segunda-feira, 13 de abril de 2009

Jovens Vingadores Apresentam

Coveiro


Em janeiro, a Marvel Especial trouxe de volta seis personagens que alguns anos atrás estrearam nas páginas de Novos Vingadores no Brasil e rapidamente conquistaram uma leva de fãs. Inspirados nos Vingadores, os adolecentes Eli, Billy, Ted, Kate, Cassie, Thomas, e o novo Visão (com consciência de Nathaniel Richards), são a esperança de um futuro para a história dos maiores heróis da Terra. Abordados em seis histórias, com roteiros de Ed Brubaker, Brian Reed, Roberto Aguirre-Sacasa, Paul Cornell, Kevin Grevioux e Matt Fraction, e arte de Paco Medina, Harvey Tolibao, Alina Urosov, Mark Brooks, Mitch Breitweiser e Alan Davis, temos algumas definições e panoramas de como andam os jovens heróis, aguardando ansiosamente pela volta de um título regular do grupo. Para falar dessas histórias, os editores Coveiro, João e Eddie colocaram a mão na massa e prepararam essa tardia, mas necessária, resenha de Marvel Especial 11: Jovens Vingadores. Confira!

Patriota, por Coveiro

Enquanto Allan Heinberg não volta ao título original, quem melhor do que Ed Brubaker para escrever uma história pessoal do Patriota, o jovem Vingador que se inspirou no Capitão América na criação de sua identidade heróica. Acompanhado do desenhista Paco Medina e do arte-finalista Juan Vlasco, Brubaker teve nas mãos a oportunidade única de desenvolver um conto sobre o verdadeiro sentido do idealismo e patriotismo.

Patriota

Após a apresentação de um trabalho de história sobre o racismo nos EUA, Eli Bradley acabou arrumando uma bela confusão com um de seus colegas da sua escola, o que lhe garantiu uma imediata suspensão. Voltando cabisbaixo e cheio de dúvidas para casa, acabou topando com um estranho saindo do lar de seus avôs. Eli nunca esqueceria daquele rosto antes, pois o encontrou algum tempo atrás após a morte do Capitão América. Bucky, o Soldado Invernal. Perguntando sobre o que Bucky estaria fazendo ali a sua avó, Eli acabou descobrindo que o ex-parceiro do Capitão América veio visitar e conversar com seu avô, o primeiro Capitão América. É inevitável, portanto, depois de um dia como aquele que Eli reavivasse suas memórias ao lado de Steve Rogers e se questionassee sobre suas verdadeiras motivações como Patriota.


Patriota

As dúvidas de Eli o levam até um encontro nada furtivo com Bucky, que atacava uma célula da IMA como Soldado Invernal. Patriota, em conjunto com sua amada Gaviã Arqueira,tentaram ajudá-lo, mas a verdade é que Bucky podia muito bem se virar sozinho. Na verdade, o Soldado Invernal acabou dando-lhes a maior bronca pela impetuosidade e partiu. Eli, contudo, não desistiria tão facilmente ali. Graças a Kate (que discretamente colocou um rastreador na moto de Bucky), Eli voltou a encontrá-lo e finalmente pode fazer a pergunta que tanto o amargurava - "O que significa ser um garoto negro chamado Patriota"?


Patriota

A resposta fabulosa é dada, do seu jeito, pelo Soldado Invernal, observando uma imagem do Patriota original, Jeff Mace.


Hulkling, por João

Teddy Altman, o Hulkling, descobriu há pouco tempo que é filho da conturbada relação do Capitão Marvel e da princesa skrull Anelle. E desde que viu seu pai, que todos criam estar morto, na TV, ressurgindo para ajudar os Poderosos Vingadores, não tirou de sua cabeça que precisava conversar com ele, apesar do que aconselhou Billy, o Wiccano, ou mesmo os outros Jovens Vingadores. E o encontro foi confuso, em que os dois hesitaram, e o próprio Mar-Vell pediu um tempo para pensar sobre aquela inesperada notícia.

Hulkling

Teddy não conseguia pensar em outra coisa, e temia que tivesse assustado a possibilidade de se aproximar de seu pai biológico. Porém, Mar-Vell ressurge como prometido, mas deixa claro que ainda está se adaptando ao mundo diferente que vislumbra em sua volta.Sabendo da triste história de Teddy, que foi enganado sua vida inteira sobre a própria origem, o kree se sensibiliza com a situação de seu recém-descoberto filho.Por todo o tempo parecendo mais preocupado com outros assuntos, Mar-Vell fala sobre a mãe do rapaz, de como era forte e promissora caso tivesse sobrevivido a Galactus, mas como tiveram pouco contato.

Hulkling

Também fala da vida de um jovem kree, e seu precoce treinamento de guerreiro, bem diferente de Teddy, e da responsabilidade que ele e seus amigos têm em carregar o nome “vingadores”, demonstrando orgulho pelo árduo caminho que escolheu. Questionado sobre sua volta, prefere não falar nada específico, ocultando sua verdadeira origem e natureza. O medo de Teddy em perde-lo se voltar a seu tempo e morrer de câncer como aconteceu irrita o rapaz, até que ele percebe o senso de responsabilidade que aquele homem demonstra ter. Por pouquíssimo tempo ele pode sentir que tinha um pai, mas foi fugaz. Teddy nunca mais viu Mar-Vell, fazendo-nos pensar o que o futuro reserva a ele.

