terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Em Foco Especial - Guerra Civil 7

Este é o momento final! Esta é o grande último confronto desta Guerra Civil! Os leitores que acompanharam por mais de um semestre essa fabulosa história, que polemizou e revolucionou a história das HQs, finalmente terão a conclusão em mãos!

Guerra Civil 07

E na sétima edição existe muito assunto a ser discutido e hipóteses a serem levantadas! E para isso, mais uma vez, os Editores mais conhecidos da 616 foram convocados para essa batalha! Cammy, Eddie, João, J.R.Dib e Coveiro estão juntos mais uma vez no último Em Foco Especial sobre a Guerra Civil!!


¤ CX ¤ diz:
Então, chegamos ao final da Batalha. Guerra Civil 7 é a última edição deste grande evento, que foi sucesso unânime nos Estados Unidos e que repetiu a dose no Brasil, alavancando o interesse de muito mais pessoas para este polêmico tema nos quadrinhos. Depois disso, sem sombra de dúvidas, o Universo Marvel não será mais o mesmo.

Começando pela furor da batalha em si, vimos vários pontos a serem levados em conta nela. Primeiro, o fato de ela ter sido trazida a público graças a uma investida do Manto para escapar da 42. Depois, pessoas fugindo em desespero pelas ruas e prédios sendo destruídos. Em seguida, a chegada de reforços como os atlantes no lado anti-registro e os novos heróis no lado pró-registro.
Por fim, a preocupação com os amigos que estão do outro lado, referindo-me no caso ao Reed se pondo na frente da mira do Treinador para proteger a Susan. A batalha final, na opinião de vocês, desenhou um panorama mais favorável a que lado?


Cammy diz:
Em termos de força, acho que estava meio que equiparado mesmo, pendendo pros anti-registro, já que eles estavam com os prisioneiros com eles novamente e, pelo que parecia, vencendo a batalha antes da rendição.
Em termos de “jogada suja”, várias coisas que já tínhamos visto pesaram novamente, como “Clor”, espiões (que desta vez foi crucial para o lado do Capitão estar em vantagem na batalha), Thunderbolts, etc... Mas vimos claramente os anti-registro jogando “mais sujo” (nas palavras do próprio Capitão) do que antes, o que fez com que o jogo estivesse mais ou menos empatado até aí, na minha opinião.
Só que achei a ação de levar a luta para a cidade um tanto quanto irresponsável pelo lado anti-registro, pois para eles não correrem o risco de ficar presos no 42 (o que eu acho compreensível, mas mesmo assim) acabaram arriscando a vida de vários civis, e causando grande destruição na cidade. Aliás, esse fator foi conclusivo e a “grande jogada” de tirá-los da 42 acabou sendo sua “derrota” já que foi somente por isso que Steve veio a si.
Portanto, levando em conta todas as tramóias, o fato de colocar a população em risco num ato impensado e até um pouco da preocupação citada pelo Coveiro de um lado com outro (mas talvez isso só valha mesmo pro Reed), nessa edição, o lado do Capitão parecia ganhar a luta, mas ao mesmo tempo que se “denegria” um pouco mais.


« Jøåø » diz:
Cara, não dá para saber. Tem merda dos dois lados. Como devemos falar mais para a frente, aquilo ali virou uma pancadaria generalizada, da qual podemos destacar justamente esses detalhes. Reed ajudando a Sue, que de cara se vinga do Treinador. Namor chega e ajuda os anti-registro, provavelmente por seu antagonismo com Reed e Tony. Hércules destrói o clone meio cibernético do Thor, demonstrando a ferida deixada pelo que ele representava e pelo que fez. Por fim, até mesmo o Capitão “jogando sujo”, para desativar a armadura do Homem de Ferro.
Isso acabou mantendo o clima deixado pelo Millar, indicando que não dá para se escolher, de fato, um lado. Mas que ambos erraram feio em algumas coisas, o que não faz de nenhum deles “vilões” no estilo das HQs.


Guerra Civil 07


Eddie diz:
Depende em que sentido. Se for analisar a luta, quem venceria se ela continuasse seriam os Vingadores Secretos. O reforço dos atlantes, sem dúvida, favoreceu isso. Agora, se formos pensar em caráter e essas coisas, acho que teria uma vantagem para os pró-registro. Vimos os vilões sendo vilões, quando tentaram matar o Capitão e a Sue.

Pudemos testemunhar o Capitão enfiando a cara do Bishop no chão. O Hércules finalmente dando cabo do maldito Clor e a fantástica chegada dos atlantes. Mas o ato do Manto de jogar todos na cidade ajudou-os a escapar da prisão, só que colocou a população em risco. O Stark que acabou pensando nas pessoas e pedindo a evacuação.


Cammy diz:
Ed, vantagem dos pró-registro que você diz na parte caráter é pro bem ou pro mal?

