quinta-feira, 23 de abril de 2009

Thunderbolts: Ponto de Ruptura


Soprano vs Rocha Lunar

Karla Sofen e Melissa Joan Gold são mulheres de personalidades bem diferentes e com experiências ainda mais distintas. Contudo, o destino – e o Barão Helmult Zemo – colocou-as juntas na equipe de vilões que se passavam por heróis chamada Thunderbolts, assumindo os codinomes Rocha Lunar e Soprano. Os planos de Zemo para os T-Bolts não deram lá muito certo no final e a equipe seguiu um caminho diferente. Karla e Melissa, no entanto, nunca dividiram os mesmos pensamentos sob essa direção e muitos conflitos foram gerados ao longo do tempo. Anteriormente, Soprano foi a líder e tentou levar o Thunderbolts a árdua trilha do heroísmo. Hoje, o jogo virou e Rocha Lunar é quem toma as rédeas... supostamente...

Na história “Ponto de Ruptura”, publicada em Universo Marvel 46, vemos que a liderança de Rocha Lunar mais uma vez passa por questionamentos pelo resto do time. Durante o combate com um hippie maluco denominado Irmão Natureza, os planos imaturos de Karla mais uma vez tendem a colocar a vida de membros da equipe em perigo e é a Soprano quem tem que literalmente tomar o controle da situação.

O plano de Melissa é eficiente. Ela blefa com o Irmão Natureza, afirmando que o traje danificado do Homem Radioativo estaria colocando a vida selvagem dali em perigo, uma vez que sem ele, o Dr. Chen não teria como evitar doses de sua radiação sendo lançadas para o ambiente. O hippie acaba acreditando na história e se rende em troca de que os T-bolts levem o chinês para longe dali e preservem o lugar.

Soprano vs Rocha Lunar

Karla, obviamente, não gosta nem um pouco da situação e afirma que levará o caso diretamente ao diretor Osborn. De volta a montanha dos Thunderbolts, Norman entra em reunião e aparentemente parece desdenhar das implicâncias de sua líder de campo. Rapidamente, o diretor passa para a nova pauta – bonequinhos colecionáveis para os fãs do time.

Chega a ser cômico ver mais uma vez a diferença entre as duas personagens aqui. Enquanto que Melissa tem sua linha voltada para as meninas pré-puberes, Karla tem para venda uma estatueta de produção limitada e bem cara só para o público masculino adulto. Por sinal, a estatueta é uma referência direta a polêmica imagem lançada no mercado tempos atrás de uma Mary Jane em trajes nada convencionais lavando as roupas de seu marido herói. Foi uma ótima sacada do escritor Christos Gage aqui.

Soprano vs Rocha Lunar

Karla sai da reunião um tanto transtornada. Depara-se com o espadachim nos corredores e tenta mais uma vez negociar uma aliança. O filho do barão strucker, no entanto, parece não concordar bem com os planos da vilã em matar Soprano. Para ele, eliminá-la de tal forma é criar um mártir e uma vez isso acontecendo, será difícil ela competir com um cadáver pelo apoio do seu público.

Soprano vs Rocha Lunar

Contudo, o Espadachim deixa uma idéia solta no ar e Karla rapidamente a capta. Três semanas depois seu plano entra em ação e Melissa recebe a visita inesperada de sua mãe na Montanha dos Thunderbolts. Uma mãe que a abandonou desde os 11 anos, foi parar na cadeia e agora retorna para se redimir.

Soprano vs Rocha Lunar

Soprano a leva para um conversa no bar e lá as duas despejam tudo que sentiram nos últimos anos na ausência da outra. A mãe de Melissa aparentemente se recuperou. Parou de beber faz anos, largou a má influência de seu amante e quer se redimir. Melissa a abraça em réplica e passa a ter a companhia de sua genitora por alguns dias na Montanha.

Com o tempo, no entanto, a Mãe de Melissa mostra-se mais uma vez uma pessoa interessada em fácil fortuna e já cogita a possibilidade de ganhar dinheiro escrevendo um livro sobre a Soprano. A resposta da filha é ríspida. Ela pede para a mãe sair dali e nunca mais voltar a falar com ela.

Soprano vs Rocha Lunar

No dia seguinte, as conseqüências de tal conversa chegam a Montanha. Karla é a porta-voz da infeliz notícia de que a Mãe de Melissa sofreu um acidente grave após voltar a consumir álcool na noite passada. Isso praticamente desestabiliza Soprano, que parte para seu quarto e só aceita a visita da única pessoa que confia ali – Dr. Chen.

Soprano vs Rocha Lunar

O Homem Radioativo tenta confortá-la, mas é em vão. Poucos dias depois, Melissa pede para voltar a equipe, mesmo ainda dentro do seu prazo de licença de luto. Ela ignora os avisos de Norman e parte com o time para uma missão contra o grupo autodenominado de “O Júri”.

Na missão, Soprano parece mostrar um outro perfil. Ao invés da cautela e dos planos bem articulados, opta por uma postura bem mais agressiva. Obviamente, isso não passa desapercebido pelo repórteres de plantão e esses simplesmente avaçam como hienas sobre a carniça assim que a batalha acaba, questionando as atitudes de Melissa em contraste com o que acontecera com sua mãe.

A heroína responde de forma ainda mais abrupta, estourando todos os microfones do local. Os repórteres se afastam dali prometendo uma vingança assim que a matéria for ao ar. Karla imediatamente parte para cima da colega de equipe, mas sequer tem tempo para desabar suas reclamações.

Soprano vs Rocha Lunar

Soprano a acusa de ter manipulado psicologicamente sua mãe a tomar tal atitude de aproximar-se da filha. Na fita, sutilmente podemos ver também que Karla sugere que a mãe pudesse estorquir Norman Osborn em prol de alguns segredos dos membros dos T-bolts serem mantidos ainda em sigilo. Não é difícil imaginar que talvez a mãe de Soprano não tivesse entendido completamente a extensão das palavras de Rocha Lunar.
Karla Sofen se defende das acusações e afirma que Soprano está sendo paranóica.

Nossa heroína, no entanto, não se deixa abater. Replica que voltará a equipe indiferente a qualquer avaliação psicológica de Karla. Alerta que as duas tiveram vidas bem diferentes para chegar até onde estiveram, mas dá a mão a palmatória pela vitória de Rocha Lunar. Afinal, sua popularidade foi comprometida. Contudo, se mais uma vez um conhecido dela for ameaçado, toda sua fúria se voltará para Rocha Lunar e esse dia não será nada agradável.

Numa história curta, esse One-Shoot escrito por Gage e desenhado por Brian Denham consegue muito bem delinear a personalidade de duas fantásticas personagens desta equipe. Soprano e Rocha Lunar de uma certa forma sempre foram os alicerces de pontos extremos deste grupo desde sua formação, apontando caminhos distintos que se podem seguir após receber uma segunda chance.

Coveiro

comments powered by Disqus