sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Complexo de Messias: Muitos mutantes e um bebê

“Chega de mutantes”, ela disse. E, desde então, nada de gene X. Por que alguns sobraram? Como reverter? Não se sabe. O que se sabe é que o Homo superior é, agora, uma espécie em extinção. Mas toda história tem um porém e nada é exato na magia ou biologia, e eis que, assim, uma criança mutante nasce.

Photobucket


E não só, além disso, manifesta seus poderes no nascimento, coisa que quase não acontece (a não ser, como soubemos em X-Factor meses atrás, com o Madrox). Não é a toa que todos estão atrás da criança, que desaparecera desde a última edição em X-Men 85. Os Carrascos, Os Purificadores, os Carcineiros (mercenários geneticamente modificados comandados por Lady Letal) e , claro, os X-Men. E quando digo os X-Men, quero dizer também, X-Factor, Novos X-Men e todos os grupos mutantes semelhantes. Como antigamente, nas grandes sagas, todos agem juntos, o que deixa o leitor de olhinhos brilhando, com certeza.

Contudo, existe mais alguém atrás da criança. Logan descobre isso da boca de Gambit na luta dos X-Men com os carrascos. Tempestade, Wolverine, Noturno, Colossus, Arcanjo e Emma (conectada mentalmente por ordem de Scott) foram em encontro aos discípulos de Sinistro, e se deram mal. Com Emma perdendo o contato telepático em um pedido de socorro de Fada (que está com os Novos X-men na sede dos purificadores, enfrentando os Carniceiros e Yuriko que apunhalou Julian pelas costas), o grupo fica em desvantagem. Porém ao saber que o bebê não está ali, batem em retirada. Mas o que ficam sabendo é que um X-Men o pegou antes.

Photobucket

Os Novos X-Men conseguem se teleportar (com o poder de Fada convencida por Rictor que se encontra infiltrado disfarçado nos purificadores) aos trancos e barrancos e são buscados por Bobby no jato. Como se não bastasse tudo isto, os sentinelas da UNI sofrem algum tipo de ataque que os toma de controle, reprogramando sua função para exterminar os mutantes. O ataque à mansão começa nocauteando todos telepatas: Xavier, Emma e as irmãs Stepfords.

Em meio ao caos, uma cena nos mostra alguém que foge. Ele está com o bebê. E é Cable, que havia sumido e sido dado como morto desde que Gambit e Solaris atacaram sua ilha Providência (mas você realmente acreditou nisso??), porque ele está fugindo sozinho com a criança, não sabemos, mas com certeza ele tem um certo “complexo de messias” também.

Photobucket

Os sentinelas atacam sem piedade e os X-Men se defendem como podem. Na briga, Scott, Fera, Apache, Hepzibah, Bishop, Nezhno e quem mais aparecer. Bobby chega com os alunos para ajudar, mas alguns têm de ser levados imediatamente à enfermaria. Pior, o único curandeiro está em coma. Sem nenhum telepata, os mutantes lutam sem saber com o que, e é então que Scott pede à que vá verificar e o que ela vê não é nada bom. Seja o que for não é humano e bate em retirada, mas Laura vai atrás e o apunhala. Por causa disso o outro “ser” que controlava o segundo sentinela avisa “Mutantes, vocês serão exterminados a seu tempo”, e se vai.

Em uma análise posterior de McCoy, os humanos que comandavam os sentinelas foram infectados por nanosentinelas criados por Cassandra Nova (!) que os tornou híbridos entre sentinelas e humanos, segundo Ciclope: “monstros”. Antigamente a visão dos X-Men talvez fosse mais branda, algo como “eles são parte humanos, vamos fazer algo”.

Mas tempos extremos, pedem medidas extremas e Ciclope não está pra brincadeira, são monstros e ponto. Mais do que isso, Summers (que olha um amuleto com uma foto de Jean em meio aos destroços como uma despedida dessa visão branda do passado) propõe um plano ao Wolverine. Eles não sabem se Nathan faria tal coisa como liberar os nanosentinelas, mas ele teve acesso a eles e ninguém sabe em que ele está pensando ao fugir com o bebê, é hora de presumir o pior. O plano é reunir a X-Force (!) com os melhores rastreadores: Apache, Hepzibah, Rahne, X-23, Caliban e Wolverine (liderando!). O alvo é Cable, a ordem é trazer a criança, de qualquer forma.

Photobucket

Enquanto todos reconstroem o que podem da mansão, Charles (já acordado) demonstra clara e publicamente sua indignação com o plano de Scott, que, por sua vez, demonstra novamente que é o líder dos X-Men. O que vemos é uma espécie de relação pai/filho, onde o filho pensa diferente do pai e o pai sabe que o preparou para tal tarefa, mas cortar o cordão umbilical é complicado. Xavier acusa de ser uma situação especial, rebatido por Ciclope de que todas o são. Mas pra ele essa é mais, envolve a sobrevivência da espécie e 2 cabeças pensam melhor que uma. “Não, duas cabeças seguem duas direções... Não podemos nos dar a esse luxo agora”, diz o líder. E encerra a conversa pedindo para que Charles o deixe fazer seu trabalho.