Eddie diz:
Vantagem para eles, porque apesar das mancadas, na hora que a porrada foi para a cidade, o Capitão pensou em proteger os membros da equipe, mas o Stark pensou na evacuação.

J.R. Dib diz:
A verdade é que os principais confrontos estavam sendo vencidos pelos heróis contra o registro, Hercules derrubando o Clor, Reed derrubado pelo Treinador, Capitão derrubando o Homem de Ferro com ajuda do Visão, o Homem Aranha descendo a lenha em várias pessoas, mas os vilões que estavam agindo pelo lado pró-registro começaram a perder as estribeiras. Portanto, o descontrole dele poderia vir a desencadear um caos ainda maior. O lado pró registro estava agindo pela lei, defendendo os inocentes, o lado do capitão agia como crianças cheias de ódio e vingança. Em termos de força, a força pendeu para o lado do capitão com certeza, se for esse o caso.

Eddie diz:
E o Stark podia contar com policiais e tudo o mais para ajudar na evacuação também, isso é um ponto.

Cammy diz:
Ponto?

« Jøåø » diz:
Acho que devemos relevar que quem gerou o confronto foram os pró-registro.

J.R. Dib diz:
Mas quem levou as ruas foi os contra

« Jøåø » diz:
Se não levassem seriam presos. Só dava para fugir por ali. Além disso, como citaram, quem mais fazia merda (sem preocupação com quem estava em volta) eram os vilões das fileiras pró-registro. Se o lado pró-registro não quisesse fazer estrago, poderia deixar os anti-registro "fugirem" do local. Para mim, nesse aspecto, os dois lados erraram.

Cammy diz:
Os pró-registro emboscaram porque sabiam da fuga de presos...

¤ CX ¤ diz:
Pois, é. Eram destinos diferentes ao meu ver. Stark ali, provavelmente sabia que mesmo perdendo ganharia se tivesse o apoio popular. Como falamos antes, a Guerra já estava ganha no momento em que a lei foi votada. O Capitão foi inocente, ao invés de querer mostrar o que verdadeiramente significava sua "bandeira" e seus pontos, foi completamente emotivo. E perdeu!

Guerra Civil 07


J.R. Dib diz:
Pois é! Quem começou a batalha foi quem quis inventar uma fuga de prisioneiros...

Eddie diz:
A batalha estava perdida antes mesmo de começar.
Deixa só comentar uma coisinha rápida? É que a Cammy comentou da espionagem. Acabei esquecendo de comentar antes, mas acho diferente a espionagem feita pelo Hulkling e Tigresa. Ele se disfarçou de outra pessoa, ela chegou com a cara limpa, fingindo-se de amiga e aliada do Capitão.


Cammy diz:
E você acha uma coisa melhor que a outra???
Eu acho ambas jogadas sujas e de mesmo grau


« Jøåø » diz:
Eu acho é que os pró-registro foram burros de achar que não desconfiariam! hahahaha

¤ CX ¤ diz:
É. A Tigresa saiu no jornal derrubando um Doomboot. Não enganou nenhum leitor. AHUahuAHua

J.R. Dib diz:
Acho tudo a mesma coisa. Pior se ela dissesse ao Homem de Ferro q estava com ele e traísse ele também.

Eddie diz:
Eu acho ambas ardilosas, mas a da Tigresa, ao meu ver, é pior.

J.R. Dib diz:
Que mané pior, Eddie!

¤ CX ¤ diz:
Não sei se foi pior. O Hulkling coitado, teve que se passar pelo Pym.

Eddie diz:
hahhahhahha

E aturar a Janet gritando com ele


Cammy diz:
Não concordo. Essa foi pra não dizerem que eu só concordo...hahahahaha
Mas eu não concordo mesmo! Só acho igual fingir que é amigo de um e fingir ser outra pessoa... ambos no mesmo grau de sacana.


Eddie diz:
Eu discordo, mas não vou me alongar. Só queria deixar registrado, pois não falei antes.

Guerra Civil 07


¤ CX ¤ diz:
Com palavras que vocês talvez nunca antes imaginassem ditas por ele, Capitão América diz que "Agora, estou jogando sujo", para em seguida massacrar o Homem de Ferro a golpes. Em resposta, ao invés de heróis intervirem como no caso do Capitão em Guerra Civil 4, é a própria população civil que se opõe. O que ocorreu de fato?
O Capitão América "traiu" a sua verdadeira causa ou o que ele representa não é mais o que o povo americano almeja?


Eddie diz:
População civil, nem tanto, pois eram policiais, bombeiros e paramédicos. O Capitão não traiu sua causa, mas a causa dele não é mais o que o povo quer. O heroísmo à moda antiga do Capitão não funciona mais para a população. Acredito que o Capitão percebeu que continuar lutando seria apenas "lutar" e que não tem mais lugar. Por isso, suas lágrimas. Tanto que ele se rende como Steve Rogers, deixando o Capitão América para trás, como se fosse uma lembrança boa de outros tempos.

