sexta-feira, 17 de abril de 2009

Invasão Secreta: Operação Cavalo de Tróia*


Secret Invasion #1 Yu Variant

Poucas horas depois do Capitão América ser assassinado, um dos maiores agentes que a SHIELD já teve, "Dum Dum" Dugan teve pouco tempo para lamentar pela morte de um companheiro veterano de guerra. Pouco depois, quando esse importante, mas misterioso agente, recebeu a visita de outra agente da SHIELD, a sumida Condessa Valentina Alegra Defontaine. Porém não era Valentina, mas um skrull. Que, depois de confirmar a morte de Steve, e perguntar sobre Nick Fury, o atacou demonstrando habilidades só vistas nos mutantes Wolverine e Ciclope, rapidamente substituindo Dugan, fazendo-nos temer por sua sobrevivência. Teria sido aí o início da Invasão Secreta? Não mesmo. A invasão já começou há muito tempo, estava debaixo dos narizes de todos, mas ninguém podia ver. O mundo desaba desde o desaparecimento de Nick Fury e a Guerra Civil. “Ele ama você”, e por causa “dele” os skrulls pretendem tomar o planeta Terra. E não podemos confiar em mais ninguém depois de ler Invasão Secreta #1.

Quem é ele? Ainda não temos a resposta, mas tudo indica que se trata de um caráter religioso, fundamento de toda invasão há tempos planejada pela raça transmorfa alienígena.

Invasão Secreta #1

O maior indício que temos disso, além da repetitiva frase, é de um flashback que nos leva a um mundo skrull anos atrás. Onde soldados do império, trazendo a notícia da destruição do mundo imperial por Galactus e do duro golpe sofrido pela Onda de Aniquilação, resgatam uma figura encapuzada do exílio. Saindo das sombras, e confirmando os acontecimentos com o que viu em escrituras, assume uma posição de autoridade frente aos soldados, sendo chamada agora de rainha.

Invasão Secreta #1

Voltando ao momento atual, Tony Stark, o Homem de Ferro, leva a Hank Pym e Reed Richards, respectivamente o Jaqueta Amarela e o Sr. Fantástico, o corpo da "Elektra-skrull" descoberto pelos Novos Vingadores, e levado até ele pela Mulher-Aranha. Desesperado, sem saber o que fazer, ele leva o problema a homens em que tem plena confiança, explicando-lhes o pouco que sabe sobre a iminente ameaça skrull, inclusive que agora são indetectáveis por magia, tecnologia ou outros poderes. E ele sabe que a infiltração é só um primeiro estágio de algo muito maior. Stark deixa os dois amigos cuidando da autopsia do corpo enquanto atende a uma chamada de emergência, e Hank Pym estampa um incomum sorriso em seu rosto.

Invasão Secreta #1

No espaço, no quartel-general da organização de espionagem ESPADA, “irmã” da SHIELD, especializada em tratar de ameaças alienígenas, liderada pela agente Brand – conhecida dos X-Men e affair do Fera. E é a própria que recebe uma visita de... Dum Dum Dugan! Mostrava toda a estrutura do local quando um alerta soa. Uma nave skrull se direciona à órbita terrestre a toda velocidade, e está prestes a cair na Terra Selvagem.

Invasão Secreta #1

Assim que ela atinge o local, Tony Stark é avisado, imediatamente contatando os Poderosos Vingadores. Contido, apenas a Mulher-Aranha e Jarvis estão na Torre. Ela recebe a incumbência de reunir o outros enquanto o Homem de Ferro se dirige até lá, mas sob o olhar do mordomo ela faz um telefonema. Passa todas as informações a Luke Cage e aos Novos Vingadores. Estaria Jessica trabalhando como uma informante dos renegados? O que importa é que ela diz que confia mais neles do que em Stark, permitindo que cheguem à Terra Selvagem antes do grupo registrado. Ele paga para ver, e arruma uma forma de ir até lá.

Invasão Secreta #1

Ajudado por Manto, desaparecido desde o fim da Guerra Civil, o grupo de vingadores renegados simplesmente rouba o jato dos Poderosos Vingadores, guardado apenas pela Viúva Negra, minutos antes do Homem de Ferro e dos outros chegarem.

Invasão Secreta #1

Já na Terra Selvagem, eles discutem sobre o clima de desconfiança, e Cage adora a possibilidade de ser uma armadilha skrull. Ele quer surrar alguém, descontar toda a raiva que vem sentindo, principalmente depois que sua mulher e filha o deixaram. Porém, mesmo com a garantia de Wolverine de que se houvesse algum perigo ele perceberia com seus sentidos aguçados, a nave é derrubada por um dinossauro (o que SEMPRE acontece na Terra Selvagem).

