sexta-feira, 13 de março de 2009

Novos Vingadores: Dois Mundos


New Avengers #38

Os Novos Vingadores sofreram sérias baixas. Perseguidos pelos heróis da Iniciativa, depois de quase serem derrotados pelo grupo criminoso liderado pelo Capuz, e perderem no processo um debilitado Dr. Estranho, o seu líder, o herói de pele impenetrável, Luke Cage, perdeu aquilo que considera mais importante em sua vida no momento: sua família. E é com a bela arte de Michael Gaydos, que lembra os tempos d’O Pulso, que Brian Michael Bendis conta a história sobre a separação.

É em Novos Vingadores 61 que vemos como Cage, depois de procurar na desativada agência de investigações Codinome, dá-se conta de que sua esposa, Jessica Jones, e sua filha, Danielle, não desapareceram por um acaso, mas por decisão da primeira frente a todos os perigos aos quais as duas foram expostas recentemente. E Luke logo descobre que ambas estão em sua última moradia antes da Guerra Civil, a Torre dos Vingadores. Telefonando para lá e ouvindo sua esposa atender, só aumentou sua raiva.

Novos Vingadores

Jessica tenta ignorar, e lembrar que o mais importante é que as duas estão bem. A fúria de Luke só aumenta quando ela diz que desistiu de se esconder, e se alistou na Iniciativa, passando logo de um estado furioso para um tom decepcionado. Ele lembra da morte de Steve Rogers, e Jessica justifica a decisão com a proteção da filha dos dois. Deixa claro que soube ser companheira, aceitando a decisão de Luke em se esconder, atuar no submundo, e que agora era hora dela tomar a decisão.

Ela sabe que Luke tem princípios, mas ele perdeu a guerra e não quer aceitar. E não é colocando Danielle em perigo que as coisas vão se resolver. E de alguém que o apoiava, Jessica muda de figura e decide que, naquele momento era o melhor a fazer.

Ainda muito aborrecido, Luke lembra do outro problema que enfrentam, talvez o maior deles. A descoberta da invasão skrull e toda paranóia em que estavam envolvidos nos últimos dias. Mas ela insiste que sua preocupação é com Danielle, e que ele age daquela forma por não saber perder. Luke destrói o telefone com raiva, interrompendo a discussão.

Novos Vingadores

Único que permanece na Torre além de Jessica, já que os Poderosos Vingadores estão não estão lá. Ela não tem dúvida. Seu marido vai até a Torre conversar frente a frente.

E é isso que acontece. Ela desce até a frente do imenso edifício, e a conversa continua, com Jessica avisando que ele corre o risco de ser preso, o que não parece importar muito naquele momento. Ela diz que ele deveria se registrar, recuperar sua família e o status de vingador. Luke parece não acreditar, acusando-a de tê-los traído, e de acabar com seu casamento.

Ele se irrita, enquanto ela diz que suas ações não querem dizer que o ama menos, mas o contrário. Luke apela em desespero, acusando Stark de ser skrull. Jessica recusa o argumento, dizendo que, caso haja mesmo uma invasão skrull, é na Torre que ela quer estar. Luke para por um momento, e, de forma seca, decreta o fim da relação dos dois.

Novos Vingadores

Mas Jessica recusa, pois não é isso que quer, mas que o marido se junte a ela. Luke recusa, e diz que não criou aquela situação. A conversa chega a um ponto crucial quando ele acaba por questionar por que ela voltou do Canadá após o fim da Guerra Civil, se não agüenta o tranco da vida que ele escolheu. Ela diz que talvez aquilo tenha sido um erro, percebendo a dureza de tal observação.

A discussão continua, e, ao mesmo tempo que se mostra como uma tensa conversa, que muito tem em comum com aquilo que casais de verdade vivem tendo, também traça um panorama dos últimos meses de vida dos Novos Vingadores e dos dois.

Novos Vingadores

Na Torre, os Poderosos Vingadores retornam, e logo se dão conta do que está acontecendo. Sob as explicações de Jarvis, e o comentário machista de Ares, Carol Danvers, a Ms. Marvel, resolve intervir.

Lá embaixo, Luke parece cada vez mais irritado, pois Jessica é tão, ou mais, afiada e inteligente em uma discussão quanto ele. Ela mais uma vez apela, em vão, lembrando que quase todos que moram na Torre são ou já foram seus amigos. É quando Carol chega.

Depois de um comentário ofensivo de Luke, Carol logo deixa claro que ele não foi para a cadeia porque ela não quis, como vimos na última edição. E, assim como Jessica, oferece a possibilidade dele se registrar, sem repercussões de suas mais recentes ações. Obviamente, mais uma vez a oferta é recusada, e sua esposa se afasta.

Novos Vingadores

Magnum, Viúva Negra, Ares e Mulher Aranha chegam e o panorama começa a ficar crítico. Irritado, Luke só os ataca com suas ironias, e Carol logo impede qualquer tentativa de prendê-lo. Porém, logo o assunto sobre os skrulls retorna, e ele ameaça a todos, caso algum ali seja de fato alienígena. Todos, com exceção da Mulher Aranha, parecem extremamente surpresos com o comentário. A informação sobre a invasão ainda é novidade para eles.

Carol deixa Luke ir embora, lembrando a todos ali que cada um deles já se livraram de coisas piores por causa da vista grossa de amigos. O maior problema ali, naquele momento parece ser entender o que os skrulls têm a ver com tudo isso. A desconfiança é semeada no grupo oficial de Vingadores.

Novos Vingadores

Longe dali, um pouco depois, os Novos Vingadores ganham uma nova casa. Na verdade, um andar inteiro de um prédio, alugado por Danny Rand, o Punho de Ferro, sob o nome civil do Líder, inimigo do Hulk. Em uma cena hilária em meio a tanta tensão, ele só consegue explicar quem ele é, ao se referir ao “cabeçudo que brigava com o Hulk” A notícia não parece deixar ninguém, além do próprio Rand, muito animado. E ele lembra a todos que, sem a magia do Dr. Estranho para camuflá-los, é preciso agir com grande discrição.

Novos Vingadores

Enquanto, mesmo desanimados, alguns fazem piadas e outros tentam prever um futuro um pouco melhor, Luke se retira do local sem falar nada. O que deixa o clima mais tenso do que já estava.

Novos Vingadores

Essa edição é, ainda que um importante momento na vida de Luke Cage e Jessica Jones, um interlúdio para a saga Invasão Secreta. Um momento em que tudo vai sendo colocado na balança, criando o clima exato no qual a saga se desenrolará. A desconfiança plantada nos Poderosos Vingadores, os Novos Vingadores sem um rumo definido, e a perda, por parte do líder dos heróis renegados, daquilo que ele tem de mais importante em sua vida. E a última parte desse interlúdio virá na próxima edição, quando saberemos mais sobre a misteriosa Eco e sobre os planos de invasão.


João

comments powered by Disqus