Hulkling


Wiccano & Célere, por João

Billy Kaplan, o Wiccano, e Tommy Shepherd, o Célere, são irmãos, mas estão longe de serem normais. Fruto do desequilíbrio psicológico e do abuso de poderes da Feiticeira Escarlate, desaparecida desde o final de Dinastia M, eles agora querem encontrar sua mãe. Apesar dos pedidos de seu namorado, Teddy, Billy diz que a jornada para conhecer a própria origem é algo que ele e o agitado irmão devem fazer sozinhos. E ambos planejam a viagem visando os locais mais prováveis em que Wanda possa estar.

Wiccano e Célere

Começando por Genosha – último lugar em que foi vista –, os dois acabam conversando sobre a vida de cada um, e se conhecendo melhor. Fortalecendo os laços fraternos, e prestando sua homenagem aos mortos na ilha, a velocidade de Célere (semelhante a de Mercúrio) é suficiente para rapidamente saberem que ela não está lá. E partem para Wundagore, onde sabemos ser o verdadeiro paradeiro de Wanda. Apesar de Célere dizer novamente que ela não está lá, eles permanecem por mais tempo, pois Billy crê que só não a encontraria caso seus poderes estivessem suprimidos – o que é o caso.


Wiccano e Célere

Eles acabam indo embora, até Nova Jersey, único lugar em que a Feiticeira tentou ter uma vida normal. O que encontram lá está longe do normal. Descuidado, Célere cai em uma armadilha mística, deixada pelo Pandemônio. Tommy, preso em uma dimensão infernal, usa sua velocidade para escapar dos perigos do local, e Billy acaba enfrentando Pandemônio, que logo reconhece a origem do rapaz, demonstrando conhecer a história dos gêmeos. E isso rende o fim do confronto, e uma conversa com o místico, que chegou a acreditar que os dois eram feitos de pedaços de sua própria alma, até descobrir que o material que os compõe é ainda mais terrível. Seu mestre, Mephisto.


Wiccano e Célere

Pandemônio ainda revela que, ao apagarem a existência dos irmãos da mente da Feiticeira, seu colapso foi acelerado. Questionado sobre sua presença ali, o demônio diz que procurava paz, e aconselha aos rapazes que esqueçam seu passado de trevas e caos, e abracem seu futuro, deixando-os sem palavras, deixando o velho adversário dos Vingadores remoendo suas más escolhas. Célere questiona o que os dois farão, e o Wiccano percebe que, quando quiser ser encontrada, Wanda ressurgirá. E pensando em como é possível se dar bem com seu genioso irmão, e que tem um excelente relacionamento com Teddy, Billy se dá conta que o conselho de Pandemônio deve ser seguido, e prefere viver para o futuro.


Wiccano e Célere


Visão, por Eddie

A parte dedicada ao jovem androide começa com ele observando Cassie Lang no Campo Hammond. E ser uma heroína registrada, pelo visto, não trouxe alegria para a moça. Talvez isso mude com uma visita surpresa de Tony Stark, ou melhor, do Visão disfarçado como diretor da SHIELD, algo revelado apenas para Estatura, obviamente.

Visão

Os dois vão para um restaurante próximo. Lá a moça afirma não culpá-lo por ter se unido aos anti-registro, afinal, ele era artificial e influenciável. Ela pede para o rapaz assumir uma forma, digamos, mais discreta. E é exatamente o que ele faz, assumindo aquilo que considera seu verdadeiro rosto. Ao vê-lo na forma do falecido Rapaz de Ferro, Cassie se revolta, dizendo que o Visão não era ele, apenas tinha os padrões cerebrais. O androide responde que Cassie possui os padrões dela, e isso os faz ser o que são.

Visão

Ele conta sobre suas viagens pelo mundo, da conturbada Darfur à Nova Zelândia, onde entre várias formas, teve certeza que aquela era sua verdadeira. Ele ainda diz que o Visão original e o Rapaz de Ferro optariam por lados diferentes na Guerra Civil, então ele escolheu seu próprio lado. No entanto, o motivo da visita era sobre uma intuição, que Cassie conclui ser uma tentativa de recrutamento, iniciando um grande discurso pró-registro. Visão diz que a moça entendeu errado, mas antes que possa explicar, são atacados por agentes da IMA, que pretendem capturá-lo.


Visão

Embora o ataque deixe o braço de Jonas (alter-ego do Visão) preso dentro do corpo de Cassie, os dois conseguem derrotar os vilões. Cassie, então, fica em tamanho gigante para que o rapaz possa arrancar seu braço sem causar ferimentos fatais.

E quanto a tal intuição? Jonas afirma ser outra pessoa, exatamente igual a alguém que Cassie gostava. Ele corresponde esse sentimento e os dois se beijam, deixando a moça confusa, pedindo um tempo para resolver as coisas, algo que o Visão dá com prazer.


