sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Eternos: Sonhando Acordado


Eternos

Depois de adormecidos pelos desejos mundanos de um dos seus, os Eternos lentamente despertam em definitivo, fazendo descobertas surpreendentes e tendo de enfrentar uma das maiores ameaças ao planeta Terra que presenciaram em sua milenar existência. Tudo isso acontece nas duas últimas edições da mini-série Eternos.

A origem de toda a situação que lemos na série Eternos vem de um da centena de seres criados há milhares de anos pelos Celestiais: o Duende, e da sua frustração em ser uma criança por toda a eternidade. Ele conta a Mark Curry, ou Makkari, como os dois e os outros viveram em várias eras, de diversas formas distintas. Como estavam presentes em lugares e momentos de extrema importância na história da humanidade. Como a atração mútua entre Mark e Sersi nada mais era do que a reincidência de uma relação que existiu e deixou de existir por diversas vezes com o passar dos séculos. E, finalmente, como ele estava de saco cheio de, por todo esse tempo, continuar sendo uma criança.

Eternos

Duende conta ainda que no subterrâneo do Parque Golden Gate, onde eles se localizam, é o local onde um dos celestiais, aquele conhecido pelo nome de Sonhador. Não sabe o que ele fez para os outros celestiais o enclausurarem ali há quinhentos mil anos, mas conta que ele quase se libertou, causando o terrível terremoto de 1906 em São Francisco. A solução foi unir alguns eternos e formar uma unimente, capaz de acalmar e manter o Sonhador adormecido. Porém, foi aí que o menino eterno percebeu o poder do encarcerado, vendo a oportunidade de concluir seus planos seculares.

Usando seus poderes de ilusão para enganar o Zuras, líder dos eternos, e Ajak, capaz de falar com os celestiais, formou uma unimente e fez muito mais do que criar ilusões. Duende modificou a realidade. Fez dele mesmo um mortal, e ainda fez com que todos os eternos se esquecessem de suas existências como semi-deuses que caminham na Terra. Duende fala tudo isso depois de enganar Mark, fazendo-o atacar o corpo enegrecido do Sonhador. Querendo proteger sua armação, ameaçada pelo aparente despertar dos eternos, o menino, sem saber, desencadeou um processo que poderá destruir o planeta. Enquanto isso, Druig se dá conta de seus poderes, e controla, Vorozheika e Sersi percebe suas habilidades de transmutar matéria. Thena lembra-se de seu passado guerreiro e, encontrando Ikaris plenamente ciente de sua existência como eterno, após renascer em Olympia, partem para impedir que o Sonhador seja despertado.

Eternos

Mas quem faria isso? Os deviantes. Os seres criados para alimentar os celestiais tinham no Sonhador um protetor e, por isso, sua maior missão estava na tentativa de trazê-lo de volta de seu sono. Os mesmos que assassinaram Ikaris se livram rapidamente dos seguranças de Duende e levam o garoto de volta para onde o celestial dorme. Contam como ele foi aprisionado pelos outros deuses por se opor aos seus “banquetes” e que agora vão trazê-lo de volta. Makkari, desde que se chocou com o corpo do Sonhador devido à armadilha de Duende, entra em choque e ouve o celesital em sua mente. No mundo físico, os deviantes dizem que as chaves sempre são os eternos, e, graças ao que Makkari fez sob influência de Duende, o processo de reanimação se iniciara.

Eternos

Em Nova York, Ajak desperta parcialmente da ilusão que o fazia acreditar ser humano, e, após falar da ameaça do Sonhador, consegue fazer com que Zuras, agora um mendigo, também tomasse consciência do que realmente é. Na Vorozheika, Druig continua sua escalada de assassinatos e ações enérgicas para tomar o país para si.

Eternos

Ikaris e Thena (levando seu filho humano consigo) chegam até Sersi, que continua sem acreditar na história de que todos eles são seres imortais e poderosíssimos, criados na aurora dos tempos. Conseguem convencê-la de que não são heróis a mando do Homem de Ferro, querendo que ela se registre. Demonstrando seu poder, e falando que Mark também é um eterno, fazem-na crer que estão falando a verdade, partindo sob a promessa de que ela em breve se lembraria de tudo. Momentos depois, Zuras e Ajak chegam no apartamento, decidindo procurar outro “tranformador”, indo atrás de Druig. Deixam o apartamento, que fica apenas com Abi, amiga de Sersi, abobalhada por ter parte de sua memória do que viu ser retirada.

