segunda-feira, 13 de abril de 2009

X-men: Morrer pela Espada - Tomo Final

* Artigo escrito por nosso colaborador, Bruno Bello

Morrer Pela Espada


Nossa história havia acabado em meio a grandes lutas. E agora, como será o final dessa saga? Qual o fim de Roma e a tropa de seus Capitães Britânia? E Cristal, conseguirá ela vencer Morte Rouge? Ah sim, tem também James Jaspers, que estava apanhando de alguns Exilados! Quer saber como tudo isso termina? É só ler o artigo!

Jaspers não agüenta mais apanhar e resolve assumir o controle da situação. Com um golpe em cada, ele lança para longe Dentes-de-Sabre, Blink e Pássaro Trovejante. Morfo consegue resistir aos ataques do vilão, mas não se sabe por quanto tempo.

Morrer pela Espada

Enquanto isso, Wisdom e Psylocke usam o poder do teleporte do Palácio de Cristal e vão para a prisão de segurança máxima britânica encontrar Albion e pedir que ele os ajude. Tudo fica bem claro: Albion concorda em ajudar Roma a deter Jaspers (somente porque Brian foi emboscado por Morte Rouge e se encontra à beira da morte), mas após a batalha, deverá voltar para a prisão.

Morrer pela Espada

E Cristal luta contra Morte Rouge. Ambas parecem ter muitas habilidades de combate, mas Rouge tem seus capangas assassinos para ajudar a nocautear Cristal.

Morrer pela Espada

E em outro lugar, dentro do palácio de Roma, Longshot ajuda a deusa a vencer mais capangas de Rouge. Ele recebe a ajuda de Sábia, mas ambos se descuidam e, ao fim da batalha, percebem que Roma está mortalmente ferida.

Morrer pela Espada

Jaspers está levando a melhor. Ele agarra Blink e Morfo. O transmorfo começa a virar mais uma das criaturas Fúria de Jaspers. Porém, tudo não passa de uma mentira criada por Morfo para tentar enganar o vilão. Infelizmente, o truque não funciona e Blink é salva por Albion, que chega em cima da hora para salvar o dia. Enquanto luta contra Albion, Jaspers começa a sofrer transformações involuntárias e seus membros começam a ficar verdes.

Morrer pela Espada

Cristal perde a luta para Morte Rouge, porque o Apóstata, pai de Roma, aparece para decidir o confronto. Longshot aparece, derrota Rouge e consegue ferir o Apóstata, que sai em busca de sua filha.

Morrer pela Espada

Mas Jaspers está se sentindo estranho. Quanto mais tempo passa, mais se transforma. Ele perde controle de seus poderes e derrota quase todo o restante da tropa dos capitães. Logo após, se transforma na Fúria, o monstro que o matou da última vez. Ela estava escondida em seu âmago, esperando o momento certo para renascer.

Morrer pela Espada

Enquanto se preparavam para enfrentar a criatura, Brian aparece e resolve acabar com tudo de uma vez. A luta envolve muito esforço e o ambiente ao redor sofre com a batalha. A Cidadela Estelar tomba e se quebra em inúmeros pedaços. E Blink diz que pensou em um plano, desaparecendo logo em seguida.

Morrer pela Espada

Dentro da cidadela, agora tombada, Roma está para morrer. A única pessoa ao seu lado é Sábia. Em um momento de distração, enquanto Sábia observa a batalha de longe, Roma transfere para a mutante todo o seu conhecimento, para que ele não se perca com a sua morte. Mesmo para Sábia, isso é conhecimento demais e ela sofre terríveis dores.

Morrer pela Espada

O Apóstata chega ao lugar onde está Roma, apenas para encontrá-la à beira da morte e sem seu conhecimento para ser roubado. Ele é pego de surpresa por Psylocke, que o encara de igual para igual e consegue arremessa-lo para fora da cidadela.

E agora Albion ajuda Brian a vencer a Fúria. Eles atacam juntos, deixando o monstro com um enorme rombo no peito. Antes que se regenere, Blink aparece e joga várias lanças energéticas no peito da criatura, fazendo com que ela exploda em inúmeros pedaços, para não se regenerar mais.

Morrer pela Espada


Merlin aparece, enfim, derrotado. Mas diz que voltará (que clichê!). E sabe o ferimento que ele sofreu pelo Longshot? Um pedaço ínfimo da Fúria adentra esse ferimento e assim consegue fugir e sobreviver também ao confronto.

Morrer pela Espada

Longshot encontra Cristal caída na cidadela e diz que se lembra de alguns momentos de ambos juntos. Finalmente eles se beijam. Roma é trazida já morta nos braços de Albion. Opal Luna Saturnyne assume então a liderança da tropa dos capitães, mas diz que não quer Brian como líder. Ela precisa de alguém dedicado por tempo integral e que tome medidas drásticas, necessárias em tempos difíceis. Ela convida Albion para ingressar na equipe, que nega dizendo que deve cumprir sua palavra e ser preso novamente. Opal não se preocupa e diz que cuidara para que ele seja solto em breve.

Morrer pela Espada

Psylocke encontra Sábia, totalmente louca, sem conseguir controlar todo o conhecimento de Roma. Ela pede ajuda e diz que precisa ficar no Palácio de Cristal com os Exilados. Psylocke resolve ficar com ela, junto de Nocturna e Pássaro Trovejante. Mas Longshot sai da equipe, para ficar com Cristal. Ah, e sabe o casal que sempre espiava os Exilados no palácio? Eles dizem que vão embora e desaparecem para sempre, sem mais explicações. E assim uma nova (e grande) leva de heróis passa a integrar os Exilados.

Eu não tenho muito o que dizer. Quem era Morte Rouge afinal? E porque Albion tem que continuar? Será que o Claremont forçou um personagem novo e resolveu dar um jeito de manter ele nos quadrinhos? É o que eu vejo. E esse fim sem noção do casal, que mal explica quem é? E se você acha que a história ficou confusa, não se desespere. Tem tantos personagens que o Claremont se daria melhor fazendo um Big Brother Marvel do que Morrer Pela Espada. Aliás, espada por que mesmo?

Morrer pela Espada

Nota do editor responsável: O Casal misterioso trata-se de uma homenagem do escritor Chris Claremont ao seus amigos já falecidos Dave Cockrum e sua esposa Paty. Cockrum para quem não lembra, desenhou as histórias iniciais dos "Novos X-men" de Claremont que alavancaram a equipe para o que ela é hoje. Contudo, a funcionalidade do casal dentro dessa história é de fato um baita mistério para todos nós.
Bruno Bello

comments powered by Disqus