Visão

Estatura, por Eddie

Cassie Lang, em um aparente estado catatônico, está encolhendo cada vez mais. Seus amigos, Patriota, Gaviã Arqueira e Wiccano a observam por um microscópio, sem saber o que fazer. Eli cogita chamarem Hank Pym, mas Kate lembra que seriam presos, provavelmente, sob acusação de serem responsáveis pelo estado da jovem.

Estatura

Billy tem a idéia de um deles encolher, para falar mais diretamente com a amiga. A 1ª opção seria Kate, por ser a melhor amiga, mas como as tentativas de conversa não deram resultado antes, pensam que Eli seria uma melhor opção, afinal, os dois tem muito em comum, pois tem um legado em suas costas. Receoso, Eli acaba concordando e, embora o feitiço o deixe menor que Cassie, rendendo até uma brincadeira de ser a "consciência" dela, a conversa se inicia e a moça faz uma confissão, ela acha que matou uma pessoa.

Estatura

Em flashback, vemos a lembrança de Scott Lang agir de maneira diferente em Cassie e sua mãe, culminando em uma briga feia quando Blake, seu padrasto, tenta mais uma aproximação. O problema é que, após essa briga, Estatura se envolveu com uma luta contra o Homem-Crescente que, ao ser derrotado, caiu justamente em cima de Blake, que é policial. A culpa por, talvez, ter arruinado a vida da mãe, deixou a jovem nesse estado, tanto que ela encolhe mais ainda, ficando menor que Eli.

Estatura

O Patriota mostra que, sim, a amiga tinha pisado na bola. Mas uma lição que ele tinha aprendido com Bucky era que deviam manter a cabeça no lugar, mesmo que todos em volta percam as suas. Confiança em si mesmo, apesar da dúvida alheia e, claro, consciência que, mais cedo ou mais tarde, vamos falhar em algo. Como lidar com isso mostra o que somos.

As duras palavras do amigo a despertam, que volta ao tamanho normal e se reconcilia com a mãe, ambas prometendo ser uma família, junto com Blake, que irá sobreviver. Isso mostra que, embora separados pelo registro, os Jovens Vingadores são grandes amigos e, mais ainda, uma família.

Estatura

Gaviã Arqueira, por Coveiro


Kate Bishop é uma garota bonita, rica, simpática e de personalidade bem forte. Ainda assim, tem um problema gravíssimo em estabelecer relacionamentos íntimos. E isso claramente dava pra se notar num último encontro romântico que teve com Eli Bradley, o Patriota. Se esquivou do beijo do rapaz e o afastou. Contudo, isso era só o começo da confusão deste conto assinado por Matt Fraction, Alan Davis e Mark Farmer.

Gaviã

O cocheiro soltou os cavalos da carruagem que transportava o casal de Jovens Vingadores e nocauteou de imediato o Patriota e desafiou a Gaviã Arqueira. Enquanto lutavam, Kate foi percebendo que seu adversário só queria testá-la. A brincadeira durou pouco tempo. O Vingador entregou um cartão marcando um futuro encontro entre os dois para testá-la com o arco. E lá, ela finalmente descobriu que o Ronin era na verdade o aparentemente falecido Clint Barton, o ex-Gavião Arqueiro. Clint queria saber se seu nome e arco estão sendo devidamente usados pela moça e propõs uma aposta. Caso Clint acertasse uma flecha varando uma outra assim como naquele filme de Robin Hood, ele reaveria seu arco de volta. Kate duvidou e perdeu.

Gaviã

Isso claro, acabou tendo uma péssima repercussão entre a equipe de Jovens Vingadores e mais uma briga com o Eli. Somente Célere lhe pareceu com uma proposta tentadora – roubar o arco do Clint de volta. Assim, invadiram a atual residência dos Novos Vingadores, conseguiram pegar o arco, mas quase acabaram sendo pegos por Cage e Barton que adentravam o apartamento.

Célere acabou fugindo e deixando a moça para trás. Escondida na varanda, acabou escutando parte da conversa entre os dois heróis sobre como o mundo precisa de jovens exemplares como Kate e companhia. Ela deixou o lugar com o produto do roubo, mas depois teve mais um encontro inesperado com Clint.

Gaviã

Nele, Barton confirmou que percebera a presença da Gaviã no apartamento deles na noite anterior e veio lhe entregar um presente – um quadro com a primeira formação de Vingadores em que o Gavião participou. Era um pequeno mimo que simbolizava a aprovação de Barton para o jovem grupo.


Portanto, como falamos na introdução, essas foram as seis histórias que, como se percebeu, mexeram muito mais do que com os personagens em foco, mas com toda mitologia dos Vingadores e do mundo Marvel à sua volta, integrando muito mais os jovens heróis ao que vem acontecendo nos últimos tempos. Reforçamos também a esperança de que ressurja logo o título regular, uma vez que o enxuto volume 1 (com 12 edições) deixou vários fãs esperançosos por mais.

Joao, Coveiro e Eddie
Equipe 616

comments powered by Disqus