domingo, 5 de abril de 2009

Incrível Hércules: Mais Humano do que Mito


Incredible Hercules #115 variant

O passado e o presente de Hércules se cruzam na mais recente série mensal da Marvel, publicada a partir de Universo Marvel 42, enquanto o semi-deus tenta dar um rumo à sua vida e conter o ímpeto vingativo tanto de aliados quanto de adversários. Seu meio-irmão Ares, guardando rancor de acontecimentos ancestrais, utiliza-se dos recursos que ser um Vingador o dá. Enquanto isso, o jovem Amadeus Cho, um gênio em desequilíbrio com sua extrema leviandade juvenil, não deseja nada além de direcionar seu desejo de vingança por tudo que aconteceu ao Hulk sobre a SHIELD. E é ao filho mulherengo de Zeus que recai a responsabilidade de deter o irmão e o novo aliado, buscando abrigo junto a sua irmã Atena (que teme como Amadeus usará seu intelecto), e se encaminhando para uma batalha épica como as tantas de que já participou.

E o passado de Herc o assombra na edição 43, quando lembra dos aliados, principalmente os jovens, que morreram em suas aventuras (temendo por Cho) e como seus encontros com Ares sempre foram excessivamente destrutivos, dada a natureza violenta do irmão. E o deus da guerra apela justamente para um recurso mitológico, o sangue da Hidra, para assassinar seu meio-irmão pela segunda vez, já que por trama do centauro Nesso ele perecera quando ainda era mortal.

Incrível Hércules

Usando Magnum, Ares consegue alvejar o irmão com balas que continham sangue da Hidra, mantida em cativeiro pelo deus. Porém, remetendo a sua experiência anterior, Herc entra em frenesi por causa da dor. Enquanto Cho se aproveita do jato dos Vingadores para implementar a fase final de sua infiltração nos sistemas da SHIELD, Hercules surge, delirando e tento ilusões. Confunde o rapaz com o há muito falecido Iolau, e exige uma saída para a dor que lhe infligiram. Amadeus tem a saída perfeita para purificar o corpo do semideus: o batalhão da SHIELD a poucos metros dali.

Incrível Hércules

Em UM 44 a história continua, mais uma vez levando Herc a se lembra de suas aventuras passadas. Milhares de anos antes de nossa existência, ele estava em Tróia, lutando lado a lado com os gregos, mas motivado pelo roubo de seus cavalos. O mesmo tempo, vemos que o delírio se mistura com o combate de arrasadas tropas da SHIELD, em plena Nova Jersey.

Enquanto isso, Cho consegue entrar na nave de pedra que trouxe o Hulk e seu Pacto de Guerra à Terra, para logo ser derrubado pela Viúva Negra. Ela se assusta com as ações de Hercules, seu companheiro de Campeões, e logo é informada do ocorrido por Magnum, que tenta deter o quase tão delirante Ares, de machucar civis em sua busca pelo irmão. E Simon logo se dá conta do plano de Ares, em como ele, a Viúva e toda SHIELD estão sendo manipulados em nome da rusga pessoal do deus da guerra com Herc.

Incrível Hércules

Ares se aproveita de um encontro com uma fã, e deixa o vingador “Bucha” (totalmente minha opinião aqui. Heheheheh) desacordado e vai atrás do irmão (em um carro rosa! Hahahaha). E Herc continua doidão, lembrando da primeira missão dos Campeões ao avistar a Viúva Negra, que acaba usando os delírios de Hercules para ajudá-lo, por incrível que pareça. Ela detona um reservatório de combustível que incinera o semideus.

Incrível Hércules

Claro, ele não morre, mas acaba livre do veneno da Hidra. E Natasha revela a admiração que tem por Herc, que aproveita a situação, mesmo completamente pelado, para dar em cima dela. Descartando os galanteios rasteiros dele, A Viúva o ajuda, armando uma situação na qual pareceria derrotada pelo adversário. Resgatado por Cho, em um aeroporta-aviões da SHIELD, ele escapa. Mas Ares está em seu encalço.

