quinta-feira, 30 de abril de 2009

Quarteto Fantástico: Viver Não é Preciso

Susan Richards está formando uma nova equipe beneficente de super-heroínas. Johnny Storm tem um novo apartamento, uma banda e um reality show começando em breve. Ben Grimm, um encontro com uma professora de sua antiga escola na Rua Yancy. Já Reed Richards, presencia algo muito maior que qualquer outra coisa: O Neomundo, o lugar para onde a humanidade vai quando a Terra morrer. Isso é o que já aconteceu, o que vem a seguir, Mark Millar e Bryan Hitch continuam nos mostrando nas edições 45 e 46 de Universo Marvel.

Capa

A segunda parte do arco que abre a nova fase do Quarteto Fantástico começa com um flashback de vinte anos atrás, quando Alyssa Moy explica ao seu colega de classe da Universidade de Viena Reed Richards por que eles não devem nem começar um caso: ambos são tão brilhantes, que devem espalhar seus genes o máximo possível, sendo um verdadeiro egoísmo com o futuro da humanidade deixar as pessoas ignorantes reproduzirem-se entre si e guardar sua genialidade mútua para uma prole em comum. Isso, hoje. Amanhã é outra história, segundo ela.

Eis que voltamos nossa atenção para esse amanhã, nosso presente. Enquanto guiam Reed num tour pelo Neomundo, Alyssa e seu marido Ted revelam mais sobre o projeto. O Cartel da Terra foi formado pelos homens mais ricos do mundo, ao perceberem que os dias da Terra estavam contados. Mas não se trata de uma ameaça estilo Galactus, e sim do colapso global que conhecemos; porém, segundo a doutora, os números são bem piores do que o divulgado: o planeta se tornará inóspito em menos de dez anos. Não é mais nem mesmo possível solucionar o problema, o mundo está condenado de qualquer forma.

O planeta está sendo replicado detalhadamente, mas algumas coisas serão diferentes. A mais importante delas é o fato de que armas não serão aceitas. A polícia existirá como apoio social apenas, e nenhuma organização militar poderá existir; quem portar armas será considerado fora-da-lei. Para que as regras sejam mantidas, haverá apenas um vigilante: CAP – sigla para “Conservar, Amparar e Proteger”. Por fim, o casal solicita a ajuda de Richards como cientista, deixando claro que não há o que possa fazer como super-herói.

Imagem1

De volta ao Edifício Baxter, porém já de saída novamente, Reed trava uma curta conversa com Ben, tendo que pegar um buraco de minhoca que logo se fechará, destinado ao outro extremo do universo. Ele afirma a urgência quando lembrado pelo amigo de que nem falara com a esposa e os filhos desde sua recente volta. Grimm acredita que o motivo seja Alyssa, teorizando que ela deve ter lido a respeito dos recentes problemas conjugais do casal fantástico, sobre a nova equipe de Sue e resolveu “cair matando” no Sr. Fantástico. Ele julga a hipótese ridícula, e o Coisa relembra que a doutora é um Reed Richards de saia, e que Susan acredita que o marido só casou com ela porque Moy não o quis. Reed considera aquilo insano e parte dizendo a Ben que todos os seus problemas com Sue estão resolvidos.

Em seu novo apartamento, Johnny é acordado - às seis da tarde - por seu agente Miguel, que o avisa que está atrasado para o ensaio de sua banda. O Tocha Humana se apressa, mas, no caminho, se depara com um assalto a um caminhão de diamantes que precisa impedir. Logo após começar a confrontar a nova vilã, a luta é levada para um depósito e acaba de forma inusitada, com a atração física que partilham um pelo outro superando a situação herói/vilão.

Imagem2

Enquanto isso, no QG do Cartel da Terra, no Pólo Norte, Ted teoriza que uma parte de sua esposa ainda ame Reed Richards, e ela responde que não, eles são parecidos demais e nunca daria certo nada entre eles. Mas ele continua, dizendo que talvez isso seja apenas o que ela diz a si mesma, tendo acreditado que Reed sempre estaria lá e se irritando ao ver alguém mais com o seu brinquedinho. Ela despreza a tese, afirmando que o marido não deve ser tão esperto quanto pensa. Uma emergência interrompe a conversa: CAP escapou. O membro da equipe que relata o ocorrido acredita que ele tenha ouvido o dr. Richards citar os soldados da Terra e tenha ido atrás deles. Ainda afirma que o robô havia desativado sua trava de segurança, se tornando impossível detê-lo. Usando o monitoramento da base, Alyssa nota que ele se dirige para o sul, a procura de soldados.

