eles estavam. Em Nova Iorque, a notícia sobre a saúde do Anjo é das piores. Suas asas gangrenaram e devem ser amputadas. A operação ocorre e o Anjo fica sem suas asas.

Capa 36

Na Ilha Muir, Vampira, Cristal, Longshot e Psylocke treinam coordenados por Banshee enquanto os mutantes feridos são tratados. Cristal se desentende com Callisto e vai até a cidade de Ullapool, o porto mais próximo da Ilha Muir para farrear um pouco e se distrair. Só que o Fanático aparece e Cristal o persegue, lutando com ele, sendo dada como morta pelo vilão que a enterra viva. Os outros X-men se unem a ela e derrotam ele após praticamente destruirem meia cidade na luta.

Um pouco fora de ordem, vemos Destrutor se encontrando com Magneto, Psylocke, Tempestade, Cristal e Longshot após diversos sonhos que ele tem dos X-Men tentando matar ele. Sua então namorada Lorna Dane, a Polaris, é atacada e depois de muita luta, dominada pelos Carrascos, seu corpo e poderes servindo a mutante Maligna.

Tempestade parte no encalço de Forge para que ele faça uma arma que lhe devolva os poderes. Chegando ao Eagle Plaza em Dallas, ela se ve lutando contra as defesas automáticas do prédio. Nazé, mentor de Forge diz que ele já não está lá, e que ambos devem ir em busca dele juntos, pois Forge, o Criador é fadado a lutar contra o Adversário, um ser demoníaco que não deve ter seu nome pronunciado sob pena da pessoa perder seu corpo para este adversário. Por dever de honra, Tempestade e Nazé se unem e vão até a montanha sagrada de Forge.

Tentando encaixar, houve um crossover X-Men/Quarteto Fantástico, com a luta pela vida da Lince Negra. É aquela mesmice de sempre, qualquer coisa é desculpa pra briga. O Dr. Destino acaba se juntando a todos e unindo esforços com Reed, eles acabam salvando Lince Negra da total desmaterialização.

Simpatico

Igualmente fora de continuidade um tanto quanto levemente, temos o Crossover Vingadores/X-Men em que no final das contas há brigas entre ambas as equipes e entre eles e o Protetorado do Povo, os Vingadores Russos, tudo isso para levar Magneto ao seu segundo julgamento por crimes contra a Humanidade (o primeiro em X-Men 24 foi suspenso devido ao ataque dos irmãos Fenris). No final, Magneto escapa da pena de prisão ao usar seus poderes para influenciar o juiz chefe.

Voltando ao principal, Madeleine Pryor surge em São Francisco. Os X-Men descobrem, e liderados por Wolverine, vão até ela. Chegando no hospital, eles se deparam com os Carrascos. É hora da revanche e a luta toma a cidade. Vampira, Madeleine e Cristal ficam presas em vigas de metal e são jogadas na baia de São Francisco. A vilã que fez isso? Maligna no corpo de Polaris. Tempestade nesse meio tempo está escalando a montanha mística de Forge, lutando contra demônios ao lado de Nazé.

Wolvie

Destructor derruba Polaris sem saber. Wolverine e Dentes de Sabre lutam sobre a ponte Golden Gate. Nos finalmentes, Destructor tenta fazer Polaris voltar a dominar seu corpo, mas Maligna é mais forte. Ela foge, mas Madeleine está salva.

Em Nova Iorque, o X-Factor sofre uma baixa. O recém operado Anjo, decola com um avião que explode logo em seguida. O Homem de Gelo é levado a Asgard por Loki e seus poderes são amplificados. Nas últimas histórias, Apocalipse aparece pela primeira vez, recrutando seus primeiros quatro cavaleiros. O último é recrutado nesta edição e quando ele apareceu pela primeira vez, a surpresa do leitor foi enorme.

Sob a cidade abaixo deles, Pestilescência, Guerra e Fome lutam contra o X-Factor. O Fera é acertado por Pestilescência e cai quase morto. O Homem de Gelo com seus poderes amplificados e fora de controle congela a si mesmo e os 3 cavaleiros que fogem. Na base do X-Factor as notícias não são melhores. Os jovens mutantes que eles salvaram, agora entitulados Exterminadores, são atacados e muitos deles sequestrados pela Direita, um grupo de extremistas humanos com armaduras.