J.R. Dib diz:
A causa americana, o american way of life, o direito a liberdade de fazer o que bem entende desde que não fira o direito dos outros, o símbolo américa, traindo quem ele simboliza, essa é a traição e ele realmente traiu seu país, abandonou sua bandeira, ele não é mais o Capitão América amado pelo povo, é apenas um cara esmurrando um herói. Foi nesse momento que ele perdeu sua "Guerra", quando ele saltou daquele aeroporta aviões e disse que não aceitaria as leis que seu país lhe diz que são corretas.

Guerra Civil 07


« Jøåø » diz:
Uma coisa que ficou clara para mim desde que li da primeira vez e que o próprio Capitão fala (e o Millar mostra no roteiro): o ideal dele não foi perdido. Suas ações se perderam. E não só do lado dos anti-registro, mas dos dois. Dia-a-dia pensava-se cada vez mais em como derrotar o adversário e menos do porquê de se estar fazendo isso. Steve Rogers não se rende por entender estar errado, mas por crer que a bola de neve que Guerra Civil se tornou deveria ser desfeita. O fato dele se entregar como Rogers é, para mim, exatamente o sinal de que ele não deixou de acreditar no que o fez ser anti-registro.

Cammy diz:
Primeiro essa coisa de “agora estou jogando sujo” é mais ou menos, né?? Em Guerra Civil 3, quando o Homem de Ferro pede para conversar com o Capitão e ele mente dizendo que daria 5 minutos num aperto de mão, e implanta um dispositivo que também detém a armadura (aliás, isso tá muito freqüente e é sempre assim que o Stark se ferra), por isso acho que já estava todo mundo jogando sujo ali fazia tempo, só não tão declarado. Não acho que ele traiu uma causa. Steve sempre foi um símbolo do país, de soldado, o que leva até uma obediência, mas também é um símbolo de luta por ideais e, dessa vez, não era o mesmo que seu governo. Ele se apegou ao que mais importava: sua consciência. Mas o capitão não estava muito em si nessa guerra (não só ele, claro). Não percebeu quão longe tudo estava indo, e quanto aquilo tinha deixado de ser só lutar pelo que se acredita e já estava à beira (senão mais que isso) de uma questão pessoal. É como se se habituassem ao embate e nem se dessem conta do redor, da questão principal, que foi exatamente o que teve de acontecer para ele se dar conta que estavam “apenas lutando”. Quando ele se deu conta de quão longe tinha ido e que estava colocando em risco aqueles que sempre defendeu por uma luta cega (que no fundo não chegaria a lugar algum, não resolveria o problema em si), se rendeu.

¤ CX ¤ diz:
Um escudo cai aos pés e um máscara é retirada. Capitão América deixa se levar preso e encerra-se a batalha. O herdeiro de sua máscara é o Justiceiro. Isso significa que eles estavam errados? Que não vale mais a pena lutar contra o registro? A Guerra de fato acabou?

« Jøåø » diz:
Como falei. Prefiro não dizer que há lado errado e lado certo. Não é questão de ficar em cima do muro, mas reconhecer a complexidade do que cada um dos adversários representava. Acredito que a Guerra acabou e não acabou. Que, nesse momento, o registro venceu, mas não terá campo livre para agir. Sob uma opinião pública que, mesmo apoiando, está assustada, e uma série de heróis e vigilantes que não aceitaram a anistia oferecida, a nova configuração da Marvel, sob a batuta do agora diretor da SHIELD Tony Stark e da Iniciativa, terão de se aperfeiçoar cada vez mais para, em uma retaliação, não caírem sob o “heroísmo tradicional” que ainda resistirá.

Eddie diz:
Não estavam errados, mas como dissemos anteriormente, o registro já era uma realidade desde a 2ª edição. Não adiantava tentar mudar a lei na base da luta. Ou alguém acha que se o Capitão não tivesse parado a lei ia mudar? Claro que não. O povo ia era ficar mais revoltado pela derrota do Homem de Ferro. O fato é que os EUA atuais do Universo Marvel quer heróis registrados e devidamente fiscalizados pelo governo, com os rebeldes sendo presos. A Guerra Civil, na verdade, só serviu para consolidar ainda mais o registro, colocando o Stark como líder definitivo deste.

Guerra Civil 07


Cammy diz:
Não, não acho que, por ter se rendido, ele e todos que partilhavam de sua opinião tenham deixado de não acreditar e não apoiar o registro, como já disse. Steve não se rendeu porque se julgou errado, apenas não achava que compensava mais o que estava fazendo e do modo que estava fazendo. Não mudou de idéia. Como vimos, ainda restaram os que não quiseram se registrar e pretendem agir clandestinamente, como isso fica isso, eu não sei. Também não sei se isso muda em alguma coisa a lei em si, na verdade, acho que porrada não muda nada... Sinceramente, não sei como os que continuam a lutar contra o registro farão isso agora.