Incrível Hércules

Lá dentro, porém, Cho revela que, ao ser atingido pela Viúva Negra, caiu sobre seu coiote, que se feriu gravemente, ficando à beira da morte. O temor de Atena é fundado, e o garoto coloca, como vingança, um plano de destruição total da SHIELD em andamento como resposta.

Incrível Hércules

Por fim, na edição 45, a mais recente, vemos um momento de transição do novo título. O plano de Cho começa a dar certo, tudo da SHIELD começa a falhar. Mesmo a prisão 42 na zona negativa (rendendo uma situação inusitada e hilária com o pobre advogado dos prisioneiros de Sakaar). Todas as operações são comprometidas. Ao mesmo tempo, a irritação do comandante Gabriel Jones é vista de camarote pelo garoto, que utiliza o único equipamento da SHIELD que continua funcionando.

A tentativa de Hércules em convencer Cho de desistir daquilo não tem efeito, ou mesmo importa muito, já que uma resposta automática do sistema que ele invadiu dirige uma série de mísseis à origem do vírus lançado. O que parecia ruim piora quando Ares dá o ar da graça.

Incrível Hércules

Os dois se espancam enquanto Cho tenta deter alguns mísseis (outros são usados na pancadaria), e finalmente muitos dos motivos de Ares são revelados. Ele externa todo ódio que tem de Herc. O que ele pensa de suas ações. Mas, principalmente, sua inveja de, mesmo assim, o semideus ser muito mais adorado que ele. Ele é o deus da guerra, e goza de uma imagem negativa, mesmo que ambos tragam apenas destruição.

Incrível Hércules

E Herc entende porquê. Mesmo sendo tão fantástico a ponto de deixar alguém como a Viúva Negra verdadeiramente impressionada, ele quer apenas ser humano. Ares vê isso como fraqueza, covardia, falta de aspiração à divindade. Mas seu irmão diz que isso tudo não é fraqueza, mas a origem de sua força, enquanto o derrota mais uma vez em batalha direta.

E ele se volta de novo para o vingativo Cho, e em uma explicação perfeita do significado e função dos mitos, conta a verdadeira história de sua vida no período dos doze trabalhos. Diferente do que construíram sobre suas ações, Herc confessa pela primeira vez que matou sua mulher e filhos não enganado pela deusa Hera (isso foi o que ele preferiu que as pessoas acreditassem), mas por ter se entregado cegamente à vingança contra Lico. Diz, inclusive, que por esse motivo carrega hoje o nome romano (Hércules) e não seu nome grego de origem (Héracles), em uma tentativa de se esquecer de sua vergonha.

E deixa a critério do garoto, marcar sua vida pelo ódio e vingança, ferindo inocentes no caminho, sem ter a chance de se redimir como ele mesmo tenta diariamente através de suas ações como herói imortal. Abraçado a seu coiote, Amadeus recua e aborta o plano. Eles se reconciliam, e escapam antes da nave ser detonada pela SHIELD, do que o comandante Jones parece ter certeza.

Incrível Hércules

Pouco depois, em Vermont, em uma cena que homenageia o seriado antigo do Hulk, Herc e Amadeus (fofocando sobre a intimidade dos deuses gregos) chegam até a casa de Atena. E a séria deusa logo os alerta que o repouso será breve. Uma séria ameaça paira sobre a Terra. Uma guerra decisiva será travada – estaria ela falando da invasão skrull? –, e a dupla, depois de uma Guerra Civil e uma guerra do Hulk Contra o Mundo, só conseguem perguntar: “de novo?”

Incrível Hércules

A série ganha corpo, mostrando como os dois protagonistas são personagens interessantes se bem trabalhadas. Greg Pak e Fred Van Lente fazem isso muito bem, ainda mais auxiliados pela bela arte de Khoi Pham. O que aguarda a dupla nas próximas edições é um encontro com os Eternos, além de uma participação para lá de especial na Invasão Secreta.


João

comments powered by Disqus