domingo, 28 de junho de 2009

Novos Vingadores: Que Ele Salve a Rainha


New Avengers #42

Como foi confirmado recentemente, Jessica Drew foi substituída, mas não por qualquer um. A Mulher-Aranha é, na verdade, ninguém menos que a rainha dos skrulls, Veranke, a líder e principal articuladora da Invasão Secreta, tomando parte diretamente das operações na Terra. Mas quando Jessica foi substituída? Como Veranke usou suas conexões para que tudo que planejou ser colocado em movimento? Em Novos Vingadores 65 vemos como Jessica combinou com Nick Fury seu papel de agente dupla, concordando em trabalhar para a Hidra em troca da restauração dos seus poderes, sendo ao mesmo tempo uma informante da SHIELD, mesmo sem a própria agência saber disso. Na mesa de operações da organização terrorista, contudo, algo de muito sinistro ocorre.

Assim que Jessica fica inconsciente, os agentes da Hidra que a operariam se revelam skrulls, e a própria Veranke adentra a sala de operações. Sem sabermos qual o destino da Mulher-Aranha verdadeira, vislumbramos pela primeira vez como os agentes infiltrados se convertem em suas personas terrestres. Em um ritual de caráter religioso, percebemos que não é apenas uma mudança de aparência, mas algo que atinge a mente do skrull. Uma transformação de corpo e alma, em que parte do alienígena acredita de fato ser aquele humano, compartilhando seus poderes e suas lembranças.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Semanas depois, pouco após o fim dos Vingadores n'A Queda, com diversos skrulls já infiltrados, descobrimos onde eles têm suas principais reuniões: um galpão em pleno cais de Manhattan. A primeira preocupação é colocar Jessica de volta na SHIELD. E tudo parece articulado, já que diversos membros da agência (inclusive a condessa Valentina Allegra de la Fontaine) foram estrategicamente infiltrados para que essa e outras ações fossem bem sucedidas.

Mas não é só isso que precisa ser resolvido. Algumas ações-chave precisam ser realizadas para que eles ao menos pensem em de fato invadir a Terra. As maiores preocupações são as minas de vibranium e o recurso que esse metal fornece aos terráqueos. O objetivo era destruir as fontes existentes, o que acaba explicando em muito as informações às quais tivemos conhecimento na edição passada. Mais do que isso, explica-se inclusive a recente tentativa de invasão à Wakanda pela SHIELD.

A própria idéia de que haveria facções corruptas da SHIELD foi uma criação dos skrulls lá infiltrados. A saída de Nick Fury e a chegada de Maria Hill só facilitaria tal manobra.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

O segundo problema é a grande quantidade de mutantes que havia até então no planeta, uma força poderosa que faria a balança de forças favorecer os terráqueos. A solução seria usar o racismo dos próprios humanos contra a população mutante, disseminando e aumentando o ódio que se tinha por eles. O resultado de Dinastia M parece ter sido bem útil aos skrulls.

O mesmo vale para os superpoderosos, e eles precisavam ser colocados uns contra os outros (Guerra Civil, alguém?). E, principalmente, tirar os mais poderosos de atividade, o que os fazem comemorar o sumiço de Thor, mas temer a situação com a Feiticeira Escarlate, além de demonstrar novamente seu ódio profundo por Reed Richards e Tony Stark, e muito cuidado com Fury. Mas eles devem ser humilhados, não simplesmente assassinados. O medo e a desconfiança seriam suas armas, e sua principal agente é Jessica.

E avançando um pouco no tempo a vemos receber Luke Cage e Matt Murdock na Balsa, no que acabou sendo o conflito que reuniu os Novos Vingadores e revelou o Sentinela. Conflito gerado pelos skrulls para espalhar perigosos criminosos, mas que acidentalmente reuniu os maiores heróis da Terra.Porém, uma vantagem: a rainha skrull agora era parte da equipe, seguindo o que o Pym-skrull (orgulhoso como o original) e a Madame Hidra sugeriram que fosse feito. O que demonstra o quanto Veranke conseguia ter duas, três, quatro, caras, agindo convincentemente em todos os papéis que assumia.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

E já na equipe, em uma conversa descontraída, ela acaba trazendo à tona um assunto que muito interessa aos skrulls: Wanda Maximoff. Nitidamente incomodados, Tony Stark e Steve Rogers falam de sua responsabilidade no fim dos Vingadores, e da loucura da companheira, então exilada com o pai em Genosha.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Assumindo um lado mais agressivo, Veranke pressiona Maria Hill, insinuando que a desconfiança que a nova diretora da SHIELD tem sobre ela é muito menor que os outros agentes tem sobre Hill. Coloca em dúvida a competência de sua superior, buscando com isso abalar sua confiança. Porém, Maria já estava avisada sobre a possibilidade disso acontecer.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Por fim, mais um momento chave, do qual só saberemos o desenrolar em uma das próximas edições. Avisada por Pym que os Vingadores os X-Men se reuniram para decidir o que fazer sobre a Feiticeira Escarlate, Veranke dá a ordem que ela seja morta, usando como desculpa um desequilíbrio “normal” do Jaqueta Amarela. Porém, não há tempo, e a última coisa de que a rainha skrull se lembra é de ver um clarão assustador.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Essa edição coloca várias coisas no lugar. Mostra como diversos acontecimentos recentes se articulam e são melhor explicados, indicando que quase tudo apontava para um contexto que facilitaria a invasão skrull. Mas será que há participação skrull na Guerra Civil? Mais importante do que isso, percebemos o quanto Veranke escolheu bem a quem substituir, e como a Mulher-Aranha é uma personagem-chave no mundo Marvel. Muito mais do que imaginávamos. O que aconteceu durante a Dinastia M logo nos será revelado. Mas, antes disso, na próxima edição, descobrimos a história do Capitão América da Terra Selvagem.


João

comments powered by Disqus