J.R. Dib diz:
A Guerra acabou sim, aqueles que eram contra perderam aos olhos do público e do governo, muitos foram presos, muitos fugiram, mas o que me deixa incomodado é que o Capitão foi preso e o público que o apoiava simplesmente se silenciou graças à proporção da batalha dos dois grupos. O medo do povo, assim como o medo do capitão ao ver tudo aquilo, também contam neste aspecto da Guerra. Eles perderam mesmo, ou será que eles nunca conseguiram descobrir pelo que eles lutavam? Não sei dizer se a guerra era uma briga por ideologias ou sobre quem deveria mandar nas coisas dos heróis.

¤ CX ¤ diz:
Tinha um comentário que vi uma vez de alguém que não vale a pena citar aqui, que o divertido da democracia era que você sempre teria certeza de que ia existir alguém do contra. Ou citando um provérbio mais conhecido, toda unanimidade é burra.
Acho que encerrou-se uma Guerra, sim. Contudo, os ideiais nunca morrem, nunca silenciaram. Algumas pessoas certamente serão a favor do jeito antigo dos heróis e ainda vão dar apoio a eles, secretamente ou mesmo em protesto aberto.


« Jøåø » diz:
Foi o que falei.

Cammy diz:
Como com tudo na vida.

J.R. Dib diz:
pois é, só usei minha resposta pra concordar com o Jão.

Guerra Civil 07


¤ CX ¤ diz:
Algumas coisas podem ter mudanças definitivas, mas não o casamento de Reed e Sue. Quem leu os Tie-ins do Quarteto acabou entendendo muito sobre as motivações de Reed nessa Guerra, que muitos leitores acusaram de descaracterizar completamente o homem. Com a carta final de Millar, de Reed para Sue, foi mais fácil aceitar o posicionamento do Senhor Fantástico?

Eddie diz:
Importante frisar que não é a 1ª vez que o Millar encerra uma história com uma carta. No arco dele com o Aranha, ele encerrou com uma ótima carta de Norman Osborn. Na própria Guerra Civil, tivemos o momento que a Sue foi embora, narrado por uma carta também. Nada mais justo que o momento que ela retorne seja narrado por outra carta, dessa vez do Reed. Eu gostei da carta principalmente por um motivo: mostrou o lado humano do Reed. Nas edições anteriores e, principalmente, nos tie-ins, o Reed tava sendo retratado de maneira muito fria. Eu fui um dos que reclamou dessa abordagem. Nessa carta, Reed reconhece os erros que cometeu e que, mais do que nunca, precisa de Sue. Na visão dele, tudo que fez foi dolorosamente necessário, o que é bom, pois mostra que ele sofreu ao fazê-lo. Não foi fácil, mas necessário, ao menos na sua visão.

Cammy diz:
Bom, eu não li todos tie ins do quarteto, mas essa carta mostrou pra mim, uma motivação geral do registro, nada em particular do Reed. Sim, me pareceu mais simpática do que a conduta que ele vinha tendo até agora, talvez ele tenha voltado mais ao seu “lado humano” novamente...rs. Me pareceu, de modo geral, como intenções dos pró-registros, mais aceitável sim. Ela explica o que eles estavam tentando fazer, de suas boas intenções, fala sobre a tolerância da população à eles, e ao medo de não se ter um controle desses super seres de fato até então, e de como as novas coisas pretendiam melhorar a vida da população geral, aquela a que os heróis teoricamente servem.

Quanto ao Reed em si, me pareceu mais fácil de aceitar o personagem (não necessariamente o posicionamento) neste final e eu gostei da carta. Achei fofa e à altura da que a Sue escreveu na outra edição (embora o Reed ainda me pareça meio mané).


J.R. Dib diz:
Eu acho que conseguiu escrever essa carta porque a Guerra acabou e ele pode parar um pouco para pensar no que escrever para sua mulher. O cara é um gênio, não tinha como ele pensar em trivialidades como casamento e amor enquanto o destino de um país estava em jogo. Só ali, durante a batalha final é que pôde ver o quanto era apaixonado pela mulher que ele sempre amou. Reed não mudou, a Guerra mudou ele.

(fim clichezento)


Cammy diz:
hahaahhaahahahha...slogan de novela da Record, hein?

J.R. Dib diz:
Me perdoem, estou ouvindo Led Zeppelin - Rain Song, aproveitando a chuva que cai lá fora (e a goteira na sala).

