sexta-feira, 24 de abril de 2009

X-Force: Instrumentos da Vingança


X-Force #1

Os X-Men podem ter acabado. Desmantelados por seu líder Ciclope após a suposta morte de Charles Xavier e a viagem de Cable com a messias mutante para o futuro. Porém, os inimigos da raça mutante não desapareceram, e não vão parar até que todos os seus remanescentes sejam erradicados. Por isso, uma nova forma de Scott lidar com os problemas dos quais é responsável nasce com a fundação (na verdade, retorno) de um equipe “secreta”. Formada por mutantes muito mais de ações do que de palavras, a nova X-Force nasce em X-Men Extra 88 com uma promessa: haverá muito sangue rolando, e não será sangue mutante.

É exatamente isso que está pensando. Ciclope reúne, sob a liderança de campo de seu colega e desafeto Wolverine, um pequeno grupo responsável por eliminar aqueles que ele entende como impossíveis de se lidar civilizadamente. A começar pelos Purificadores, responsáveis pelo assassinato de muitos alunos depois do Dia-M. É disso que se trata o arco Anjos e Demônios.

E a história começa no Colorado, nas Montanhas Rochosas, em uma das mansões de Warren Worthington III, o Anjo, enquanto Logan divaga sobre as recentes descobertas sobre seu próprio passado, e o quanto isso acabou levantando mais dúvidas do que dando alívio aos buracos em sua memória. É então que Scott se aproxima.

X-Force

O mutante canadense está ali para uma conversa particular, e logo pergunta do porque Rahne Sinclair, a Lupina do X-Factor, estar ali. Desconversando, Ciclope diz a Wolverine que 16 horas atrás o reverendo Matthew Risman, líder dos Purificadores, entregou-se à custódia da SHIELD na Dakota do Norte, dizendo querer confessar seus pecados. Mas ele estava lá apenas para terminar um plano iniciado por uma infiltração do grupo que dirige.

Assassinando mais de uma dúzia de agentes, Risman e seus comandados agoram matam mais do que mutantes para atingir seus objetivos, o que ficou provado durante o Complexo de Messias. Maiores e mais influentes do que jamais foram, os Purificadores agora roubaram algo que fez Scott mudar seu modo de lidar com eles. Os mutantes não vão esperar que os ataquem, mas sim atacar antes. O quanto antes.

X-Force

É por isso que ele convocou Logan, pedindo-lhe que reúna a X-Force e vá atrás de Risman e dos outros, fazendo o que for necessário para impedi-lo. Qualquer coisa. O que deixa Wolverine impressionado, ainda mais quando ele sabe que Scott age sem o conhecimento de Emma. Ainda assim, ele não vê como reunir o grupo novamente, já que Apache sumiu depois de tudo, por causa da morte de Caliban. Mas Scott sabe onde ele está.

No Arizona, James Proudstar dá ao morlock que se sacrificou para salvá-lo a mesma honra que deu todos os seus antepassados falecidos, inclusive seu irmão John, o primeiro Pássaro Trovejante, morte em um confronto dos X-Men com o Conde Nefária anos atrás. E jura vingança contra aqueles que o assassinaram, os Purificadores.

X-Force

Outro membro da X-Force seria X-23 a o que Wolverine logo se opõe. Ele não quer que a menina se torne o que ele já foi. Uma assassina sem consciência, de sangue frio. Por isso ele a aproximou dos X-Men. Mas é tarde demais. Ela já está em missão, investigando o local do roubo orquestrado por Risman. Laura reconhece o cheiro do homem que estava entre os que mataram vários de seus colegas. Mesmo com as bizarras medidas para não deixar rastros (ainda não se sabe o que foi roubado), ela pode encontrar Risman.

Ciclope dá instrução para que ela o localize e entre em contato. É o tempo de Logan lhe acertar um golpe raivoso no rosto, e lhe dar uma lição de moral. Questionando o uso dessas pessoas (Laura, Rahne, James) para atingir seus propósitos. Mas Scott sabe que está além dos limites dos X-Men. Por isso aquela é a X-Force. Por isso ninguém mais pode saber o que estão fazendo.

Mesmo com a tentativa de Wolverine em dispensar a jovem Rahne, ela recusa, já que tem sim uma ligação pessoal com um dos membros dos Purificadores, como parece que descobriu durante a recente luta contra eles.

X-Force

Em uma das antigas Igrejas do falecido reverendo William Stryker, Risman (deformado pelo ataque da jovem ) dá graças por terem recuperado o corpo robótico do ultra-avançado sentilena Nimrod, mesmo que este não esteja funcionando. Vendo-o como um sinal divino, que justifica suas ações ao revelar o futuro, fica feliz pela cooperação decisiva do irmão Eli para que o andróide seja reativado.

X-Force

Do lado de fora, Wolverine, Apache e X-23, utilizando versões negras de seus uniformes, já tocaiam o local, e é momento do líder do grupo fazer uma última tentativa. Explicando que, caso dêem continuidade à missão, seus dois comandados nunca mais serão como os outros X-Men, pois precisariam fazer coisas terríveis, Logan tenta convencê-los a desistir. Sem sucesso, pois eles não vão recuar.

X-Force

De volta ao templo, o produto do roubo à SHIELD se revela. São os restos do primeira aparição de Nimrod de que temos notícia. O mesmo que escapou de Dallas e recuou mais ainda no tempo, e que ao passar pelo portal do destino se tornou algo muito mais perigoso: Bastion. Em uma cerimônia quase religiosa, conectando as peças de ambas entidades robóticas, uma terceira nasce, com a aparência e intelecto de Bastion, e claramente uma terrível ferramenta de extermínio dos mutantes. E que rapidamente detecta a presença mutante nas proximidades.

X-Force

Já dentro do templo, o trio da X-Force entra em ação, praticando uma verdadeira carnificina dos Purificadores que se colocam em seu caminho. Porém, um problema logo se apresenta. Eles não foram os primeiros a chegar ao local. Rahne teimosamente se adiantou e foi feita prisioneira, sendo colocada sob a mira da arma de Risman. Diante da reação violenta de X-23, o reverendo dispara sua arma apontada para a prisioneira.

X-Force

E assim termina a primeira de seis partes de uma versão da X-Force que se parece muito pouco com suas encarnações anteriores. Com objetivos muito bem traçados e agindo na surdina, os roteiros de Craig Kyle e Chris Yost – os mesmos que escreviam as histórias dos Novos X-Men – e a sombria arte de Clayton Crain nos trazem uma nova perspectiva das ações dos mutantes após Complexo de Messias.


João

comments powered by Disqus