Os primeiros soldados encontrados são membros da Força Aérea do Alasca que atendem um chamado. CAP os aniquila e ainda neutraliza a base de onde vieram, ambos com facilidade ímpar. Acompanhando os passos da máquina, Alyssa diz que devem se concentrar nas suas próximas ações. Há uma base nuclear próxima dali e ela programou CAP para caçar a destruir as maiores armas primeiro. Ela diz que é um golpe de sorte, mas acha que reunindo um grande número de super-humanos, será possível derrotar o robô. Sem perder tempo, Ted pede à SHIELD que envie cada superser em seu catálogo.

Imagem 3

Enquanto a equipe técnica instala as câmeras e microfones no apartamento de Johnny Storm, para seu futuro reality show, este se desculpa a Miguel, explicando que precisou deter uma supervilã e passou quase a noite toda lutando como ela. O empresário não nega que a situação é publicitariamente útil, mas o aconselha a levar a carreira musical mais a sério, dizendo ter fitas demo da metade dos Vingadores. Voltando ao seu quarto, no qual se encontra Psiônica, sua vilã amante, Johnny pede a ela para não contar o ocorrido a ninguém. Ela diz que guardará segredo, e precisa ir trabalhar agora; porque super-heróis não são os únicos com identidades secretas. Ainda diz para ele ficar calmo, ela vai ligar.

No Baxter, Sue procura pelo marido e é informada de que ele ainda não voltou. Mas ela só está revisando a lista de possíveis babás e queria pedir a opinião de Reed a respeito de contratar alguém do meio super-humano; talvez Wolverine, já que ele participa de tantas equipes hoje em dia. É aí que Alyssa chega, à procura de Reed. Ao ser informada da ausência do doutor, ela pede à Mulher Invisível para reunir os membros disponíveis da equipe e quem mais puder.

Imagem 4

Juntamente com o Tocha Humana e o Coisa, as duas se encontram no Alasca, perto do forte que seria alvo de CAP. Ted avisa a esposa de que este fora evacuado, e afirma que a SHIELD liberou quarenta de seus pesos pesados para auxiliá-los.Mas onde estariam eles? Lá mesmo, há oito minutos, segundo os informes. É então que Alyssa e os demais os contemplam, como podemos ver abaixo:

Imagem 5

CAP logo aparece, derrotando Ben e Johnny facilmente, assim como os campos de força que Sue erguera em torno de si mesma e Alyssa. A doutora faz CAP relembrar sua função mais básica, a primeira coisa que ela colocara em seu disco rígido: um mecanismo de defesa que impede o robô de atacar a ela e ao marido sob quaisquer circunstâncias. É neste momento que o Coisa e Tocha Humana o atacam novamente, sendo acompanhados pelos demais heróis presentes, já em melhor estado. *Nota: É curioso notar que vários heróis anti-registro estão presentes, incluindo quase todos os Novos Vingadores. Um tanto estranho que ele tenham sido enviados pela SHIELD.

Na base do Cartel da Terra, Ted Castle afirma que CAP encontrou seus teleportadores, derrotou o Quarteto Fantástico, adentrou o Forte Greely – seu alvo no Alasca -, e o está destruindo. Logo depois, diz que o robô está se teleportando para a Rússia, enquanto começa a se desesperar, junto de seus colegas, ao perceber que a crise está se tornando global. É então que a voz de Reed Richards ressoa através de um alto falante dentro da base, afirmando que está a caminho.

Photobucket

Será o Sr. Fantástico capaz de resolver toda a situação? A resposta vem no próximo mês, na conclusão do arco. Aguardemos, porque depois de pérolas como a formação do novo supercasal, piadas sobre demos musicais dos Vingadores e Wolverine babá, e o conjunto da obra em si, as expectativas de boas histórias só aumentam.

Léo

comments powered by Disqus