quinta-feira, 9 de abril de 2009

Iniciativa: Uma Formatura, um Julgamento e um Funeral

Treinamento de novos super-heróis, ações clandestinas, mortes, clonagem, traição, deserção. Isso seria um pequeno resumo do trajeto dos primeiros recrutas da Iniciativa dos 50 Estados cuja estadia no Campo Hammond nós acompanhamos, juntamente com seus treinadores e demais integrantes do programa governamental. Agora, chega a hora da formatura deste grupo; no mesmo momento em que lidam com o funeral de seu colega Trauma e os coordenadores do campo de treinamento passam por uma audição legal, a fim de apurar as questões acerca dos esqueletos em seus armários. Tudo isso chega a nós em Avante, Vingadores! 27.

Capa
Alinhar ao centro

Máquina de Combate, Henry Peter Gyrich e o Jaqueta Amarela se dirigem à sala da audiência, onde se encontram Miss Marvel, Valerie Cooper, da UNI – que pergunta a Rhodey se os outros sabem de sua condição, rebendo a resposta de que não, e ele prefere manter assim -, e o senador Arthur Woodman – que declara a Gyrich seu apoio total, já que Henry é seus olhos e ouvidos dentro do campo. Logo, Tony Stark, o Homem de Ferro, chega e inicia a sessão. O diretor da SHIELD explica que estão ali para discutir os vários eventos perturbadores que ocorreram nos últimos tempos, e começa indagando Gyrich a respeito da morte acobertada de MVP, lembrando que ele estava presente quando ocorrido. O secretário diz não se lembrar. Stark diz que talvez ele se lembre das mortes ocorridas durante o incidente com KIA, de oito agentes condecorados da SHIELD, um dos Aranhas Escarlates, Trauma e um de seus mais recentes recrutas, o Mestre dos Dragões.

Enquanto a família do herói citado recebe condecorações, os colegas de turma de Trauma, juntamente com seu instrutor Manopla, chegam em seu funeral, onde encontram Jovem Thor, que agora guarda o corpo do jovem até as valquírias levarem-no para Vallhalla. Mas antes que seus colegas tenham muito tempo para lamentar, Terrance dá um grito e se levanta do caixão, deixando a maioria dos presentes apavorada. Exceto Euforia, que lembra a seus colegas que estão na Iniciativa, onde esse tipo de coisa não é lá tão incomum. Ela indaga o amigo recém-ressuscitado sobre qual é o caso: Clone? Robô? Zumbi? Ele diz não fazer idéia de porque não está morto.

Imagem1

O assunto na sala de reunião muda para os feridos durante o fiasco de KIA. Gyrich afirma não saber os números exatos, e a atenção é voltada à enfermaria, onde essas vítimas se recuperam aos cuidados da nova chefe do departamento médico, Compleição. Enquanto são condecorados, Constritor exibe seus novos braços mecânicos e Cruzado teme ter sua verdadeira natureza skrull revelada. O Barão Von Blitzchlag indaga se não será condecorado. Falcão Noturno – o condecorador encarregado – explica que o governo americano não condecora nazistas. Só fica feliz de empregá-los quando pode ser ajudado, como retruca o cientista.

De volta à reunião, Woodman pergunta a Gyrich a respeito dos desertores ex-membros dos Novos Guerreiros, ele diz não se lembrar e o senador agradece seu depoimento. Stark se irrita com a situação, e é questionado sobre o caso da deserção, pois estava presente quando ocorrido. Mas Máquina de Combate convoca uma testemunha mais adequada para relatar o caso, uma ex-nova guerreira que retornou à Iniciativa: Ultramoça.

Ela relata o ocorrido logo após a derrota de KIA, que nos é mostrado como flashback. Lá, Justiça recusa o convite do Homem de Ferro para que retornem à Iniciativa, explicando que não pode mais fazer parte de algo tão corrompido. Eles farão oposição ativa ao programa, sendo um tipo de “Contraforça”, nas palavras do próprio. Ficarão de olho na Iniciativa e agirão caso ela abuse de seu poder. Stark lhes dá um dia de vantagem, após Vance afirmar que ele está em débito com os Guerreiros, devido à batalha recente.

Os heróis renegados concordam em seguir Vance, exceto Ultramoça, que afirma acreditar na Iniciativa e prefere tentar concertá-la de dentro. O casal lamenta a separação, e segue caminhos opostos. Enquanto os Guerreiros não quebrarem nenhuma lei, a Iniciativa deve ficar fora de seu caminho.

Imagem2

É hora de falarem dos clones. Stark questiona o porquê de terem investido neles depois do fiasco com o clone de Thor, recebendo a resposta de que eles fizeram isso de modo lícito. Então por que o Homem de Ferro nunca fora consultado? Ele também quer saber. Gyrich insinua que os responsáveis pela clonagem tinham ordens para não fazê-lo, e quando questionado sobre o que acabara de dizer, afirma mais uma vez não recordar.

Tony se irrita com a atitude do secretário e a discussão se torna mais acalorada. Gyrich diz que também tem perguntas, como qual o paradeiro do Tactigon, arma de KIA, que foi levada juntamente com seu corpo junto aos Vingadores e deveria estar no poder da Iniciativa. Olhando nos olhos do secretário, Stark diz que não se lembra. Gyrich explode, afirmando que MVP era só um peão, e a situação do Homem de Ferro é bem pior, por possuir o sangue do Capitão América nas mãos. Stark afirma que Henry será certamente expulso, e ele retruca que possui tantas conexões que seria mais fácil Stark e a SHIELD caírem fora do que ele, e ainda desafia que entrem em contato com o Salão Oval, para terem a resposta.

Tudo que vemos é uma coletiva de imprensa, duas horas depois, onde Gyrich anuncia seu afastamento, visando passar mais tempo com a família. A repórter Sally Floyd relembra que ele não tem família, e não recebe resposta. Logo em seguida, Tony Stark discursa, confessando ter se decepcionado com o rumo que a Iniciativa tomou. Mas que, a partir de agora, dará a atenção que deveria ter dado ao projeto anteriormente. Mas ele se considera afortunado ao poder dizer que hoje se forma um grupo que superou suas expectativas, mesmo tendo que enfrentar tantas adversidades ao longo do percurso, e apresenta ao público os mais novos super-heróis da América.

Photobucket

Os heróis recebem a informação de qual será o estado no qual agirão. O Homem 3D (ex-Triatlo) irá para o Havaí; Casca Grossa, Nevada; Komodo, Arizona; Jovem Thor e Ultramoça, Geórgia; Euforia, Montana; e Trauma permanecerá no campo, para continuar sua orientação psicológica e aprender mais sobre sua condição atual. A história termina mostrando Euforia agindo com a Força Federal, sua nova equipe, em sua nova vida.

Léo

comments powered by Disqus