Photobucket

A X-Force parte, Logan pede a Rahne que fique de olho em Apache, ele pode titubear a enfrentar o velho mestre. Depois de uma boa conversa, ela diz que podem confiar no índio, embora ele quisesse salvar a criança... e Cable. Enquanto isso, Nathan se encontra em sua fuga com os Carcineiros e é atacado por Lady Letal que pretende matar ele e a criança. Letal está lá pelos Purificadores, diz que o nascimento da criança foi previsto por Stryker e que ele disse que precisaria da ajuda dela 2 vezes, uma em vida, uma depois de morto, e ela o concederá. Porém, é interrompida pela X-Force que chega descendo o pau. Lupina dá um pequeno discurso sobre o absurdo de tudo aquilo ser em nome de Deus, válido para tantas coisas hoje em dia, mas fica boquiaberta quando o mercenário dos Carcineiros diz seu nome, e que sabem tudo sobre ela.

Wolverine corre em direção a Cable, mas é interceptado por Yuriko. Mas não é ele que quer revidar, é Laura, pelo ataque ao Satânico. E, de fato, ela revida. E revida tão bem, usando não só sua força bruta, como sua capacidade de estratégia e inteligência que Julian é vingado e Lady Letal abatida. Em meio a toda luta insana, Caliban se coloca a frente de Proudstar para protegê-lo de tiros, mas é atingido fatalmente. Logan consegue manter o sangue frio e ordena que Apache continue atrás de Nathan, Caliban está morto. Contudo, pra James não é tão simples abandonar um amigo, e ele fica para trás.

Photobucket

Mas muitas outras coisas estão acontecendo no meio tempo, então vamos fazer um parênteses.

Enquanto isso, daqui a 80 anos, em frente o campo de realocação mutante, estão Madrox e Layla. Eles querem entrar e preparam uma armadilha: Layla deita no chão para os guardas saírem do carro. Eles verificam, ela não é mutante, está tudo bem. Só que quando saem do carro, as leituras mudam e conhecemos um lado muito interessante da menina, agora ela é mutante. Sua leitura oscila. Jamie surge então espaçando os guardas atrás de alguma informação sobre o campo de concentração, é muito triste pensar que se sobreviverem à beira da extinção, aquele é o futuro. Quando conseguem algo, descobrem algo mais perturbador ainda: o responsável por aquilo é um mutante.

Eis que, então chegam mais seguranças já que a palavra “mutante” é proibida àquela época e por dizerem ela atraíram a atenção dos guardas. Madrox é logo reconhecido como um mutante duplicador, mas Layla passa incógnita como humana. Mas não por muito tempo quando ela acusa-se de cúmplice de Jamie pedindo que a levem para o mesmo local que ele, afinal não o deixaria entrar na toca do lobo sozinho, na verdade, ela nunca o deixaria sozinho.

E, de volta aos tempos atuais, outro parêntses: em uma estrada qualquer um mutante conhecido como Zoiúdo liga para X-Factor pedir ajuda. Ele está sendo perseguido e Syrin está indo resgatá-lo, mas ela chega tarde demais: Predador X passou por ali e deixado apenas os ossos, deixando Theresa assustada sem saber o que havia ocorrido. O monstro segue sua busca, sente a presença de seu alvo, porém sente fome, e terá que atrasar sua procura principal um instante. Tudo bem, tem muitos mutantes ali perto para ele se alimentar....

Photobucket

Na mansão, hora de calcular o prejuízo. Muita gente ferida, muita gente a beira da morte (como Julian Keller) apesar dos tremendos esforços de Hank. Faísca se culpa e Emma a mostra como ela deve parar de culpar-se e ver os resultados bons, pois ela é uma grande líder, por isso a escolheu, e porque sabia que ela protegeria seus alunos... até da própria Emma. Todos se encontram prontos para, junto de Ciclope, ir dar cobertura para a X-Force, entre eles: Tempstade, Sam, Arcanjo, Monet, Syrin, Colossus recuperado, Guido, Bobby e, agora, Emma.

Mas pode ser tarde demais, já que Cable pegou o jato que trouxe os mutantes e partiu com a criança.

Photobucket

Pessoas morreram, pessoas mudaram, pessoas agiram de forma estranha, muitos se uniram... Ao fim temos uma (várias, na verdade) belíssima história, integrada e muito bem conduzida (embora em alguns momentos prejudicada pela arte de Ramos). As mudanças, os mistérios, os conflitos psicológicos, a abordagem dos personagens, o drama, etc., nos deixam esperando o próximo capítulo desta saga. Sem nenhuma resposta e só com mais perguntas às nossas mentes, nos conduzimos à terceira parte do “complexo de messias” que, mesmo nada respondendo, traz histórias envolventes e emocionantes.

Que venha mais mês que vêm!

Cammy

ps. para ver as capas originais e alternativas das edições americanas, clique nos links abaixo:
capa 1
capa 2
capa 3
capa 4
capa 5
capa 6
capa 7
capa 8

comments powered by Disqus