« Jøåø » diz:
Já discutimos isso à exaustão. Exagerou-se um pouco na postura do Reed, mas não se inventou. Ele é um ser extremamente racional (às vezes no mau sentido da palavra) e iria até o fim se acreditasse que seus cálculos eram corretos. Mesmo colocando em dúvida os resultados, como quando pede que o Pensador Louco os analise, ele crê no uso da matemática para ler o mundo social em que vive. Pisou na bola porque o momento foi de urgências e reações rápidas aos acontecimentos, mas continua sendo o bundão que sempre foi. hehehehehe

Eddie diz:
Pô, o Reed é maneiro, gente. Ou era, sei lá. Reed Richards do Byrne detona.

Cammy diz:
Se eu fosse a Sue...sei não....

« Jøåø » diz:
Nunca curti. Ele só não é mais zé do que o Pym.

Guerra Civil 07


¤ CX ¤ diz:
Bom, eu concordo com o que vocês disseram, obviamente. Reed é um expert no analítico e uma criança por vezes no emocional.

Contudo, isso não tira o fato de que o Stranziski (sic) fez uma baita cagada no roteiro do Quarteto, e que o Millar e o McDuffie só entraram pra salvar o pescoço dele. AHUhauHAUH


Eddie diz:
Só o Millar e o Bendis trabalharam direito, diga-se de passagem.

« Jøåø » diz:
Straczynski é o único que nem sacaneio o Coveiro por errar como se escreve.

Cammy diz:
hahahaahahahha

« Jøåø » diz:
Até porque acho que acabei de errar.

Cammy diz:
Eu nem leio o nome dele...vejo várias consoantes e presumo.

Eddie diz:
JMS tá bom demais.

¤ CX ¤ diz:
Agora, começamos um novo ano. Em 2008 o cenário da Marvel está completamente mudado, inclusive em muitas das revistas. Vamos falar um pouco do que está por vir e suas expectativas:

Vamos em ritmo de bate bola, Rapidinho!!

Avante Vingadores muda seu mix, incluindo Homem de Ferro em fevereiro, Poderosos Vingadores em março e Iniciativa em abril.

Guerra Civil 07


« Jøåø » diz:
Bom, mais do que nunca as revistas com o selo “Vingadores” serão os carros chefes da editora. Quem não acompanhar essas duas publicações perderá muito do que no universo Marvel. Mesmo as revistas X, que normalmente parecem viver em um mundo à parte, ficam um pouco atrás em importância dessas duas publicações se formos considerar o Universo Marvel como um todo.

Cammy diz:
Eu estou bastante empolgada com as mudanças! Inclusive pretendo comprar Avantes agora. Honestamente, não sei muito como vai ficar essa coisa de iniciativa, clandestinos, etc... Mas tenho boas esperanças!! Acho que é um ótimo momento para estar me tornando leitora efetiva desses personagens...hehehehe.

Eddie diz:
Ótima expectativa. Finalmente a revista vai fazer jus ao nome. Essas novas séries prometem. Estou mais ansioso pela Iniciativa, pois quero ver de perto a nova realidade dos super-seres nos EUA.

¤ CX ¤ diz:
Para mim já deveria ter acontecido era antes. Sempre falei que achei 'Avante' sem um carro chefe e que Homem de Ferro deveria ter ido pra lá desde sua volta. Agora, o cerne da revista mudou. Vai mudar o público, mas talvez a revista venda ainda mais.

J.R. Dib diz:
Realmente, as revistas dos vingadores serão muito importantes esse ano, tanto no começo do ano como no final. Aguardem crianças...

Guerra Civil 07

¤ CX ¤ diz:
Homem de Ferro como Diretor da SHIELD.

Cammy diz:
Quanto ao Stark na SHIELD, estou empolgada também, mas com um certo frio na barriga de dar bosta. É o tipo de coisa que acho que pode ser ou muito bom ou muito ruim. Como sou otimista e fãgirl vou apostar no muito bom...rs.

Eddie diz:
Tony Stark conseguiu o que queria para realizar seu "plano 43". Acho que deve render. Vamos ver se Tony consegue superar Nick Fury.

Cammy diz:
Ser comparado a todo tempo com Fury deve ser foda.

¤ CX ¤ diz:
Você acha que ele queria isso, Eddie? Bom, eu não sei não...

Cammy diz:
Eu também não concordo exatamente com isso... Eu estava discutindo isso com o ed na 616 e nem botei minha resposta lá!

Eddie diz:
Queria sim.

« Jøåø » diz:
Era quase como o caminho natural. Stark é um control freak que não deixaria um empreendimento do tamanho da iniciativa fora do seu controle. Como já comentei em outras ocasiões, todo seu planejamento a respeito do registro visava um momento como esse. Talvez não como o diretor da SHIELD, mas como um dos homens mais importantes quando o assunto é superseres.

E discordo que fosse o plano dele desde o início. Acredito que com o passar da Guerra é que ele cogitou que só assim concretizaria seus planos para a comunidade de Superseres. "Limpar a SHIELD", que a expressão que ele usou, não necessariamente se faz como Diretor.

Guerra Civil 07


¤ CX ¤ diz:
Se bem que ele se achava o mais indicado para guardar a identidade de todos os demais heróis.

