terça-feira, 7 de abril de 2009

Justiceiro: Uma estranha forma de sobreviver


Uma estranha forma de sobreviver 01

Bom, o review desse mês vai ser um pouquinho diferente do que costuma ser. Na verdade, serão duas histórias analisadas, algo de certa forma comum por aqui, dado o volume de trabalho que a gente anda tendo. Mas normalmente, são duas histórias que fazem parte de um arco. O caso aqui é que serão duas histórias completamente independentes uma da outra. Somente há dois pontos em comum: O tema, que gira em torno de sobrevivência, e que Frank Castle não será o ator principal das histórias.

A primeira história, publicada em Marvel Action 26, relata os dias do Gibão. Sim, o Gibão. Aquele mesmo que dava um trabalhão danado para o Aranha (Ok, acabei de forçar a barra, mas chamá-lo de super-vilão era bem pior). Bom, voltando um pouco no passado, nossos amáveis leitores devem se lembrar da história em que Castle botou fogo num bar cheio de vilões de 5ª categoria. Entre eles estava o Gibão, que agora não se parece nem um pouco com um macaco.

Gibão pertença a um grupo de similar ao “AA”. Nele, Martin (o nome civil do nosso querido vilão) começa a relatar a sua história. Sim, ele começa a contar do incidente na qual ele perdeu todos os seus pêlos. Ele relata o horror de não conseguir se olhar no espelho. Aliás, todos nessa associação são como ele. Mutilados, paralisados ou lobotomizados. Todos vítimas do Justiceiro.
Uma estranha forma de sobreviver 02

A reunião acaba e Martin encontra um velho companheiro do crime, o Consertador. Este diz que conseguiu realizar o pedido feito por Martin. Phineas pergunta se Martin vai ficar para o testemunho de Ramon (aniversário de três anos que levou uma facada no pescoço de Castle), mas este diz que infelizmente não pode, já que tem que ir para casa ajudar a esposa. A esposa de Gibão é a vilã conhecida como Princesa Píton.

Para nossa surpresa, encontramos a Princesa Píton um tanto fora de órbita. Ela está fazendo um suéter para sua cobra, Pitágoras, mas estranha a inatividade desta (claro, a cobra está morta). Gibão simplesmente diz que não há nada de errado com a cobra, relatando que ela só está dormindo.

Pouco depois, chega ao lar dos dois pombinhos o Consertador. Ele diz que desistiu da reunião. Ao notar sua chegada, Píton pede para que ele dê uma olhada na cobra, já que seu marido é um tanto incompetente. Mas o Consertador simplesmente confirma que Pitágoras só está dormindo.

Phineas revela o pedido de Martin: Conseguir documentos falsos, tais como certidão de nascimento, carteira de motorista, entre outros. Com isso, Martin está inserido no sistema. Mas esse pedido aguça a curiosidade de Mason, já que não é do feitio de super-vilões ficar tão a vista. Martin precisa de todos esses dados para poder comprar uma arma. E matar o Justiceiro.

Uma estranha forma de sobreviver 03

Por algumas vezes, Martin passa em frente de algumas lojas de armas ao voltar das reuniões do clube. Sua esposa pede que não olhe para os lados. Após o término da reunião, Martin deve voltar diretamente para casa. Ele até tenta fazer algo diferente, mas acaba seguindo o conselho da esposa à risca.

Em casa, Martin é novamente perturbado por sua princesa. Ele está dentro do banheiro contando o dinheiro para comprar o objeto que acabará com o Justiceiro. Píton, aparentemente, revela que sabe dos planos dele para comprar a arma.

Ao final de uma reunião, na qual preferiu não falar, Martin começa a tentar superar os traumas psicológicos provocados pelo Justiceiro. Retira as suas faixas e encara o seu rosto pela primeira vez em muito tempo. E resolve comprar seu novo brinquedo. Depois de esperar uma semana (e alguns papéis depois), Martin compra sua tão almejada arma.

Porém, sua esposa não acha uma boa idéia ele ter comprado uma arma, já que ele não teria capacidade para acabar com o Justiceiro. Píton joga a arma de Martin no lixo e volta sua atenção para a sua cobra. Ela diz que não sente a cobra com seus poderes, mas Martin diz que eles foram afetados pela explosão. Enquanto ela pergunta para seu marido o estado de saúde de sua cobra, Martin a retira do seu aquário e a leva para um forno para ser cremada.

Uma estranha forma de sobreviver 04

Logo em seguida, vai procurar a arma que foi descartada pela sua esposa e acaba encontrando-a no lixo. Logo em seguida resolve colocar seu plano em prática. Primeiro, vai até uma loja de animais e compra uma nova cobra para a sua esposa. Depois, na volta,ele encontra o cafetão que fica na porta da esquina de sua casa. Como a meretriz não acha Martin muito atraente, o cafetão começa a espancá-la por não aceitar o serviço. Nesse instante surge o Justiceiro e acaba com a vida do cafetão.

Martin tem a grande chance de sua vida. Porém, não consegue fazer nada. Castle fala para ele ir para casa. No final, acaba entregando a arma para o Justiceiro. Este confirma se ela chegou a ser usada e manda Martin se comportar. Ao chegar em casa, ele dá a cobra nova para a Píton e se tranca no banheiro, sem ter condições de encarar seu rosto novamente.

Uma estranha forma de sobreviver 05

Nossa próxima história começa em Marvel Action 27 e o personagem principal é o novo parceiro de Castle, Stuart Clarke. Hora de fazermos uma viagem pelo passado do ex-super-vilão.

