terça-feira, 21 de abril de 2009

Exilados 2.0 - Ou quase isso

* Artigo escrito por nosso colaborador, Fernando Saker

New Exiles

Caso o(a) presente leitor(a) não tenha lido os eventos envolvendo os Exilados nas duas últimas edições de Marvel Apresenta, nem lido as resenhas deste que vos escreve, a equipe passou por várias reformulações: membros saíram, membros entraram (incluindo duas x-women da Terra-616), e o grupo agora tem como formação: Dentes-de-Sabre, Morfo, Psylocke, Cat, Mystiq, Vampira (não a que nós conhecemos, mas é bem parecida) e Sábia. Continuando em sua missão de proteger as múltiplas realidades do Omniverso, os Exilados agora atendem pelo nome de Novos Exilados. E já têm uma nova missão.


Décadas atrás, em uma Terra alternativa, a astronauta Susan Storm parte para o espaço, em companhia de seus amigos Reed, Ben e Johnny. Mas a viagem não é tranquila, e o foguete dos quatro é atingido por radiação e meteoros. O foguete cai no mar; Susan sobrevive e é resgatada por um certo nadador com asas nos calcanhares, mas seus amigos não têm tanta sorte. Nem sua Terra, atingida pelos meteoros que causam uma inundação.

New Exiles

Décadas depois, os novos recrutas dos Novos Exilados estão se adaptando ainda ao seu novo lar, enquanto Victor Creed analisa o estado deles, sem saber se confia ou desconfia. A misteriosa Cat, que pouco fala do seu passado, diverte-se pesquisando o Omniverso, até ser convidada para uma partida de futebol americano contra o Morfo. Logo, os dois recebem uma terceira jogadora, a semi-enlouquecida Sábia, que depois de absorver a mente de Roma, vê insetos malignos e trava uma batalha no plano mental contra Diana Fox, seu alterego psicopata criado quando Sábia fazia parte do Novo Excalibur (lembra? Não? É, talvez isso não seja exatamente ruim...).

New Exiles

Em outra parte do palácio, a indetectável Psylocke usa sua telecinese para voar enquanto reflete em como antigos inimigos como Mística e o decapitado Dentes-de-Sabre da Terra-616 podem ter versões alternativas amistosas – ou até mais que isso. Depois de um piquenique e uma partida de xadrez, a moça parece ser cantada pelo novo colega, Mystiq. Creed (o vindo da Era do Apocalipse, não o que já estripou ela) parece sentir ciúmes.

Enquanto isso, Vampira entra na sala de monitoramento de Cat, onde reflete sobre a situação dos Exilados em um monólogo bem longo. Ao perceber Creed atrás dela, a jovem se vira pra socá-lo, mas dá de cara com uma estrela (no sentido literal) e quase fica cega, o que rende mais um monólogo.

New Exiles

Na primeira reunião dos Novos Exilados, Dentes-de-Sabre anuncia a primeira missão da equipe e coloca Morfo, Cat e Sábia no banco de reservas. Afinal, a segunda é necessária pra monitorar a equipe, a terceira está parcialmente insana no momento, e Morfo tem que ficar “pra manter as duas na linha” (claro, o fato dele na verdade ser o psicopata Proteus possuindo o corpo do Morfo e sendo manipulado mentalmente pra acreditar que é realmente o Morfo deve contar alguma coisa).

Também fornece novos uniformes para a equipe, mas a maior parte da equipe não parece dar bola pra isso; apenas Cat adota sua nova jaqueta e Psylocke troca de uniformes (acreditem, agora ela usa CALÇAS!) – não antes de ter um bracelete que permite ao sistema do Palácio detectar seu status colocado no braço à força (e de forma sem noção) pelo Dentes-de-Sabre.

New Exiles

A equipe enviada para a Terra alternativa (a mesma descrita no segundo parágrafo, óbvio), formada por Dentes-de-Sabre, Psylocke, Vampira e Mystiq, mal chega e já é atacada, resultando em Anna Raven caindo de um precipício e perdendo a consciência (ou a vida?). O perigo começou...

New Exiles

Verdade seja dita, esta primeira história dos Novos Exilados ainda não mostrou a que a equipe veio, exagerando nos monólogos e nas narrações verborrágicas. O jeito, por ora, é torcer pra que o Claremont melhore o trabalho nas próximas edições.

Fernando Saker

* Nota dos Editores e demais redatores da 616: Com um pouco de atraso, mas ainda em tempo, gostaríamos de parabenizar o colaborador deste artigo, Fernando Saker, não só pelas suas recentes contribuições para o site, mas também por seu aniversário no dia 20 deste mês. Parabéns, Fernando!

comments powered by Disqus