« Jøåø » diz:
Mas se fosse alguém de sua confiança ele poderia fazer isso também, Coveiro. E ali ele meio que posa de bonzinho para aquela mãe de vítima de Stamford (de quem sempre esqueço o nome).

Cammy diz:
Nas idéias lá, estabeleceram que uma das coisas necessárias seria limpar a shield. Como isso ia acontecer ainda não era estipulado, porque ele também não podia controlar se iam oferecer o cargo, por mais manipulador que fosse.
Aí, quando surge a oportunidade existem esses fatores. Poder executar o "plano" de limpa de "dentro" é um fator pró, embora existam outros que pesam no contra. A decisão tem que ser tomada a questão da identidade é outro fator pró na decisão e não do tipo "quero guardar as identidades e limpar a shield, vou fazer de tudo pra pegar esse cargo" e sim "me ofereceram o cargo, posso por aqueles 2 desejos em práticas com isso..."

O que eu entendi é que não foi uma coisa decidida do dia pra noite.


« Jøåø » diz:
Isso aí, Cammy.

Cammy diz:
Eeeeee....dessa vez o João concordou COMIGO e não o contrário!! \o/

J.R. Dib diz:
Stark, herói da Guerra e idealizador desse adorável mundo novo, espero muito dessa nova fase do bigodinho breaco.

Eddie diz:
Pois eu acho que o Stark sabia que iam oferecer o cargo para ele. Provavelmente essa era uma probabilidade forte prevista por ele, já que é um futurista (palavras dele).

Cammy diz:
Como ele sabia, ed??? Tem bola de cristal, é?

« Jøåø » diz:
Ele poderia cogitar. Só isso.

¤ CX ¤ diz:
Ele previu a Guerra, nao previu?

Eddie diz:
Porque ele é um futurista, uai. Ele previu a 1ª edição, praticamente.

Cammy diz:
Sim, mas não sabia ao certo!“opa, dia tal...vou receber o cargo da shield”
Como disse o jão, ele podia cogitar...


« Jøåø » diz:
Eu acho que estão caindo no erro de achar que o Stark é um vilão com esse papo. Analisar uma conjuntura e crer que haveria uma guerra é algo muito menos complicado do que ter certeza do que aconteceria com um indivíduo especificamente.

Guerra Civil 07


¤ CX ¤ diz:
Em termos, o Eddie tinha razão. Pode ter sido uma jogada de xadrez, mas não sabemos isso. Só podemos cogitar... a não ser que o Eddie seja um futurista também.

Cammy diz:
Eu tabém acho, e pode dizer que o tie in tem nada a ver, mas lá está mostrando de outra forma... e ele fez charme no tie ins para os leitores?

Eddie diz:
Eu nem estou falando que ele é vilão. Estou dizendo que controlar a SHIELD fazia parte do plano.

Cammy diz:
Bom, como eu disse, acho que as coisas se encaixaram de forma boa pra ele e não que tanha planejado tudo.

J.R. Dib diz:
Se o cara espera receber o cargo, não quer dizer que ele simplesmente tem dons precognitivos, o cara organizou a SHIELD em cima da Maria Hill, porque não se tornar chefe dela então?

Eddie diz:
Ele tava "fazendo charme" para o cara do governo. Os melhores manipuladores são aqueles que fazem o manipulado achar que foi idéia dele.

Cammy diz:
Sim, mas na estória ele não está falando com o governo quando tem dúvidas... mas com o melhor amigo!

« Jøåø » diz:
Talvez até fizesse. Mas não como uma coisa para ele, de forma egoísta. Mas sim, como ele é control freak, para ter a certeza de que as coisas aconteceriam da melhor maneira segundo sua visão. Ele não virou diretor por status.

¤ CX ¤ diz:
Vamos passar pro próximo tópico, mas só uma coisa antes de comentar... que falta faz o Especial de Guerra Civil. Malditos atrasos!!

J.R. Dib diz:
Pois é.

« Jøåø » diz:
Totalmente.

Eddie diz:
Coveiro colocou no meio o diretor da SHIELD. Eu sabia que ia acontecer isso.

¤ CX ¤ diz:
"Coveiro colocou no meio o diretor da SHIELD"???

Que isso, rapá?!? Olha o respeito! Isso é difamação!


Cammy diz:
hahahaahahahahahahah
Vem não!! É meu!!!


« Jøåø » diz:
Nem fui eu que fiz a piada.

Cammy diz:
Milagre!!!

Eddie diz:
Sabia que alguém ia fazer essa piadinha.

J.R. Dib diz:
Eu ia zoar, mas deixei quieto. Pensei, para que tumultuar o EM FOCO né?!

Eddie diz:
Só achava que seria o João ou o Jota.

¤ CX ¤ diz:
João está mesmo com o humor ruim hoje. AIauhAUHauHAU

J.R. Dib diz:
Mas nãããoooo, tinha que baixar o Jota no Eddie.