Stuart está almoçando com uma antiga companheira dos tempos criminosos, Sunset Bain, também conhecida como Madame Perigo. Ela diz que está sendo perseguida por um antigo parceiro dos velhos tempos, chamado Parnell Jacobs. Ao ouvir esse nome, Clarke começa a viajar no tempo.

Sob a alcunha de Fúria, Clarke tocava o terror em Los Angeles. Ele tinha inventado uma armadura de que aumentava sua força. Clarke acabou usando-a para cometer alguns crimes. E os seus maiores adversários eram o super-grupo conhecido como “Os Campeões”, formado pela Viúva negra, Hércules, Anjo, Homem de Gelo e Motoqueiro Fantasma (aliás, o grupo foi citado recentemente numa aventura do Herc). Clarke relembra o glamour de se viver em Los Angeles naquela época. Em uma de suas aventuras, Stuart acabou ficando paralítico. Mas conseguiu contornar isso aos poucos.

Uma estranha forma de sobreviver 06

Clarke somente conseguia utilizar seu intelecto para sobreviver, mas nunca conseguindo superar o seu eterno rival, Tony Stark. Porém, graças ao já referido Parnell Jacobs, Stuart consegue um pedaço dessa tecnologia. Mais precisamente o capacidade da armadura do Máquina de Combate. Porém, mesmo com isso, seus planos falham miseravelmente. E com isso, ele também se lembra da separação traumática de Sunset e de sua ida para a Balsa.

No instante que acaba de contar sua história, eis que liga uma pessoa comum aos dois. Sim, estamos falando de Parnell Jacobs, que diz que precisa conversar com Stu, já que sua antiga aliada, Sunset Bain, quer acabar com a vida de Jacobs. Então Stuart resolve marcar um encontro com Jacobs no mesmo local que está almoçando com Sunset. Esta diz que ele é totalmente previsível, mas Clarke mostra que sabe surpreender de vez em quando. Enquanto leva a vilã para a cama, ele se pergunta o quão estúpido ele está sendo.

Uma estranha forma de sobreviver 07

Após eles se entenderem, Sunset diz que tem um presente para ele. Qual a surpresa de Clarke ao ver que se trata do capacete do Máquina de Combate. Ao que parece, Sunset conseguiu ficar com ele, apesar de todos os problemas. Com isso, Clarke começa a perceber que há algo de estranho no ar.

Ao se dirigir ao restaurante, ele resolve mudar o local do encontro, remarcando-o para uma igreja próxima ao local original. Jacobs, após ser ameaçado por Stuart, começa a contar os motivos para achar que Sunset o quer morto. Ele relata que há várias pessoas comprando qualquer parte da tecnologia Stark. E mostra as partes que ele conseguiu “mocosar” dos velhos tempos.

Então Stuart faz a pergunta fatal: tudo isso vale alguma coisa sem o capacete? Jacobs diz que não sabe e também não tem muito interesse em descobrir, mas colocou algumas pessoas para localizar o paradeiro do capacete. Jacobs diz que sabia que as partes eram legítimas assim que Sunset veio procurá-las e pergunta para Stuart se ele desconfia se ela está com o capacete. Era tudo que Clarke queria ouvir.

Stuart achou que o plano de Parnell era conseguir o capacete, para poder voltar à ação. Para Stuart, pessoas comprando tecnologia Stark era absurdo demais. Logo após completar seu trabalho, entrou em contato com Sunset e falou que completou o serviço. E depois volta para o seu apartamento, onde tem uma tórrida noite com a Madame Perigo.

Uma estranha forma de sobreviver 08

Após saciarem seus desejos, Sunset pergunta onde estão os restos da armadura. Ao ouvir uma resposta não muito convincente, ela o ameaça com uma arma. Stuart dá a localização correta e diz que a arma está descarregada. Mesmo assim, Sunset, com o capacete do Máquina de Combate, consegue derrubar Stuart, dizendo que ele não passa de um nerd e que ela está prestes a obter seu status de volta, com o dinheiro da venda dos equipamentos Stark. Infelizmente, só resta a Stuart jurar vingança.

Stuart tem uma boa noção dos hábitos de Sunset. Ele sabe exatamente onde ela está. Após arrebentar o nariz de Stuart, Sunset segue para o chiquérrimo “Ramona’s”, para poder almoçar. Assim, ele resolve ligar para o Justiceiro e avisa a posição de Sunset para ele. Bom, como ela está cheia de crimes nas costas, ele resolve eliminá-la. E consegue, apesar de se ferir no processo.

No furgão, Castle comenta que Sunset foi chefe de Stuart antes dele ir para a Balsa e pergunta como foi parar lá. Ele omite o assassinato do agente da SHIELD, dizendo que foi culpa toda do Stark. Frank deixa o assunto de lado e pergunta onde ele arranjou os machucados. Stuart então diz que foi assaltado.

Uma estranha forma de sobreviver 09

Bom, sei que Chaykin já foi considerado um dos melhores desenhistas do meio, mas a sua arte aqui deixa a desejar. Fraction parece estar preparando alguma coisa, já que resolveu deixar de lado o personagem principal do título. Mas foram histórias leves e descompromissidas, que apesar de não terem o mesmo ritmo do início da revista, conseguem cumprir seu papel básico, ou seja, entreter.

E como estamos em ritmo de invasão, não podíamos deixar de perguntar: Em quem o Justiceiro confia?

Rafael Felga

comments powered by Disqus