Na Torre dos Vingadores, Hank Pym detecta uma atividade sísmica poderosíssima em São Francisco, mas não parece um terremoto. É o despertar do Sonhador, que abre uma cratera imensurável na terra, expondo seu corpo quilométrico, enegrecido pelos milênios de sono. Os deviantes entram em júbilo, enquanto o Duende se desespera, pois basta chegar o amanhecer para, com a luz do sol, o celestial acordar por completo.

Eternos

O Sonhador começa a ressoar com diversos seres humanos ao redor do mundo, entrando em sintonia com suas mentes, contando parte de sua história e sofrimento nos quinhentos mil anos de claustro. Perguntado por Sersi, Ikaris tem uma resposta simples, dizendo que eles formariam uma unimente para lançar o celestial novamente em seu sono profundo. Porém, a mera aproximação do corpo gigante derruba os dois, mais Thena e seu filho. No solo, encontram Makkari desacordado. Sersi se desespera, enquanto Ikaris diz que no máximo em alguns anos, pouco tempo para um eterno, ele despertaria.

Nesse momento os dois deviantes atacam o grupo. Um é rapidamente morto por Ikaris, mas o outro pega o filho de Thena como refém. Após alguns momentos de hesitação, Sersi, distraída com Makkari, percebe o que acontece e transforma o deviante em uma árvore. Longe da li, os milhares de deviantes restantes comemoram o iminente despertar do Sonhador, enquanto o Vigia desvia os olhos do que não queria presenciar e Galactus sente medo depois de milhares de anos.

Eternos

Com o corpo do Sonhador ficando dourado, sua cor natural, e Duende preso ali perto, chegam os Vingadores. Homem de Ferro, Jaqueta Amarela e Vespa (que entra em transe ao se aproximar), se aproximam achando que podem fazer algo a respeito, sem se darem conta de sua insignificância perto daquilo. Pym e Stark tentam atacar, gerando a reação dos eternos, que têm como maior prioridade a defesa de qualquer celestial. O Homem de Ferro é facilmente incapacitado, enquanto Pym é controlado mentalmente e se torna dócil como um cão. Quando Ikaris volta a discutir com Sersi, que está preocupada com a integridade de Makkari, o celestial se ergue.

Eternos

Seu tamanho é indescritível, já que faz as pessoas parecerem grãos de poeira. Inconsciente, Makkari ouve o Eterno, dizendo seus juramentos, cada vez mais implacáveis com o passar do tempo de sua prisão, preconizando conseqüências desastrosas. Ikaris crê que só falando com o Sonhador o pior poderia ser evitado. É nesse momento que chegam Zuras, Ajak e Druig.

Reunidos, os eternos rapidamente confereciam sobre o que fazer, sabendo que apenas Ikaris tem acesso pleno a seus poderes. Ajak crê que o melhor é mudar o passado, refazer a realidade como Duende. Thena prefere um deslocamento temporal e impedir apenas o despertar do celestial. Zuras interfere com sua autoridade e decide pela formação da unimente na tentativa de novamente colocar o Sonhador em êxtase.

A unimente falha terrivelmente. O Sonhador já tem alguma consciência do que ocorre à sua volta reage. Enquanto a unimente se desfaz, Makkari tem uma conversa inusitada com o celestial. Usando uma linguagem estranha, como uma tradução de uma língua complexa demais para ser realmente desvendada, o Sonhador diz a Makkari que o eterno é uma criação pessoal sua. Questionado sobre os motivos de sua prisão, ele diz que sua mente é simplória demais para compreender. Seria como explicar o conceito da Santíssima Trindade a uma folha de grama. Demonstrando, então, a superioridade dos celestiais em relação a qualquer forma de vida. Até mesmo aos eternos.

Eternos

Ele explica que, com ele desperto, a horda, seres monstruosos de extremo poder, entraram em uma rota na direção da Terra, com objetivo de destruir tudo, ainda que tal processo demorasse a começar. O Sonhador demonstra curiosidade e diversão pelo Homem de Ferro, alertando que ele está consciente e esperando o momento certo de agir. Conta ainda que, depois de absorver todas as informações da espécie humana, preparava-se para destruir toda a vida... mas desiste da idéia naquele momento. Diz a Makkari para alertar deviantes (o povo mutável), humanos e eternos, que ele ficaria ali, avaliando e julgando, até decidir, na chegada da horda, se o planeta merece ou não sobreviver.