Guerra Civil 07


¤ CX ¤ diz:
Vamos continuar:
Aranha assume o velho uniforme, depois de ver sua tia querida vítima da Guerra Civil.


« Jøåø » diz:
Eu gosto muito do uniforme negro. Acho que combina com o momento pós-guerra. Mas, cara... como eu queria que a May morresse.

J.R. Dib diz:
Rápido: Gostei, morra May!!

Eddie diz:
Sinceramente? O Aranha não me empolga mais. Fiquei muito feliz quando ele exclamou o "espetacular" logo antes de chutar o Reed, pois vi que no meio daquele erro editorial ambulante ainda resta um pouco do personagem que gostei tanto um dia. Mas não estou nem um pouco animado.

¤ CX ¤ diz:
Eu acho que nem deveria ter feito essa pergunta mediante os riscos das respostas tão futuristas que viriam AUhauHAUhaH... Enfim, essas coisas acontecem, não precisamos explicar isso.

Novas Equipes para cada estado e alguns dos heróis ainda na clandestinidade.


Eddie diz:
É o que estou mais a fim de ver. Observar esses novos heróis e ver a equipe clandestina de Luke Cage. Acho que os "Vingadores Secretos" serão o melhor da nova fase. Ainda mais escritos pelo Bendis.

« Jøåø » diz:
Os dois grupos são do Bendis.

Eddie diz:
Então melhor ainda. Bendis foi o melhor na Guerra Civil, depois do Millar.

Cammy diz:
Como disse antes, estou empolgada com essas coisas todas novas, mas não faço muita idéia do que esperar.

J.R. Dib diz:
Não sei o que esperar desses grupos novos, estava tão acostumado a ver latinha, aranha, wolverine e capitão no mesmo grupo.

« Jøåø » diz:
Pois é. Uma das coisas ruins da Guerra Civil foi a curta duração dos Novos Vingadores com esses caras. Eu curtia muito.

Sobre a pergunta, a Iniciativa é um projeto ousado e, como falei, vai demandar um baita trabalho para ser bem realizado. Os heróis que se mantiveram de fora vão servir como fiel da balança, colocando muitas vezes a efetividade da Iniciativa em cheque.


¤ CX ¤ diz:
O que sinceramente espero ver daqui por diante é que se mostre que nem sempre que se faz algo "legal" ou "correto", dar certo. Quero ver as falhas, as dificuldades de tudo isso... mas certamente, o que estou mais empolgado é com os clandestinos. Me inspira algo do tipo "aliança rebelde" de Guerra nas Estrelas esse clima.

Cammy diz:
Se não visse a cor da letra, juraria que o Ed escreveu isso.

Eddie diz:
Eu também, Coveiro. Meu lado fã de Star Wars se anima com rebeldes.

« Jøåø » diz:
Pois é. Acho bacana esse lance de não ter só vilões x heróis.
Um grupo clandestino buscando fazer "a coisa certa" é algo muito legal se bem explorado.


J.R. Dib diz:
Mas o Homem de Ferro não é o Darth Vader e não vai ficar falando pro Luke Cage: LUKE, I'M YOUR FATHER!!!

Piada do Jota
A insistente piada do Jota...

Eddie diz:
Até porque o Luke é a cara do Stark....rsrrrs

¤ CX ¤ diz:
Novo time de Thunderbolts, muito mais vil. Podemos ver na capa a presença de Venom, Mercenario e Duende verde entre outros.

« Jøåø » diz:
Warren Ellis e Mike Deodato Jr. Nada mais a dizer. hehehehehe

J.R. Dib diz:
Promete ser muito bom, nuff said.

Eddie diz:
A maior idéia de jerico. Idéia de jerico da Iniciativa, não da Marvel. Espero ótimas histórias com esses personagens, pois o Mercenário se regenerar só no dia de São Nunca. E Ellis nos roteiros, quem não ler, vai perder.

Cammy diz:
Posso fazer uma pergunta antes? Onde vai sair isso?

Eddie diz:
Universo Marvel.

¤ CX ¤ diz:
Isso.

« Jøåø » diz:
Pegue emprestada, Cammy.

¤ CX ¤ diz:
Do João, Cammy.

J.R. Dib diz:
De mim.

Cammy diz:
Ahhhh.... então nem sei se vou ler, nem vou comentar...passo...hehehehe
Pego do Ed!!! Porque o coveiro já negou!!!


J.R. Dib diz:
Do Eddie.

¤ CX ¤ diz:
Putz...

Eddie diz:
Eu empresto sim.

Cammy diz:
Só porque é do Ellis vou pegar emprestado!

