terça-feira, 28 de abril de 2009

Onde esteve o Nick Fury?

Nicholas Fury

Uma coisa é inconstestável. Desde sua saída do comando da SHIELD, as coisas só ficaram cada vez mais estranhas e incontroláveis. Com a Queda dos Vingadores, o planeta perdeu a unidade de heróis que sempre garantiram a segurança dos mais diferentes tipos de ameaças, terrenas ou espaciais. Depois da Dinastia M, o número de mutantes reduziu para mais de um décimo e um novo cenário da distribuição de superseres foi desenhado no mundo. Com a Guerra Civil, os lados até então bem estabelecidos que separavam o bem do mal foram embaralhados. Agora, temos a Invasão Secreta de uma raça alienigena ameaçando nossa existência. As fundações do passado simplesmente caíram. Sem ele, o mundo certamente tornou-se um lugar inseguro. Daí, durante todo esse tempo, muitos questionavam o mesmo - Onde esta Nick Fury?

A resposta está na edição 28 de Avante, Vingadores! Nela, temos uma rápida sintese da última vez que Fury deu sinal de vida, no evento chamado Guerra Secreta, minissérie lançada aqui no Brasil alguns anos atrás. Nela, foi mostrada um ação cladestina da SHIELD em que Fury abusou de artifícios ilegais para convocar alguns heróis de diferentes grupos para uma força tarefa especial.

Esse time obscuro foi responsável por uma invasão não autorizada a Latvéria (num tempo em que Destino estava exilado no Inferno). Tal ato acabou tendo consequências gravíssimas na política internacional, gerou uma contra-ação que implicou num incidente delicado em território americano e Nick Fury foi responsabilizado por tudo. No entanto, Fury conseguiu escapar e deixou no seu lugar um MVA. Antes de ser destruído, o Modelo de Vida Artificial deixou uma última mensagem se despedindo e alertando os heróis ali presentes de que um dia iriam entender porque o coronel agiu daquela maneira.

Nicholas Fury

Pouco tempo depois, a história nos mostra que Nicholas estaria isolado em uma cidadezinha menor, provavelmente na América Latina. Lá, usando um disfarce com indutor de imagem (que lhe conferiu uma aparência bem parecida com o Nic Fury ultimate?), ele acabou recenbendo a visita de uma mulher difarçada - sua agente e amante Condessa Valentina Allegra.

Nicholas Fury

Foi o lance de uma só noite. Foi seu primeiro contato com alguém da SHIELD depois do incidente internacional. Ela acordou em seus braços, saiu prometendo trazer um café da manhã e rumou para bem longe do hotel onde Nic estava hospedado. Num dos becos, encontrou um desconhecido e prometeu-lhe estar conquistando a confiança do Coronel. Mal imaginava a mulher que estava sendo seguida pelo próprio Fury, com um disfarce de invisibilidade.

Nicholas Fury

A conversa entre os dois era bastante suspeita. Aquela que se passava pela Condessa sempre se referia a uma tal "Rainha", enquanto que o sujeito exigia que ela apressasse-se em sua missão e descobrisse logo as senhas de Fury. O encontro entre aqueles dois terminou breve, Fury decidiu voltar para o hotel e esperou a falsa Valentina com uma arma nas mãos.

"Quem é você de verdade?" exigiu o coronel Fury.

Nicholas Fury

Não tendo uma resposta convincente, Nicholas alvejou-a na testa. O corpo caiu sem vida no chão, mas não mais parecia humano. No lugar, estava um Skrull. Rapidamente, Nick decidiu deixar o lugar. Utilizou mais uma vez o modo de invisibilidade e registrou a conversa num dialeto estranho dos parceiros daquela skrull quando foram recoletar o corpo.

Duas semanas depois, Fury aparece nos aposentos de Maria Hill, sua substituta, coletando informações de um dos terminais de computador. Hill desperta e tem um papo nada amistoso com seu antecessor. Ambos parecem se testar na conversa e Fury a deixa com dois pequenos avisos:

Nicholas Fury

Primeiro, é que ela não está segura ali. Tem coisa errada na SHIELD e é bom ela se precaver. Aconselha que ela construa modelos artificiais de vida para ela e fique esperta. Bem esperta.

O segundo aviso é de que ele vai estar vigiando ela de perto. Caso insinue que ela não é quem diz ser e não está atuando pelo bem do planeta, ele vai atuar. E ela não vai ver o dia seguinte.

Então, Fury parte, saltando do aeroporta-aviões. O lugar entra em código branco, mas nada impede sua fuga. Nicholas entra em modo de camuflagem e nenhum saltador de para-quedas pode mais capturá-lo.

Dois meses depois, a próxima da lista de Fury é a agente Drew. Ela parece bem zangada pelo coronel tê-la abandonado, mas ainda assim o escuta quando esse a requisita para mais um favor. Agora, ao invés de ser apenas agente dupla, ele a quer também respondendo a ele. "O interesse é pelo bem da humanidade" diz Fury e então revela sobre suas descobertas meses atrás sobre os Skrulls.

Nicholas Fury

A suspeita de Fury de que existam skrulls já infiltrados na SHIELD enerva Jessica Drew e esta chega até mesmo a duvidar de que o coronel seja mesmo quem diz ser. Nicholas ironiza a situação concordando. Não há mesmo como saber quem é quem. No final, a agente Drew aceita, como bem descobrimos depois nas histórias dos Novos Vingadores. E, por fim, questiona o que Nick vai fazer enquanto isso.

Nicholas Fury

A resposta segue como um pensamento perdido. Nicholas diz que vai procurar entender tudo. Vai juntar todas as peças. Vai estar preparado quando as cartas forem postas na mesa. A edição termina com uma imagem do coronel no quarto visualizando imagens dos superseres da Terra. Alguns com círculos azuis. Outros, vermelhos. O que realmente significam, só o homem de um olho só sabe.

Coveiro

comments powered by Disqus