Invasão Secreta #1

Todos saem inteiros da queda, e começam a rastrear a nave skrull. Topam com o local em que os Novos Vingadores recém formados foram aprisionados na missão de captura de Sauron, fugido da rebelião na Balsa, que reuniu o novo grupo. Mesma época em que viram uma equipe da SHIELD explorando minas de vibranium, e logo depois quase morrerem quando o local fora destruído por completo. Mas, como diz Wolverine, não estão ali para isso, e seguem em frente sob a liderança do mutante.

Porém, quando finalmente chegam à nave de transporte skrull, não há tempo nem para decidir o que fazer, pois os Poderosos Vingadores chegam ao local, dando voz de prisão. Frente à frente, a única que tenta apaziguar a situação, mais uma vez, é Ms. Marvel. Mas Cage é inflexível, e, desconfiado se aquele é mesmo Stark, só sossega depois de ver a nave aberta, especialmente para contrariá-lo.

Invasão Secreta #1

Monitorado por Dugan e Brand, o lacre é aberto, e a seqüência nos mostra um close de Dugan, mudando sua fisionomia, pronunciando as palavras “ele ama vocês”, enquanto detona a si mesmo e toda base da ESPADA em pleno espaço.

Invasão Secreta #1

Quase instantaneamente, Jarvis (!!!) pronuncia a mesma frase, liberando um vírus eletrônico, fazendo com que a armadura de Homem de Ferro entrasse em pane total. E não é só ele. Toda tecnologia Stark entra em colapso, o que significa que tudo usado pela SHIELD está inutilizado. O Aeroporta-aviões em que a Comandante Hill se encontra despenca dos ares.

Invasão Secreta #1

O colapso é total, e uma nova rebelião é desencadeada na Balsa e no Cubo, que era controlado por Marvel Boy desde a Guerra Civil.

Problemas também na Montanha Thunderbolt, quando há pouco recuperados do ataque que quase acabou com o grupo, os “ex-vilões” liderados por Norman Osborn são atacados... pelo Capitão Marvel skrull!

Invasão Secreta #1

Em Manhattan, no Edifício Baxter, lar do Quarteto Fantástico, um skrull assume a forma da Mulher Invisível, e, sem precisar ao menos encarnar a personagem, engana o Tocha-Humana e seus filhos. Entra rapidamente no laboratório de Reed e implode o topo do prédio ao detonar o dispositivo de transporte para a zona negativa, proferindo, mais uma vez “ele ama vocês”.

Invasão Secreta #1

Tudo isso em frações de segundo, já que, de volta à Terra Selvagem, os dois grupos de vingadores tentam descobrir o que está havendo com o Homem de Ferro quando uma visão aterrorizante deixa todos atônitos. Da nave skrull surgem... diversos heróis do mundo Marvel. Em trajes antigos, muitos inclusive que já estavam ali no local (como o Homem-Aranha, o Gavião Arqueiro, Homem de Ferro e até heróis supostamente falecidos como o Capitão América, Jean Grey e a Harpia), eles parecem agir como se fossem os originais. Seriam eles os verdadeiros heróis?

Invasão Secreta #1

No espaço, desesperada por saber que o suporte de vida de emergência agüentaria por pouco tempo, a agente Brand pede ajuda à Terra, quando uma outra visão desesperadora surge. Uma imensa frota de naves de guerra skrull se aproxima da Terra, e o principal posto de combate a esse tipo de ameaça se tornou ferro velho poucos segundos atrás.

Invasão Secreta #1

No laboratório, Hank Pym e Reed Richards não têm notícia de nada que ocorreu a tão pouco tempo, e quando o Sr. Fantástico finalmente descobre o truque skrull para não ser detectado, já é tarde demais. Sem se mostrar nem um pouco surpreso, Pym aponta uma arma na direção de Reed, dispara, deixando seu corpo de borracha completamente distorcido. Profere a já afamada frase “ele ama até você” (relembrando ódio skrull ao líder do quarteto) e retoma sua forma original.

Invasão Secreta #1

Assim termina a primeira edição de Invasão Secreta, mas ainda há muito a ver. Com arte de Leinil Francis Yu e roteiro do “cara” na Marvel nos últimos anos, Brian Michael Bendis, a série principal se espalha por quase todas as revistas da Marvel, com especial atenção para Poderosos e Novos Vingadores, que servem como apoio quase indispensável. Diante do rápido colapso das defesas terrestres frente à armada skrull, graças à perfeita infiltração e desconfiança semeada entre os principais protetores do planeta, os alienígenas parecem obter uma excelente vantagem inicial, deixando a resposta ainda mais difícil daqui para a frente: Em quem você confia?


João

* Título do artigo inspirado na série de livros Operação Cavalo de Tróia, do jornalista e escritor espanhol Juan José Benítez López.

comments powered by Disqus