Makkari retorna como um eterno pleno, dando o aviso aos que despertavam. É chamado de Skadrach pelo deviante que deixa de ser árvore, e ressuscita aquele que tinha sido morto por Ikaris, sendo bem sucedido onde Sersi falhou. Dizendo que sabe de seus planos, faz com que o Homem de Ferro se levante. Stark insiste em crer que pode fazer algo a respeito, e finalmente é convencido de que o Sonhador permaneceria ali, fazendo o que diria que faria, sem ser interrompido. Ao fundo, Duende foge.

Eternos

Em uma cena que beira o cômico, quando Zuras explicava ao Homem de Ferro o que eles são, o Vingador exige que eles escolham um lado, repetindo o jargão da Guerra Civil. O líder dos eternos usa um exemplo simples para que os humanos entendam sua insignificância frente à situação. Pergunta se, vendo dois grupos de crianças brigando por um terreno baldio, eles escolheriam um lado ao qual se aliar. Stark, em momento raro, fica sem palavras. Zuras consegue garantir que os objetivos dos Eternos é só o de proteger e manter o planeta íntegro.

O Sonhador, então, permanece no Parque Golden Gate, tornando-se uma atração turística. Os poucos eternos despertos voltam para Olympia, que parece um local solitário por estar quase vazio, segundo Makkari. Nesse momento, Ajak pede a Zuras que intervenham nas ações de Druig na Vorozheika, alertando como esse eterno é cruel e abusa de suas habilidades. Porém, sempre que ele tenta algo de grande, dizem Zuras e Ikaris, eles o impedem. Não seria diferente dessa vez. Do lado de fora da cidade, um problema mais urgente se apresenta.

Um imenso exército do povo mutável, liderado por Kra, desafia os poucos eternos despertos, tentando se aproveitar da desvantagem numérica. Zuras destaca Makkari para dar conta do problema, sob protestos de Druig, e vai resolver uma questão que considera mais urgente. Mesmo com Druig matando alguns Deviantes, é Makkari que consegue colocar fim ao conflito.

Eternos

Enquanto isso, Sersi não consegue ser convencida por Stark de seu passado como vingadora, muito menos crê entender o que é na verdade, partindo sem aderir a nenhum dos mundos aos quais pertenceu.

Eternos

Aceitando um desafio de Kra, o eterno velocista vence mas se recusa a matar o monstro, quase de forma inconsciente. Demonstrava, assim, a ligação comum que ambos tem com o Sonhador. Crendo que Makkari é o Skadrach, o eterno possuído pelo espírito dos celestiais, condenado a ser o mais adorado e odiado, o mais feliz e triste, cujo destino é destruir tudo que toca e ama. Dessa forma, o exército se retira.

Eternos

A missão de Zuras é revelada. Ele encontra o fugitivo Duende, dizendo o quanto lamentava tudo o que aconteceu, pois gostava do menino. Mas destruir os eternos e quase o mundo por razões tão egoístas era inaceitável. Apavorado, Duende argumenta que é apenas um garoto, ao que o líder dos eternos responde que isso é mentira há um milhão de anos. Não se arrependendo do que fez, o menino abraça Zuras, que impiedosamente, mas de uma forma quase gentil, quebra seu pescoço, pondo fim à sua vida mortal.

Eternos

Depois de semanas meditando, no mesmo local, Makkari é convocado por Zuras, que destaca o velocista e Ikaris para reunir todos os eternos antes da chegada da Horda. Assustado com a possibilidade de ser um messias, Makkari lamenta ter perdido a vida ilusória como Mark Curry. E questiona se valeria à pena arruinar a vida dos outros eternos adormecidos. Ikaris, de sua posição segura, diz que sim, e, por um momento, Makkari volta a ser o que era.

Eternos

Ambos partem, dando fim à mini-série, mas longe de darem fim à belíssima releitura de Neil Gaiman e John Romita J.r da história dos Eternos.


« Jøåø »

comments powered by Disqus