¤ CX ¤ diz:
Eu acho que vai ser muito bom, não tem como. Mas sou fã do Nicieza e não fico feliz até hoje com ele fora da equipe. É trocar um doce bom por um bom salgado. Um não compensa o outro

Passemos para: Os sucessores da Tropa Alfa, a Tropa Ômega, estreiam em Marvel Apresenta 34, de Fevereiro.

Piada do Jota


Eddie diz:
Sem expectativas.

¤ CX ¤ diz:
Porra.

J.R. Dib diz:
É, porra.

« Jøåø » diz:
Hahahahahaha

¤ CX ¤ diz:
O segundo que me pede pra responder a pergunta primeiro e me vem com essa!

Eddie diz:
\O/

J.R. Dib diz:
Tem o Bill Raio Beta - Quem se atreve a erguer armas contra o Poderoso Thor????!!!!

¤ CX ¤ diz:
ahuHAUhuaHAU

« Jøåø » diz:
Bom. Nunca fui muito fã da Tropa Alfa, então não me empolgo muito com essa nova versão. Mas só de ver a figuraça do Agente Americano de volta já vale a pena.
O que não entendi até agora é colocar Novos Guerreiros na Marvel Apresenta 35. A revista é mensal nos EUA.


J.R. Dib diz:
Eca!

¤ CX ¤ diz:
Foi em Marvel Apresenta ou foi em Especial?
Novos Guerreiros é bom, Jota. Concordo com o joão que foi mancada...


J.R. Dib diz:
Mas vai sair Novos Guerreiros? Sobrou alguém vivo?

Eddie diz:
Devem ser novos.

« Jøåø » diz:
Novos Novos Guerreiros.
Na verdade, Novos Novos Novos Novos Guerreiros. É o volume 4. hehehehe


J.R. Dib diz:
Putz!!
Vai ver eles vão montar um grupo com os filhos dos antigos guerreiros


¤ CX ¤ diz:
Mistério... mas não para esse Em Foco.

João, você se enganou...Será na Marvel Especial 6. A de abril

« Jøåø » diz:
Verdade, Coveiro. Mas mesmo assim. Ali só devem caber de 6 a 8 histórias.

¤ CX ¤ diz:
Sem cogitações! Última novidade, já que falamos de Marvel Especial! Uma outra Guerra se inciando, uma "Silenciosa", em Marvel Especial 5 de Janeiro.

« Jøåø » diz:
O troco dos Inumanos. Vale muito à pena. Quero só ver se o Raio Negro resolve abrir a boca. hehehehe

Eddie diz:
Gosto dos Inumanos e tô ansioso pra ver as conseqüências do que o Mercúrio fez. Essa revista comprarei com gosto.

Cammy diz:
Eu tô com uma super vontade de ler essa também!! Mas também vai ter que ser emprestada: no money!

E não sei o que esperar...de novo. Mas assim que é bom


Eddie diz:
Eu empresto.

J.R. Dib diz:
Se o Raio Negro abrir a boca, o mundo explode!!!Vai ser legal. Tende a ser, pelo menos

¤ CX ¤ diz:
Eu curti pacas a revista. Os desenhos são perfeitos. Mas acho que assim como o Herdeiro, que também gostei, não vou levar agora. Acho que vou esperar um promoção pra pegar no desconto! Tem muita coisa pra ler e pouco dinheiro pra gastar esse ano!

Cammy diz:
Eu também!

J.R. Dib diz:
Pretendo comprar.

¤ CX ¤ diz:
Algum comentario final?

Cammy diz:
Só que eu achei Guerra civil foda! E a edição final mais foda ainda!
E já convenci mais 3 a lerem de tanto que falo empolgada! hahahaha


J.R. Dib diz:
K, nossa marqueteira.

Cammy diz:
Da marvel em si, devia receber comissão da Panini...unf!

Eddie diz:
Cammy trabalha de graça pra Panini.

¤ CX ¤ diz:
E eu estou muito feliz também com a qualidade da discussão dos nossos Em Focos. Algumas questões levantadas acabaram gerando pontos de vista que sequer imaginava da primeira vez. Esse é o ponto alto da Guerra Civil, é um quadrinho que faz você parar depois de ler para refletir e discutir.

« Jøåø » diz:
Também achei bem válido exatamente pelo fato de ser uma história que dá espaço para posições bem diferentes entre a gente. Por isso escolher fazer um Em Foco por edição pareceu bem mais sensato do que fazer simples reviews.

Eddie diz:
Foi bem legal tudo isso.

Guerra Civil 07


¤ CX ¤ diz:
Pois é pessoal, agradeço a todos por participarem desses sete Em Focos Especiais, nos quais achei que seria a melhor maneira de destrinchar um evento tão grande como esse. Caso tenham gostado, e os leitores também, penso em continuar essa idéia mais uma vez no próximo grande evento que chegar nas terras tupiniquins.

É isso, então! A Guerra Civil acabou, mas a nossa diversão com suas mudanças está bem longe de se encerrar.


Editores 616

comments powered by Disqus