Liderados por Cameron Hodge, ex Relações Públicas do grupo, o grupo foge com as crianças e o X-Factor vai a seu encalço. Na luta final, Hodge é derrubado pelo trabalho de equipe de Ciclope e Homem de Gelo onde o último rachou a armadura de Hodge, dando a Ciclope um tiro livre contra ele. No final, os cinco X-Factors, Ciclope, Homem de Gelo, Jean Grey, Fera e Caliban são teleportados a nave de Apocalipse.

Em São Francisco os X-Men se unem e voam até Dallas, onde, segundo as previsões de Sina, todos irão morrer. Na montanha de Forge, Tempestade luta contra mais demônios e chega ao criador. Atacando-o impiedosamente, ela o derruba, não sem antes ouvir que ele tentava fechar o portal dos demônios e não o contrário. Nazé então mostra sua verdadeira face, detonando a montanha de Forge, o que nos leva a QUEDA DE MUTANTES.

Cavaleiros

Em Nova Iorque, o X-Factor se embate com Apcalipse e seus Cavaleiros, incluido entre eles Morte. Um Cavaleiro alado que lembra um certo mutante voador. Isso mesmo, a estréia das asas de metal. A luta pende para ambos os lados a todo o momento. O Fera, depois de ferido por Pestilescência fica mais forte e burro, e acaba detonando os estabilizadores da nave gigante de Apcalipse que graças ao Homem de Gelo, cai perto do mar, sem muitas vítimas. Os Cavaleiros são derrotados com ajuda de Morte que troca de lados e ataca Apocalipse.

Em Dallas, os X-Men lutam contra a Força Federal que quer os impedir de subir no prédio de Forge. Colossus surge no meio da luta após ser curado na Ilha Muir e levado até eles por sua irmã Illiana. Enquanto a luta se desenrola, um rasgo surge no céu sobre o prédio. O portal do trapaceiro está se abrindo e diversas realidades e tempos se encontram sobre Dallas. Dinossauros, índios, bárbaros, futuro e passado, tudo ao mesmo tempo. E o ponto focal é o prédio de Forge.

XMen

Em outro lugar, Forge se recupera do ferimento que Ororo lhe fez. Vivendo ambos juntos, Forge refaz a arma que retirou os poderes de Tempestade, só que para devolver os poderes a ela. Tentando lutar contra o trapaceiro na cidadela da guardiã do Omniverso, Roma, Tempestade e Forge são derrotados e presos. No prédio de Forge, os X-Men juntos de Madeleine Pryor e Neal Conan, um repórter que fica preso no prédio com os X-Men e filma tudo transmitindo para o mundo ver. Em um instante eles passam do Arranha Céu para uma selva do Vietnã, onde um jovem Forge é visto abrindo o portal pela primeira vez para vingar seus companheiros caidos.

A cidadela de Roma paira sobre todos, mas cercada por um turbilhão de ar, não há como chegar. Cristal dá a idéia de usar Longshot como uma espécie de vela no ar, afinal, seus ossos ocos são leves e o turbilhão o levaria para dentro. Colossus serviria como âncora. O plano dá certo e um a um os X-Men caem na cidadela lutando contra o Adversário/Trapaceiro. Colossus é o último a chegar, e em sua forma de aço orgânico, destrói o corpo de Nazé que estava dominado. Vampira, usando os poderes que roubou, abre um portal para jogar o adversário para dentro. Mas para fechar o portal, um sacrifício deve ser feito e para isso, todos os X-Men devem morrer.

O portal é fechado visto sob a lente de Neal Conan. Forge o leva então de volta a cidade. Na cidadela, Roma traz as essências dos X-Men de volta a vida e lhes dá uma segunda chance, uma chance de arrumar tudo o que havia de errado pois estariam com mais liberdade do que nunca.

Essa fase segue a partir da edição 40 para a fase Austrália dos X-Men em que, entre outras coisas, introduziu Genosha ao mundo, bem como desencadeou os eventos que levaram ao Inferno!

Enjoy

J.R. Dib

comments powered by Disqus