quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Nasce um Pistoleiro

Dois meses atrás, já estávamos sendo surpreendidos por um daqueles anúncios “negros” que a Panini colocava atrás de suas revistas mensais, como fez nas prévias de 2007. Desta vez, no entanto, apenas uma palavra figurava na misteriosa propaganda – KING. Essa foi uma pista muito fácil para aqueles que sempre acompanham as novidades da Marvel lá fora e para os fiéis fãs do renomado Mestre do Terror da literatura americana. A maior obra de Stephen King ganhara uma versão para os quadrinhos e finalmente ela estaria para chegar no Brasil - A Torre Negra!

Torre Negra

Stephen King certamente é popular devido a muitas de suas outra obras como Carrie, o Iluminado e Cemitério Maldito, mas certamente nenhuma representaria tão bem sua vida como a série em sete partes que conta a vida do Pistoleiro Roland Deschain num mundo dito “que seguiu adiante”.

Este foi um dos primeiros livros da vida do autor. começou quando ele ainda era um mero estudante nos anos 70, com uma versão de “O Pistoleiro” que somente mais tarde veio a modificar um pouco a linguagem e relatá-lo como o primeiro de outros sete livros que estariam por vir. Só veio a terminar o sétimo volume no novo milênio levando, portanto a influência de toda a sua carreira.

O personagem principal, Roland, o último dos Pistoleiro começa sua jornada no primeiro livro já com longa experiência, com marcas de muitas aventuras que certamente renderiam muitos outros livros mais. A saga dos sete livros parte deste ponto adiante, onde Roland, junto com outros três aliados de nosso mundo (mas de diferentes épocas) parte em busca da Torre Negra, dita como o nexo de todos os mundos e manifestada em diferentes formas em cada um deles.

Torre Negra


Esse grupo, composto pelo garoto Jake Chambers, o irreverente Eddie Dean e a esquizofrênica Susannah – além do mascote do grupo batizado de “Oi” – formam o que Roland chama de Kat-tet, que poderia ser livremente traduzido por “unidos pelo destino”. Contudo, esse não foi o primeiro grupo que o Ka destinou a Roland. No passado do velho Pistoleiro, houve Cuthbert, Alain e além do amor de sua vida Susan Delgado. Eles são referenciados na parte final do primeiro livro e ganham devido destaque no quarto volume da serie chamado de “Mago e Vidro”. Contudo, foram poucas páginas para histórias que certamente eram fantásticas. Os fãs da série certamente desejavam mais...

Assim, saiu a Torre Negra: O Nascimento do Pistoleiro!

Foi uma idéia ousada da Marvel e do próprio escritor, que sempre foi tão ponderado em destinar seus livros pra outras mídias. Não foi a toa que Joe Quesada, Editor Chefe a Marvel nos EUA, destinou os melhores do ramo para montar a equipe que daria imagem a minissérie que contaria a infância do jovem Roland. O vídeo abaixo mostra a participação de todas na NYCC, maior convenção de quadrinhos de Nova York.

.

.


Peter David é o renomadissimo escritor de X-factor e fez parte de uma das mais aclamadas fases do Hulk na Marvel. A ele coube guiar a história de Roland e seus amigos, sempre seguindo a risca o roteiro rascunhado pelo próprio Stephen King, que segundo David em entrevista de tempos atrás não economizava em suas duras correções ao que era feito.

Jae Lee é o desenhista, conhecido por traço limpo e sem nenhum rebusque, mas bem próximo ao realismo. Junto com o arte-finalista perfeito, Richard Isanove, o trabalho das imagens da Torre Negra ficaram no mínimo uma obra de arte.

Torre Negra


De fato, trata-se de uma grata surpresa para ambos os lados, como bem foi colocado numa conversa “cara a cara” que King e Quesada tiveram exclusivamente para o site da Marvel no ano passado.

.

.

.

.


Agora, um ano depois, chega pra os brasileiros os sete volumes da série, com o papel de máxima qualidade e formato americano que é digno para a qualidade que a história merece. E a jornada foi anunciada para começar neste mês de Janeiro. Preparem-se! Longos dias e Belas Noites, leitor!

Coveiro

comments powered by Disqus